Ciências da Natureza: revise o conteúdo da prova | Stoodi

Quer detonar o caderno de Ciências da Natureza no Enem? Este guia completo traz dicas para você mandar muito bem no exame.

Ciências da Natureza: revise o conteúdo da prova | Stoodi

Professores Igor, Douglas, Davis e Rafa explicam o que revisar para a prova 

Nós já explicamos quais são os conteúdos que mais caem no caderno de Matemática, Linguagens e Ciências Humanas. Agora, chegou a vez de entender o que você deve revisar antes da prova de Ciências da Natureza.

A verdade é que o Enem tem um formato bastante específico e suas perguntas, indiferente da matéria abordada, possuem características em comum. Conheça essas particularidade da prova para que você tenha um desempenho ainda melhor.

Caderno de Ciências da Natureza do Enem 

Play video

A prova de Ciências da Natureza é composta por 45 questões de múltipla escolha sobre Física, Química e Biologia.

Prepare-se para resolver situações-problema contextualizadas no nosso cotidiano. Por exemplo, em Química, você pode pensar em alguma questão que envolva bombas nucleares e radioatividade; em Física, o exercício de eletricidade pode pedir para você calcular os resistores de um quarto; já em Biologia, você pode ter que analisar um problema ambiental e apresentar possíveis medidas para evitá-lo.

Não espere por perguntas técnicas e objetivas. Na verdade, o exame apresenta textos para você interpretar, analisar e extrair os principais elementos para resolver o exercício. Ele quer medir sua capacidade de relacionar os conceitos adquiridos em aula com situações do “mundo real”.

Outra dica que vale a pena destacar é que a prova não costuma abordar detalhes muito pontuais.

O que mais cai na prova de Ciências da Natureza 

Agora que você já tem uma ideia de como é o formato da prova, vamos falar sobre o conteúdo. Você sabe quais são as matérias de Física, Química e Biologia que o Enem mais gosta de cobrar?

Para descobrir quais são os tópicos mais recorrentes de cada matéria, os professores Igor, Douglas, Davis e Rafa fizeram uma análise das últimas edições, entre 2009 e 2016.

Confira o resultado desta pesquisa e veja quais temas revisar antes da prova:

Física

Os tópicos que mais caem de Física são:

  1. Mecânica
  2. Eletricidade
  3. Ondulatória
  4. Termologia
  5. Óptica
  6. Magnetismo
  7. Física Moderna

1. Mecânica

Em mecânica, você vai encontrar questões sobre movimentos. Pode cair algum exercício de  movimento uniformemente variado, movimento circular uniforme, fios e polias, potência, impulso, Lei da Inércia, estática, entre outros.

2. Eletricidade

Em eletricidade, você vai encontrar questões sobre cargas elétricas. Pode aparecer alguma situação-problema sobre circuitos elétricos, associações de resistores, interruptores, pilhas, baterias e geradores, por exemplo.

3. Ondulatória

Em ondulatória, você vai encontrar questões sobre as características e os movimento das ondas. Para mandar bem no Enem, é importante conhecer os fenômenos, como reflexão, refração, interferência, difração, ressonância, polarização e efeito doppler.

4. Termologia

Em termologia, você vai encontrar questões sobre temperatura, pressão, mudança de estado físico e similares. Pode cair alguma pergunta sobre processo de aquecimento, mudança de temperatura, transmissão do calor, máquinas térmicas, volumétrica, além da dilatação linear e dos líquidos.

5. Óptica

Em óptica, você vai encontrar questões relacionadas à luz. Pode cair algum exercício sobre fenômenos básicos da propagação de luz, como reflexão e refração. Além disso, pode aparecer perguntas que envolvam lentes, espelhos, óptica da visão e instrumentos ópticos.

6. Magnetismo

Em magnetismo, você vai encontrar questões sobre atração e repulsão de materiais magnéticos. Prepare-se para resolver alguma pergunta sobre ímãs, força eletromotriz induzida, condutor e indução eletromagnética.

7. Física moderna

Em física moderna, você vai encontrar questões sobre a Teoria da Relatividade e a Teoria Quântica. Para mandar bem no Enem, prepare-se para responder perguntas sobre contração do espaço, dilatação do tempo, radiação do corpo negro, átomo de Bohr, entre outros.

Química

Os tópicos que mais caem de Química Enem são:

  1. Estudo das moléculas
  2. Química orgânica
  3. Reações inorgânicas
  4. Soluções
  5. Cálculos estequiométricos
  6. Eletroquímica
  7. Termoquímica
  8. Poluição ambiental
  9. Radioatividade

1. Estudo das moléculas

Em estudo das moléculas, você vai encontrar questões sobre forças intermoleculares. Podem cair exercícios que peçam para você analisar as estruturas de moléculas e o modo como interagem com um meio.

2. Química orgânica

Em química orgânica, você vai encontrar questões que abordam modelos de reações orgânicas. É importante destacar que esse tópico pode ser plano de fundo de uma pergunta que tenha como tema principal outro conceito.

Para mandar bem no Enem, é preciso fazer uma interpretação detalhada, avaliar impactos e relacionar as informações apresentadas em diferentes formas de linguagem.

3. Reações inorgânicas

Em reações inorgânicas, você vai encontrar perguntas sobre transformações químicas. Pode aparecer algum exercício de reação de dupla-troca, então preste muita atenção na hora de montar sua equação.

Prepare-se para fazer cálculos químicos e revise conceitos como transferência de energia, formação de substâncias tóxicas e de poluentes ambientais.

4. Soluções

Em soluções, você vai encontrar questões de cálculos de concentração. Prepare-se para resolver exercícios para balancear o soluto e o solvente, formando uma concentração ideal.

O prof. Igor  explica que é preciso ficar claro que a solução é uma mistura homogênea de soluto e solvente, sendo que o solvente encontra-se em maior quantidade e o soluto em menor. Isso tudo deve ser levado em consideração nos exercícios, principalmente quando aparece algum sobre cálculos de proporção de medidas (que costuma cair no Enem).
5. Cálculos estequiométricos

Neste tópico, você precisará exercitar seus conhecimentos matemáticos para resolver exercícios de cálculos estequiométricos. É comum aparecer situações-problemas que peçam para você fazer o cálculo da pureza e do rendimento, por exemplo.
6. Eletroquímica

Em eletroquímica, você vai encontrar questões que envolvam as reações de transferência de elétrons. Pode cair algum exercício sobre reação de oxirredução, potenciais padrão de redação, Leis de Faraday, pilha, eletrólise, transformações químicas e energia elétrica.
7. Termoquímica

Em termoquímica, você pode encontrar questões sobre os processos de obtenção, transformação, utilização ou reciclagem de recursos naturais, energéticos ou matérias-primas.
8. Poluição ambiental

Em poluição ambiental, você pode encontrar questões sobre problemas do meio ambiente que envolvem a atmosfera, contaminação dos solos e corpos d’água, processos de sítios contaminados, tratamento de água e esgoto, entre outros.

Prepare-se para resolver situações-problemas sobre smog fotoquímico, ozônio toposférico,  chuvas ácidas, inversão térmica e efeito estufa.

9. Radioatividade

Em radioatividade, você pode encontrar questões sobre transformações nucleares, reações de fissão e fusão nucleares, desintegração radioativa e radioisótopos.

O prof. Igor comenta que para mandar bem no Enem é preciso entender que somente uma fonte é capaz de emitir radiação. Além disso, ele sugere que você saiba quais são as vantagens e desvantagens do uso da energia nuclear, prestando bastante atenção no descarte adequado do lixo atômico.

Biologia

Os tópicos que mais caem de Biologia são:

  1. Ecologia
  2. Histologia, anatomia e fisiologia
  3. Citologia e bioenergética
  4. Microbiologia e parasitologia
  5. Biotecnologia e engenharia genética
  6. Evolução
  7. Genética
  8. Bioquímica
  9. Embriologia e reprodução (animal e humana)

1. Ecologia

Em ecologia, você vai encontrar questões sobre a interação de seres vivos com o ambiente. O Enem costuma apresentar questões sobre poluição (principalmente do ar e das águas), ciclos bioquímicos e relação biológica.

2. Histologia, anatomia e fisiologia (animal e humana)

Neste tópico, você vai encontrar questões sobre a estrutura e o funcionamento dos tecidos, órgão e sistemas de cada organismo.

É comum o Enem relacionar essa temática com noções de higiene pessoal, nutrição e hábitos saudáveis, prevenção ou redução de doenças presentes na sociedade – como diabetes, obesidade e hipertensão.

3. Citologia e bioenergética 

Em citologia e bioenergética, você vai encontrar questões que abordam a dinâmica da célula. Pode cair algum exercício que peça a análise de imagens, a relação entre estruturas celulares e suas funções, a transformação de energia, situações experimentais e processos de transferência.

4. Microbiologia e parasitologia

O estudo dos micro-organismos costuma aparecer relacionado com os vírus, fungos, bactérias e protistas. 

Podem cair no Enem exercícios que apresentam condições propícias para o desenvolvimento de doenças e parasitas, questionando quais são as medidas preventivas ou de combate à situação.

5. Biotecnologia e engenharia genética

O prof. Davis explica que a biotecnologia e a engenharia genética vão falar sobre a manipulação de seres vivos para benefício da humanidade. Isso pode aparecer desde um contexto mais simples, como a domesticação de animais, até circunstâncias mais complexas, como a transferência de genes de uma espécie para outra.
6. Evolução

O conceito de evolução está relacionado à adaptação de uma espécie de ser vivo. De acordo com o prof. Rafael, esse tópico pode ser plano de fundo para questões que abordam também outros pontos da matéria.

Por exemplo, pode-se estudar uma questão ecológica que leva em consideração a abordagem evolucionista. “É um tema para toda a Biologia enquanto interpretação de texto”, afirma ele.

7. Genética

Em genética, você vai encontrar questões sobre os mecanismos de transmissão de características contidas no DNA. Pode cair algum exercício que peça para você calcular a probabilidade da ocorrência de um certo caráter em futuras gerações a partir da análise do histórico familiar, por exemplo.

8. Bioquímica

De acordo com o prof. Davis, a bioquímica é um tópico muito importante, pois serve de pré-requisito para muitos outros assuntos da Biologia. Ela diz respeito à base química do funcionamento da célula.

Podem cair questões sobre os papéis biológico dos seres vivos, os principais grupos de substâncias presentes neles e as transformações químicas que podemos associar.

9. Embriologia e reprodução (animal e humana) 

Em embriologia, o Enem pode apresentar questões sobre as fases do desenvolvimento embrionário, por exemplo. Já em reprodução, é comum contar com perguntas sobre os ciclos de vida e os tipos básicos de reprodução.

Como se preparar para a prova de Ciências da Natureza no Enem?

Agora, veja algumas dicas que certamente ajudarão muito na sua preparação para arrasar nessa prova!

Capriche nos seus resumos

Nem todas as pessoas gostam de estudar com resumos, mas se esse for o seu caso, capriche na realização de conteúdos bem-feitos! Anote o que for mais importante e evite enrolar demais. A função desses materiais é ajudá-lo a relembrar a matéria quando isso for necessário.

Tenha um cronograma bem-feito

Depois, a dica é: invista em um cronograma realmente bem-feito. Priorize as matérias que você tem mais dificuldade em aprender e não tenha medo de tirar as suas dúvidas com quem realmente entende do assunto.

Não se esqueça de revisar

As revisões são muito importantes, já que com o passar do tempo é natural que a nossa mente vá se esquecendo de um montão de informações. Sendo assim, tire um tempinho todos os meses para dar uma olhada nos resumos ou mapas mentais feitos anteriormente.

Faça muitas questões

A resolução de questões é imprescindível para todas as matérias, já que te ajudam a fixar o conteúdo e, de quebra, a conhecer melhor as provas que você vai prestar. Os exercícios do Enem, por exemplo, têm um jeitinho todo particular. Então, é preciso que você pegue o jeito da prova!

Invista em simulados

Os simulados te ajudam a gerenciar melhor o seu tempo e aprender a lidar com questões como a ansiedade na hora de resolver cálculos ou lidar com conceitos tão específicos quanto os que são cobrados no caderno de Ciências da Natureza.

Busque fontes variadas de aprendizado

Por fim, use outras fontes para melhorar o seu aprendizado. Filmes, documentários, séries, livros de ficção… tudo é super válido quando o assunto é aprender. E assim, você também se diverte e relaxa um pouco! 

Como o Stoodi pode me ajudar a passar no Enem?

O Stoodi é um cursinho 100% online que conta com diferenciais como:

  • milhares de videoaulas ministradas por professores super experientes, divertidos e capacitados;
  • milhares de exercícios, todos com resolução em vídeo para que nenhuma dúvida sua fique para trás;
  • banco de temas de redação, para que você possa treinar e mandar bem nos seus textos;
  • correção de redações;
  • monitoria e muito mais!

Com tantas vantagens, você não pode perder mais tempo! Faça agora mesmo sua assinatura no Stoodi e se prepare para o próximo Enem com os melhores professores e a melhor infraestrutura online do Brasil! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *