Nota de corte: saiba o que é e como funciona

Sabe como funciona a nota de corte? A gente te explica em detalhes esse importante conceito para você se preparar para o Enem e também principais vestibulares.

Nota de corte: saiba o que é e como funciona

Entenda como funciona o cálculo da nota de corte e veja o que é preciso para que ela caia

O Enem é marcado por sua complexidade: as quatro provas alternativas do exame (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Linguagens) e a Redação geralmente trazem questões com nível alto de dificuldade e surpreendem os candidatos.

Sempre que acontece uma nova edição, fica aquela sensação de que foi a mais difícil de todas e, com isso, sempre surgem as inseguranças. Com receio de o desempenho não ser suficiente para conquistar a vaga pelo Sisu, muitos estudantes nos perguntam se a nota de corte do Enem pode cair.

A verdade é que não existe uma resposta exata para essa pergunta – a composição da nota é feita com muitos critérios relativos. O que podemos fazer para te deixar mais tranquilo é analisar como ela é estabelecida e entender o que precisa acontecer para que ela caia.

Como a nota de corte cai
Foto: reprodução/divulgação

O que é nota de corte?

Ela pode ser explicada como a pontuação mínima que os candidatos precisam tirar para que sejam aprovados em um processo seletivo e conquistem a vaga que tanto desejam.

No caso do Sisu, o sistema vai receber a inscrição de todos os alunos que participaram do Enem e querem aproveitar o resultado do exame para ingressar em alguma universidade pública. O sistema vai disponibilizar um número de vagas, calcular as notas de acordo com o peso de cada instituição e ranquear os maiores resultados.

Os estudantes que tiraram as maiores notas serão aprovados e a nota de corte será estabelecida com base na pontuação do último candidato selecionado.

Exemplo de nota de corte

Um aluno que gostaria de fazer Letras no Instituto Federal de São Paulo. Ele seleciona essa opção no site do Sisu e informa que quer concorrer a essa carreira específica.

A nota dele será analisada com todas as outras de estudantes que se cadastraram para fazer Letras no IFSP. O sistema vai ranquear as maiores pontuações e cruzar com o número de vagas – que no nosso caso são 20.

Nota de corte Letras
Se a nota de corte do curso de Letras no IFSP é 680,56, isso significa que você precisa tirar essa pontuação ou mais para ser aprovado.

Desta forma, a gente entende que o 20º candidato selecionado teve esse resultado e, para conseguirmos a aprovação, precisamos ter uma pontuação maior para ficar melhor posicionado no ranking.

Entenda a nota de corte do Sisu

O Sisu descreve dessa forma para deixar claro que sua pontuação pode variar de acordo com as graduações e instituições escolhidas. Cada faculdade e cada curso dá um peso diferente para cada área.

O Enem vai apresentar uma nota para cada prova (Redação, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Linguagens). Depois disso, o Sisu vai aplicar os pesos de cada carreira e formular sua nota final.

Seguindo o nosso exemplo, o estudante que queria passar em Letras no IFSP teve a nota de 647,00. Como podemos perceber na tabela abaixo, ela foi calculada com peso 1 em todas as áreas.

Nota de corte e os pesos

Se ele tivesse escolhido a carreira de Engenharia em alguma universidade que adota peso 2 em Matemática, a sua nota poderia ser completamente diferente.

A nota de corte pode ser proporcional ao nível de dificuldade da prova?

Essa é uma das possibilidades. Ela é calculada com base na classificação geral dos estudantes. Quando o Enem é difícil para a maioria dos estudantes, pode acontecer de a pontuação de todos ser um pouco menor e refletir na nota de corte.

Porém, nada é garantido. Já aconteceu de universidades disponibilizarem apenas 1 vaga pelo Sisu e o candidato tirar uma nota maior do que o ano passado. Quando se trata de sistema TRI, tudo é relativo – e tudo é possível.

Quer se preparar para o Enem e para enfrentar a avaliação TRI? Então cadastre-se gratuitamente no Stoodi e aproveite todo o conteúdo que o site oferece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *