Veja o que levar em consideração na hora de escolher uma carreira

 

A definição do curso universitário a ser feito deve ser a primeira grande decisão da vida jovem de uma pessoa. E trata-se de uma escolha bastante importante, que pode definir os rumos que serão tomados a partir dessa decisão. Muitos jovens chegam ao último ano do ensino médio sem saber o que preencher na ficha de inscrição do vestibular e isso é mais normal do que você pensa. Afinal, é uma grande decisão, portanto, deve ser bem pensada.

Um ponto importante que precisa estar na sua mente é que não se trata de uma escolha definitiva. O curso universitário definido ao fim do ensino médio pode não ser o único que você fará a vida toda. Atualmente, estudos apontam que as pessoas podem ter até três carreiras diferentes ao longo da vida, já que a expectativa de vida aumentou consideravelmente nos dias atuais. Portanto, as escolhas não se tornam mais tão definitivas quanto antigamente.

Mas, mesmo assim, é importante saber o que você pretende fazer durante os próximos anos da sua vida para conseguir alcançar as coisas que deseja e estabelecer metas concretas a serem atingidas. Existem alguns passos que você pode seguir para tentar clarear as ideias e pensar em alguns cursos que poderiam ser de seu interesse. Vamos compartilhar algumas dicas que talvez sejam úteis. Vem com a gente?

Você precisa se conhecer

O primeiro passo e provavelmente um dos mais importantes a serem tomados é você se conhecer e entender quais são as coisas que você mais gosta de fazer, aquelas que você se interessa em aprender e, especialmente, coisas que você não se imagina fazendo em hipótese alguma. Pode parecer algo simples de se fazer, mas exige uma certa dedicação tirar um momento e fazer essa análise interna para entender como você pensa.

Essa avaliação é desafiadora, pois exige um certo tempo de análise interna, se entender como pessoa e, talvez, descobrir coisas que não sabia a seu respeito. Pode ser uma atividade muito esclarecedora, pois irá abrir muitas portas novas que você desconhecia. A partir disso, já é possível imaginar carreiras que provavelmente não seriam de seu interesse e outras que com certeza estarão em uma lista de possíveis escolhas.

Parte do processo inclui entender quais são as matérias que mais te agradam e em quais delas você tem mais facilidade de entendimento e resolução. É preciso identificar também quais são as matérias que não são muito do seu gosto e você tem mais dificuldade de compreensão.

Também é preciso entender quanto você está disposto a se dedicar e estudar para a carreira que escolher, afinal, profissões como a de médico exigem a dedicação por anos, durante muitas horas diárias. Apesar de ser uma carreira linda, nem todo mundo está disposto a comprometer tanto do seu tempo e da sua vida pela profissão. É preciso analisar isso também.

Informe-se sobre as profissões

Conhecer as profissões existentes, entender qual é o tipo de trabalho desenvolvido em cada uma delas, o que é preciso estudar, quais são os conhecimentos específicos necessários e que formação é essencial para exercê-la são pontos fundamentais a serem analisados e conhecidos para ajudar você a tomar a sua decisão.

A partir dessas informações, você entende melhor como funciona cada uma das profissões, conhece suas particularidades e já consegue começar a pensar quais delas poderiam ser as escolhidas e quais estão definitivamente descartadas por não terem nada a ver com os objetivos que você tem para a sua vida.

Descubra como é o dia a dia de cada profissão

A partir do momento que você já se conheceu melhor e começa a buscar possíveis profissões para formar uma lista de possibilidades, uma ação fundamental a ser tomada é conhecer o dia a dia de cada profissão e entender como é a rotina de cada um dos diferentes profissionais. Você deve conhecer pessoas que estão em carreiras diferentes, talvez algumas delas sejam de seu interesse. Bata um papo com essas pessoas e tente descobrir o maior número de informações possíveis.

Todas essas informações já vão ajudar você a conhecer melhor as rotinas e entender quais delas têm mais a ver com o tipo de trabalho que gostaria de desenvolver e também qual rotina você gostaria de ter quando já estivesse trabalhando. Existem inúmeras profissões no mercado e, ano após ano, surgem novas profissões. O mundo digital abriu muitas portas e permitiu a criação de novas áreas e novas funções. Nada impede que a sua escolha de hoje seja alterada lá na frente, mas é preciso começar.

Fique por dentro do mercado de trabalho das profissões

Além de conhecer a rotina das diversas profissões existentes, é fundamental entender o mercado de trabalho de cada uma delas. Analisar o seu histórico, se sempre foi igual, se há oscilações com picos e momentos de crise. Todas essas informações também são importantes na hora de decidir o que fazer da vida.

Existem profissões que têm o mercado de trabalho sempre aquecido, especialmente serviços que são tradicionalmente utilizados em uma sociedade, mas outras variam de época para época, funcionam com sazonalidade. Saber identificar essas diferenças e entender como isso impacta a profissão é informação fundamental para auxiliar na hora da escolha.

Nem tudo está perdido quando você não sabe qual carreira seguir. O importante é não se culpar por isso e não achar também que é o fim do mundo. É tudo uma questão de parar um pouco, estabelecer um plano de ação e segui-lo até chegar à resposta. Pode levar um tempo ou pode ser rápido, o importante é não desistir e, quando necessário, buscar algum tipo de ajuda.

Boa sorte na sua busca!

Luiz Serpa

Jornalista, corredor, amante de futebol americano e integrante do time de Marketing e Conteúdo do Stoodi. Prefere ser chamado de “Serpa” e é apaixonado por cachorros.