Como usar a nota do Enem

Como usar a nota do Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é hoje uma das principais provas que os estudantes que estão no Ensino Médio devem se preocupar. E, também, deve ter atenção de quem já terminou essa jornada, mas quer entrar em um novo curso no Ensino Superior.

Mas não basta apenas fazer a prova: é preciso focar em ter uma boa nota, para superar a Nota de Corte média do curso escolhido. Tá, mas o que é isso? E como e onde usar a nota do ENEM para alcançar seus objetivos?

Vem com a gente, que vamos tirar todas as suas dúvidas sobre o tema!

O que é a Nota de Corte e por que ela é importante?

A Nota de Corte é o valor mínimo que você precisa alcançar para ser aprovado entre as vagas disponíveis para o curso desejado. Isso vale tanto para o Sisu, Fies, ProUni e Instituições de Ensino Superior (IES) particulares que usam o Enem para ingresso.

Essa pontuação pode variar entre um ano e outro. Quanto maior a concorrência, mais acirrada é a disputa e o valor tende a subir. Vamos a um exemplo a seguir.

A nota de corte para o curso de Medicina na UFRJ, no Sisu 2023-1 (ou seja, a primeira abertura do Sistema de Seleção Unificada) foi de 827,16. Ou seja, o último aprovado teve essa pontuação no Enem, já considerando todos os pesos.

Já no ano de 2022, a nota de corte para o mesmo curso foi 828,24. A pontuação mudou, mas são valores bem próximos, ou seja, dá para ter uma noção da média que você precisa bater. Então, fique esperto e comece já sua preparação para o Enem 2024.

Por que saber sobre a Nota de Corte é importante?

A nota de corte ajuda o estudante a ter uma projeção da média que deverá obter no Enem 2023 para conseguir a vaga (aproveite, pois ainda dá tempo de estudar para o exame). Quanto mais você conseguir superar a nota de corte média, maiores as chances de aprovação.

Cursos tradicionalmente mais procurados (como Medicina, Direito, Engenharias e áreas de tecnologia) terão nota de corte maior e você precisará de dedicar-se mais nos estudos para passar essa média.

Ter essa noção ajuda a manter o foco nos resultados. Se, por exemplo, os simulados feitos nos Cursinhos para o Enem 2023 apontarem uma nota baixa, é o momento de redirecionar as rotas na preparação e potencializar sua nota quando for realmente para valer!

A nota de corte varia não só de acordo com o curso, mas também quanto à instituição! Mesmo em sistemas unificados, é importante conhecer a média no lugar em que você está mirando para ser aprovado.

O número de vagas para o Ensino Superior bateu recorde em 2021 (último dado publicado). Segundo o Ministério da Educação, foram mais de 600 mil vagas entre cursos à distância (436,13 mil) e presencial (159,8 mil).

Ao mesmo tempo, a concorrência também está cada vez mais acirrada e conquistando médias nas provas ainda maiores. Por isso, você precisa dar o seu máximo para ter a maior nota possível no Enem 2023, cujo edital já foi publicado.

Como subir a sua nota no Enem?

Subir a nota no Enem exige uma rotina de estudos focada, com autodisciplina e direcionada para seus objetivos. Veja a seguir algumas dicas que ajudarão nisso:

  • Analise as notas de corte médias. Subidas recorrentes mostram que o curso está ficando mais concorrido e, provavelmente, no seu ano, as chances de subir são maiores;
  • Faça exercícios de revisão. Eles são baseados em questões que já caíram e deixarão você preparado para não ser surpreendido e dominar tudo;
  • Aposte nos simulados. Eles ajudam a ter uma dimensão real de como funciona o Enem, não só no modelo de questões, mas, também, sobre gerenciamento de tempo. E, ao final, você terá a pontuação provável que teria na prova real. Está abaixo da média esperada? Hora de dar uma turbinada na rotina de estudos!

A relação entre o Enem e o Sisu

O Enem e Sisu possuem uma relação muito próxima: é o resultado da prova que forma a nota que será utilizada para seleção no Sistema de Seleção Unificada. Mas como isso funciona?

Antes da mudança para o atual modelo do Enem, cada universidade tinha seu sistema de seleção próprio. Se um estudante quisesse tentar uma vaga fora da sua cidade, precisaria viajar para a cidade para fazer a prova nas datas escolhidas.

Isso gerava alguns problemas:

  • Custos de viagens;
  • Dificuldade na preparação, já que cada universidade e faculdade tinha seu modelo próprio de prova;
  • Problemas de agenda, já que alguns vestibulares caíam na mesma data;
  • Dificuldade em conseguir acompanhar, por exemplo, as literaturas indicadas em cada um dos processos seletivos.

Com a mudança no modelo do Enem, anunciada em 2009, o Ministério da Educação passou a implementar a possibilidade de um sistema único: o Sisu. Nele, os estudantes podem se candidatar a vagas em todo o país.

Para isso, basta fazer a inscrição nas duas instituições desejadas (definindo qual será sua primeira e segunda opções), dentro do cronograma estabelecido pelo Ministério da Educação

Com isso, um estudante da região Norte pode, por exemplo, tentar uma vaga em uma universidade do Nordeste ou do Sul, por exemplo. E isso sem todos os desafios que listamos antes.

Como usar a nota do Enem no Sisu
O primeiro período de inscrição para o Sisu acontece em fevereiro de 2024

Processo de inscrição no Sisu e uso da nota do Enem

Para poder participar do Sisu, o estudante deve realizar esse passo a passo:

  • A partir da data de abertura do Sisu, ele deve entrar com o login único na plataforma;
  • Pesquise as vagas disponíveis no curso, instituição ou cidade de preferência;
  • Fique atento para a possibilidade de cotas. Só se inscreva naquelas que você realmente atender a todos os critérios exigidos;
  • Acompanhe as classificações parciais e notas de corte. Elas são lançadas uma vez por dia, ao longo do período de inscrição. Nesse momento, é possível ver se a sua pontuação está dentro da faixa de aprovação ou não;
  • Após a finalização do período de inscrição, segundo o cronograma do edital, sairão os resultados da chamada regular;
  • Caso você não tenha sido aprovado, não se desespere! Inscreva-se na lista de espera e, caso as vagas não sejam preenchidas, você pode ser chamado de acordo com sua classificação.

O Sisu já utiliza a sua nota do Enem nesta chamada, então você não precisa se preocupar. O cálculo dos pesos das provas, conforme o curso escolhido, é feito diretamente na plataforma.

ProUni: Bolsas de estudo com base na Nota do Enem

Outra possibilidade de contar com a nota do Enem é para conseguir bolsas no Programa Universidade para Todos (ProUni). Nele, é possível ter bolsas integrais (ou seja, não pagar mensalidade) ou parcial (com redução de 50% na mensalidade) em instituições particulares.

E um dado interessante: as vagas no Ensino Superior Privado aumentaram consideravelmente, segundo os dados do Censo do Ensino Superior de 2021 (último levantamento publicado), feito pelo Inep (Instituo Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais).

Naquele ano, o número de vagas aumentou 96,4% em comparação com 2020 e a tendência é continuar alavancando o crescimento. E muitas dessas vagas contam com a possibilidade de bolsa pelo ProUni.

Para poder participar do ProUni, é preciso:

  • Não ter diploma de curso superior (exceto caso seja professor);
  • Ter obtido pelo menos 450 pontos na média dos 5 exames do Enem nas duas últimas provas que possa ter feito e não ter zerado redação;
  • Ter renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio (bolsa integral) ou até três salários mínimos (bolsa parcial de 50%);
  • Ter feito ensino médio integralmente na rede pública ou, então, em escola de rede particular, mas como bolsista integral ou parcial;
  • Ser uma pessoa com deficiência;
  • Ser professor da rede pública de ensino e, neste caso, concorrerá a bolsas em cursos de licenciatura e pedagogia (nesse caso, você não precisará passar pela avaliação de renda).

Tal como o Sisu, a inscrição para o ProUni é feita na plataforma unificada, que você acessa por meio de sua conta Gov. Nela, você verá quais instituições concedem bolsas e o número de vagas.

A classificação é feita por meio da nota do Enem. Quanto maior for a sua nota, maiores as chances de conseguir a bolsa integral. E é preciso estar acima da nota de corte para conseguir a sua bolsa.

As datas de inscrição no ProUni ficam disponíveis no site do programa e a abertura ocorre duas vezes por ano. A pessoa pode escolher, tal como no Sisu, duas instituições, com ordem de preferência, que disponibilizem as bolsas.

Financiamento Estudantil com o FIES

Outra possibilidade de acesso ao Ensino Superior no Brasil com a nota do Enem é com o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Criado em 2001, é um modelo no qual é feito um financiamento para o aluno. Isso permite a ele realizar sua formação superior em instituições não gratuitas.

Desde 2018, o FIES opera com modelo de juros zero para grupos mais vulneráveis e possui possibilidades diferentes de financiamento. Isso ajuda para que as parcelas respeitem seu limite de renda, evitando problemas financeiros após sua formatura.

A nota do Enem nesse caso é utilizada como ponto de corte para validar se você pode realmente contar com a possibilidade do programa. Para poder se inscrever, você deve:

  • Ter participado de qualquer edição do ENEM de 2010 em diante;
  • Ter tirado uma pontuação igual ou superior a 450 na média de todas as provas;
  • Não ter zerado a redação;
  • Ter uma renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 salários mínimos.

Mas toda pessoa que atender essas questões poderá contar com o FIES? A resposta é: não. Há um limite de número de vagas com o financiamento, disponibilizadas nos grupos de preferência.

Caso perceba que está fora da nota de corte, antes do encerramento do prazo, pode alterar o seu grupo de preferência. Você consegue fazer isso até o final do período das inscrições, quando vale a última opção escolhida por você.

Universidades que aceitam o Enem

Não é obrigatório que as universidades aceitem utilizar o ENEM como nota para ingresso dos alunos, independentemente da modalidade (Sisu, ProUni ou FIES). Por isso, é importante conhecer quais aderiram ao uso dela em seus processos seletivos. Veja a seguir.

Universidades que aceitam o Enem para o Sisu

  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
  • Universidade Federal de Goiás (UFG);
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS);
  • Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Universidades que aceitam o Enem para o ProUni

  • Universidade Presbiteriana Mackenzie;
  • Universidade Santo Amaro;
  • Centro Universitário Anhangeura.

Universidades que aceitam o Enem para o FIES

  • Centro Universitário Anhanguera;
  • Universidade Estácio de Sá;
  • Centro Universitário Senac.
Como usar a nota do Enem em universidades
Se informar sobre os processos seletivos facilita a escolha do curso e universidade que deseja

Pesquisando se a universidade desejada utiliza o Enem como forma de ingresso

Para consultar toda a lista de universidades que aderem tanto ao Sisu, ProUni ou Fies, você consegue conferir no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. E isso em um único espaço, facilitando bastante a sua procura!

Se tiver alguma dúvida, até mesmo sobre a prova do ENEM, você pode consultar as perguntas frequentes ou entrar em contato com o Inep por meio da Página do Participante.

Enem e vestibulares: Notas de Corte e concorrência

Algumas universidades contam com vestibulares próprios para selecionar os alunos para a instituição, enquanto outras criaram modelos próprios, diferentes do Sisu. Em ambos, é o caso da USP, que criou o Enem-USP como substituição ao modelo unificado federal.

No Enem-USP ainda não temos nota de corte, pois o modelo será adotado para ingresso em 2023. Mas podemos comparar, por exemplo, as notas das provas próprias (feitas pela Fuvest) e Sisu nos anos anteriores, para o mesmo curso.

Vamos escolher Medicina, o curso mais concorrido da instituição para essa avaliação:

  • Curso de Graduação em Medicina na USP, campus São Paulo, pelo SISU, ampla concorrência: 831,99 pontos;
  • Curso de Graduação em Medicina na USP, campus São Paulo, pelo vestibular da Fuvest, ampla concorrência: 80 pontos.

As diferenças acontecem porque até mesmo o sistema de pontuação não é o mesmo entre os dois modelos! Mas é possível perceber, por exemplo, que é preciso acertar mais de 80% da prova para ter sucesso.

Da mesma forma, as notas de corte entre instituições diferentes podem variar bastante. Vamos comparar a que citamos da USP com outras universidades, para o curso de Medicina, ampla concorrência:

  • USP: 831,99 pontos;
  • UFRJ: 828,24 pontos;
  • UFG: 782,35 pontos;
  • UFRGS: 796,27 pontos;
  • UNB: 819,54 pontos;
  • UFPE: 859 pontos.

Veja também: Aula de História sobre um dos temas mais cobrados no Enem – A Era Vargas.

Onde usar a nota do Enem

A sua nota do Enem pode ser utilizada para:

  • Participar do processo seletivo para ingresso em Universidades e Faculdades públicas via Sisu. O edital abre duas vezes por ano e você pode acompanhar diretamente no site as datas de abertura;
  • Buscar bolsa parcial ou total no ProUni. O edital é divulgado no site e a abertura acontece duas vezes por ano;
  • Buscar financiamento para acesso a vagas de Ensino Superior em instituições privadas. As datas também são definidas em editais publicadas no site do programa;
  •  Algumas instituições privadas utilizam a nota do Enem como substituto do vestibular tradicional, mesmo que você vá fazer o processo regular (ou seja, sem bolsa do ProUni ou FIES).

Uma dúvida comum é: mas por quanto tempo minha nota do Enem vale? A resposta é: 5 anos. Porém, cada instituição pode definir uma política de validade de notas diferente.

O acesso unificado ao Ensino Superior, por meio de um portal único, permite que os alunos possam fazer sua inscrição mais facilmente, sem quebrar tanto a cabeça. Esse foi um grande avanço para os estudantes, como relembra Fernando Haddad.

O político foi Ministro da Educação entre os anos de 2005 a 2012 e esteve entre os responsáveis pela implementação do novo modelo do Enem e a criação do Sisu, Fies e ProUni, que ajudou a facilitar o acesso ao Ensino Superior.

“O Sisu foi criado para dar liberdade aos jovens. Mesma regra do ProUni, duas enormes conquistas da nossa gestão. Educação é liberdade.”

Fernando Haddad

O ensino superior vem, também, se expandindo fortemente. Matrículas em cursos híbridos (presencial e online mesclados) cresceram 43% em 2022. E se você está em busca da sua vaga, aproveite este momento! Acompanhe o cronograma do Enem 2023 e comece sua preparação.

Conquiste a sua melhor nota no Enem com o Stoodi!

Ao longo deste artigo, você viu como ter uma nota top no Enem poderá ser um enorme diferencial para seu sucesso e conquistar sua vaga. Isso vale tanto para o Sisu, ProUni ou FIES.

Sair a frente da concorrência com uma nota alta proporcionará altas chances de sucesso. Lembre-se que, só no Enem 2022, foram mais de 3,3 milhões de inscritos confirmados, segundo o Ministério da Educação.

E se você deseja ter a melhor preparação para arrasar na nota do Enem 2024, conte com o Stoodi! Temos a melhor formação, direcionada para o curso que deseja aprovação!

Escolha o seu plano e comece já sua preparação rumo à conquista da sua vaga na universidade!