7 filmes sobre a Segunda Guerra Mundial para APRENDER TUDO | Stoodi

Veja indicações de filmes sobre a Segunda Guerra Mundial para entender tudo sobre o assunto e mandar muito bem no Enem e também nos principais vestibulares.

7 filmes sobre a Segunda Guerra Mundial para APRENDER TUDO | Stoodi

Prof. Dimas, de História, indica títulos para revisar a matéria de forma descontraída 

 

Com as férias chegando, o que a gente menos quer é ficar com a cara nos livros (ou nas videoaulas). Para continuar em contato com os conteúdos que caem nas segundas fases dos vestibulares e relaxar ao mesmo tempo, o prof. Dimas listou 7 filmes sobre a Segunda Guerra Mundial.

“Esse tema cai bastante nos processos seletivos. O Enem, por exemplo, costuma falar muito sobre o nazismo, antissemitismo, os fatores da Segunda Guerra Mundial e as consequências”, revela o professor.
7 filmes para estudar história

O prof. Dimas explica que essa experiência vai muito além do entretenimento, sendo possível aprender bastante com os filmes. Porém, é importante relembrar, com um breve resumo da Segunda Guerra, o que foi o evento para acompanhar os detalhes.

O maior conflito da história da humanidade teve início em 1939, quando o exército nazista invadiu a Polônia. Com isso, Hitler quebrou o Pacto de Não Agressão Germano-soviético e tentou anexar a parte do país que ficaria com a URSS.

Neste momento, o mundo estava dividido em dois grupos:

  • Potências do Eixo: Alemanha, Itália e Japão;
  • Potências Aliadas: Inglaterra, URSS e Estados Unidos.

O marco do fim da Segunda Guerra Mundial foram as bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki, em 1945 – até então, a Alemanha e a Itália já estavam derrotadas e o Japão seguia na disputa. No dia 2 de setembro de 1945, o governo japonês declarou rendição incondicional.

7 filmes sobre a Segunda Guerra Mundial  

1. Pearl Harbor 

Se você quer saber como foi a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial, a sugestão do prof. Dimas é assistir a Pearl Harbor. O filme ajuda a entender o bombardeio japonês sobre a base naval americana no Pacífico.

Filme Pearl Harbor

2. O resgate do soldado Ryan

“É o filme que melhor retrata o desembarque das tropas americanas na Normandia”, opina prof. Dimas. Esse evento aconteceu em 6 de junho de 1944 e ficou conhecido como o Dia D.

“Até então, só tinha a frente no sul da Europa (na Itália) e no leste (na Rússia). A nova frente vai ser na França, que é o desembarque na Normandia”, afirma o professor.

3. Círculo de Fogo

Se você quer assistir a um filme que mostre o lado soviético da guerra, Círculo de Fogo é a nossa sugestão. Dimas conta que ele retrata a batalha de Stalingrado, em que  os russos tentam conter o avanço nazista.

“Ele aborda uma coisa que geralmente Hollywood não mostra: como a vitória do exército vermelho foi importante para a reviravolta da guerra”, explica.

Batalha de Stalingrado

4. A queda

A Queda é o filme ideal para quem quer ver até onde Hitler e sua cúpula chegaram no momento em que a guerra já estava praticamente perdida.

“Esse filme é importante para identificar como se dá o colapso e o fim do regime nazista”, explica prof. Dimas.

5. A lista de Schindler

De acordo com o professor, A Lista de Schindler é uma das melhores produções sobre a eliminação dos judeus. Apesar de longo, vale muito a pena assistir.

“Neste filme, o aluno vai ter uma noção clara do que é o antissemitismo (ódio ao judeu) e do holocausto – que acaba sendo uma consequência”, conta Dimas.

A lista de Schindler o filme

6. Dunkirk

O filme conta a história do início da Segunda Guerra Mundial, quando os soldados ingleses têm que se retirar às pressas do território francês porque eles não teriam condições de vencer os nazistas.

“Eles decidem dar início a retirada, só que ela é “heróica” porque civis ingleses os ajudam. Eles pegam embarcações, navios de pequeno porte, navios comerciais e pesqueiros para ir até o litoral da França, resgatar os soldados e levá-los de volta à Inglaterra”, revela Dimas.

7. Redescobrindo a Segunda Guerra Mundial 

Como última sugestão, o prof. Dimas indica um documentário – que em inglês é chamado de Apocalipse. “Ele é muito completo, fala sobre o início da Segunda Guerra Mundial, sobre os fatores e sobre as diversas frentes”, finaliza.

Gostou da nossa lista de filmes sobre a segunda Guerra Mundial?  Você já assistiu algum deles? Conta para gente qual foi seu favorito!

Quer ficar por dentro dos principais assuntos que são cobrados no Enem e também nos principais vestibulares? Então cadastre-se gratuitamente no Stoodi e aproveite tudo para mandar bem nas provas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *