6 filmes para ajudar você a estudar a Ditadura Militar Brasileira

Veja lista de 6 filmes sobre a Ditadura Militar Brasileira que irão ajudar você a entender melhor esse importante momento da história do país.

6 filmes para ajudar você a estudar a Ditadura Militar Brasileira

Veja na telinha como foi esse importante momento na história do país

 

Crédito: Divulgação

Durante 21 anos, de 1964 a 1985, o Brasil foi comandado por militares que tomaram o poder de Jânio Quadros e estabeleceram uma nova forma de governar. A Ditadura Militar é um momento bastante importante da história brasileira e presença garantida nos principais vestibulares do país.

Pensando em ajudar você a entender melhor esse conturbado período de uma forma mais lúdica, separamos x filmes que podem explicar um pouco de cada um dos diferentes momentos vividos durante a Ditadura Militar Brasileira.

Com as férias chegando, o cansaço de todo o ano de estudos acumulado, poder estudar de forma mais leve e descontraída também pode ajudar muito no desenvolvimento do conhecimento para os principais vestibulares do país. Acompanhe a lista, escolha seus filmes preferidos e separe a pipoca, a ação vai começar.

Confira 6 filmes sobre a Ditadura Militar Brasileira

1) O que é isso companheiro?

O que é isso companheiro

Crédito: Divulgação

Adaptação da obra de Fernando Gabeira, sobre a luta armada no Brasil, durante a Ditadura Militar. O filme narra a ação de grupos de esquerda que sequestraram o embaixador americano no Brasil. O filme é uma grande produção sobre esse período da história brasileira e chegou a ser indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

2) O ano em que meus pais saíram de férias

O ano em que meus pais saíram de férias

Crédito: Divulgação

Estamos no ano do tricampeonato mundial e o protagonista, um menino de doze anos apaixonado por futebol, é deixado pelos pais, militantes de esquerda, na casa do avô. Enquanto espera a volta deles, o garoto começa a perceber o mundo à sua volta.

3) Pra frente, Brasil

Pra frente, Brasil

Crédito: Divulgação

Um homem comum volta para casa, mas é confundido com um “subversivo” e submetido a sessões de tortura para confessar seus supostos crimes. Este é um dos primeiros filmes a tratar abertamente da Ditadura Militar Brasileira, sem recorrer a subterfúgios ou aliterações.

4) Lamarca

Lamarca

Crédito: Divulgação

Saga do capitão Carlos Lamarca em luta contra órgãos de repressão do regime militar brasileiro. Ele decide abandonar sua carreira militar, deixa sua família para trás e começa a participar de batalhas contra a ditadura, liderando ações contra terroristas e também grupos militares.

5) O dia que durou 21 anos

O dia que durou 21 anos

Crédito: Divulgação

Em clima de suspense e ação, o documentário apresenta, em três episódios de 26 minutos cada, os bastidores da participação do governo dos Estados Unidos no golpe militar de 64, que durou até 1985, e instaurou a Ditadura Militar no Brasil.

6) Zuzu Angel

Zuzu Angel

Crédito: Divulgação

O filme é baseado em uma história real e conta o drama da estilista Zuzu Angel, mãe do militante político Stuart Angel Jones. Após a tortura e morte de seu filho por militares, Zuzu decide comprar uma briga com o governo para conseguir recuperar o corpo de Stuart e obter justiça.

Veja também a lista com 7 filmes para quem ama estudar a Segunda Guerra Mundial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *