Enem: tudo o que você deve saber para gabaritar as questões de Inglês

Veja como evitar possíveis erros com a ajuda do prof. Marcelo

Enem: tudo o que você deve saber para gabaritar as questões de Inglês

Veja como evitar possíveis erros com a ajuda do prof. Marcelo 

A prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, do Enem, possui 45 questões do tipo múltipla escolha, sendo que cinco delas são sobre Língua Estrangeira – você pode escolher entre Inglês ou Espanhol.

Para te ajudar a mandar muito bem nas perguntas de inglês, o prof. Marcelo revelou uma série de informações importantíssimas. Ele vai comentar a estrutura do exame e explicar tudo o que você precisa saber para gabaritar na disciplina.

Quer ficar por dentro de tudo? Então, bora!

O que mais cai nas questões de inglês?

De acordo com o prof. Marcelo, as questões de inglês são de compreensão de texto.

“Até agora não houve questões focadas diretamente em gramática. Por outro lado, é óbvio que ter um domínio mínimo de estruturas gramaticais é útil para que o candidato consiga trabalhar com os textos e entender seus mecanismos, explica ele.

Se você estava imaginando que cairiam perguntas pedindo para você selecionar o termo com a grafia correta, saiba que não é bem por aí. No Enem, a gramática funciona como ferramenta para a compreensão de texto.

Que tipo de texto é abordado pela prova? 

Se as cinco questões de inglês serão sobre interpretação de texto, é muito importante saber qual é o tipo textual mais abordado pela prova.

“De forma geral, o conteúdo é proveniente de textos de internet, de gêneros diversos, variando desde citações a textos científicos”, afirma o prof. de inglês.

É possível encontrar charges e cartoons, letras de músicas, propagandas comerciais, textos jornalísticos, entre outros.

Existem temas específicos que costumam cair na prova?

As questões de inglês não possuem temas específicos de textos. Justamente por isso, muitos estudantes acreditam que as questões serão sobre as atualidades.

De acordo com o prof. Marcelo, as perguntas de inglês podem ser sobre as atualidades, mas isso não é uma regra. “Há uma gama muito ampla de assuntos abordados, em diferentes gêneros”, afirma.

Qual é o nível do vocabulário da prova?

“A banca examinadora do Enem não opta por textos com inglês de nível avançado”, comenta o professor. Na verdade, o nível dos vocabulários apresentados fica entre fácil e médio.

O prof. Marcelo explica que podem aparecer termos mais complicados em sua prova. Porém, na maioria das vezes, eles não são utilizados para se chegar à resposta correta.

Como é o formato das perguntas de inglês? 

“A prova apresenta questões do tipo ‘fact and detail’. Estas questões são aquelas baseadas em algum detalhe pontual, em algum fato isolado do texto”, revela o prof. Marcelo.

Esse tipo de pergunta não costuma pedir para o estudante compreender o texto como um todo. Você deve se preparar para localizar detalhes isolados e assinalar a alternativa correta com base neles.

Existem situações que podem levar ao erro? 

Existem sim “armadilhas” no texto que podem te fazer perder pontos preciosos. Para evitar essas situações, o prof. Marcelo revelou as formas mais comuns de chegar ao erro nas questões de inglês.
Confira os erros mais recorrentes das questões de inglês do Enem:

Falsos cognatos – a alternativa costuma ser bastante parecida com o texto, mas apresenta uma palavra semelhante em duas línguas (Português e Inglês), que possuem sentidos diferente.

Por exemplo, a palavra “Journal” não se refere a jornal, como imaginamos a primeiro momento. Um “Journal” é um diário, um registro.

Conclusões lógicas – de acordo com Marcelo, esse é o erro mais perigoso da prova de inglês. A alternativa faz sentido, é bastante coerente com o que diz o texto, mas não exatamente uma afirmação feita pelo texto. O que pode acontecer é chegarmos àquela alternativa por trazer elementos da nossa leitura pessoal.

Fatos reais sobre o assunto – sobretudo nos textos de atualidades, a alternativa errada pode ser construída ao citar um fato verídico, mas ausente do texto.

Alteração/inversão de um item – neste caso, a banca produz uma resposta que parece correta, mas traz algum detalhe errado. Já em relação à inversão, muda-se um “sim” por um “não”, por exemplo.

Como estudar para as questões de inglês do Enem? 

Não é necessário fazer listas de vocabulário com traduções ao lado. Para Marcelo, a melhor forma para estudar para a disciplina é ler com regularidade os textos dos mais diversos formatos em inglês.

“Desta forma, o candidato desenvolve ritmo de leitura, ganha velocidade, além de criar uma habilidade extremamente importante: o entendimento de significado através do contexto”, conclui o professor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *