É hora de encontrar equilíbrio entre os estudos, descanso e festas de fim de ano

O final do ano está se aproximando e, junto com ele, aquela pausa nas provas, a ansiedade pela divulgação dos resultados e a chegada da 2ª fase dos vestibulares. O que fazer durante esse período: entrar de férias e deixar os estudos de lado durante um tempo ou continuar estudando normalmente? Daremos algumas dicas que podem ajudar você a encontrar o melhor caminho a seguir.

O mês de novembro está chegando ao fim e já deixou para trás a prova do Enem e a 1ª fase de muitos vestibulares pelo país. Para quem vai prestar cursos que contam com a seleção por meio do Sisu, agora basta esperar pelo tão sonhado resultado. Aos que ainda dependem de aprovação na 2ª fase, esse é um período crucial na preparação.

Atenção ao que realmente importa

Com a chegada do último mês do ano, a tendência natural é que as pessoas comecem a relaxar e já pensar nas festas, deixando as responsabilidades para o início do ano que vem. Mas, se você está em período de vestibular, não é recomendado deixar o estudo totalmente de lado, mas também não é preciso ser rígido e seguir estudando 8 horas por dia.

Nesta época, é importante encontrar um equilíbrio e saber dosar a quantidade de estudo diária, lembrando sempre que tudo isso é por um objetivo maior, um sonho que será realizado a partir de muito esforço e dedicação da sua parte.

O estudo pesado já foi feito ao longo do ano, com a preparação focada para vencer a 1ª fase do vestibular. Esse período entre provas deve ser usado para lapidar o que foi aprendido até agora, reforçando assuntos que precisam de mais atenção para garantir que você contemple todas as áreas da prova a ser feita.

Defina metas diárias de horas de estudo

Uma forma bastante eficaz de se manter fiel ao Plano de Estudos que você definiu é estabelecer uma meta diária de horas para se dedicar aos livros, exercícios e redações. Ao saber quantas horas por dia você precisa estudar, fica mais fácil de cumprir essa meta. Sempre que há clareza nas atividades que devem ser realizadas ao longo do dia, as chances de realizá-las são maiores.

Além dessa definição das horas, é importante escolher um momento estratégico ao longo do dia para estudar. A essa altura do campeonato, você já deve ter percebido em que momento do dia consegue se concentrar mais e ter uma qualidade maior nos estudos. E também conhece sua rotina, sabendo quando tem mais tempo livre e a que horas terá possíveis compromissos.

Não é necessário deixar de fazer as coisas que gosta enquanto estuda para o vestibular, mas você precisa cumprir sua agenda diária. Se já sabe que terá algum compromisso ao longo do dia, tente encaixar o estudo no começo da manhã, se o compromisso for à tarde ou à noite. Caso seu programa aconteça pela manhã, encaixe o Plano de Estudos na parte da tarde ou noite. O importante é não deixar o dia passar totalmente em branco.

Respeite os sinais do seu corpo

Um ano inteiro de estudo intenso já se passou, estamos muito próximos da reta final agora. É bem provável que seu corpo esteja cansado e pedindo mais horas de descanso, isso é bastante natural e aceitável, já que você está em uma jornada intensa e puxada.

Assim como você planejou horas diárias de estudo, é importante também fazer um planejamento de horas de descanso entre os momentos em frente ao livro. Pausas são necessárias, até porque o ser humano não consegue se manter focado na mesma intensidade por muito tempo, então acaba não absorvendo todo o conhecimento que poderia.

Tão essencial quanto o seu estudo e dedicação para aprender todas as matérias cobradas no vestibular, é a qualidade do seu tempo de descanso e o quanto você separa do seu dia para recarregar as baterias e retomar o ritmo com o corpo renovado.

Faça atividades que você gosta

Durante as horas que você separou para poder descansar e repor as suas energias, é possível também fazer atividades que gosta, como estar entre amigos, ir ao cinema, ler um livro, assistir a alguma série ou até mesmo dormir. Por que não?

O importante é que você encontre o equilíbrio entre a meta de horas diárias de estudo, consiga ver toda a matéria que precisa de forma concentrada, descanse e recupere as energias por meio de um descanso reparador, seja fazendo nada ou aproveitando para fazer algo que gosta.  

Seguindo essas dicas, você estará se preparando para aprender o que precisa nessa reta final de estudos e também terá energia para dar conta das celebrações de fim de ano, tão comuns nessa época. Mantenha seu grande objetivo em mente, se planeje e corra atrás do que realmente quer.

Bons estudos!

Luiz Serpa

Jornalista, corredor, amante de futebol americano e integrante do time de Marketing e Conteúdo do Stoodi. Prefere ser chamado de “Serpa” e é apaixonado por cachorros.

Mais que um cursinho online: uma rotina de estudos perfeita para você

O caminho para a sua aprovação no ENEM E VESTIBULARES nas suas mãos!