Dissertação argumentativa: o que é, como escrever e mais!

Sabe escrever uma dissertação argumentativa? Aprenda a escrever para arrebentar no Enem e vestibulares.

Dissertação argumentativa: o que é, como escrever e mais!

Se alguém te pedisse hoje para escrever uma redação dissertativa argumentativa sobre algum tema da atualidade, como você se sentiria: em paz, sabendo exatamente o que fazer? Ou com uma certa ansiedade e medo de errar?

É muito importante que a gente se sinta confortável e seguro, pois a maioria dos vestibulares pede para escrevermos um texto dissertativo em sua redação.

Conhecer a estrutura, características do texto, tipos de dissertação e objetivo de cada uma delas pode ser um pouco complexo, mas é essencial para mandar bem no Enem e vestibulares tradicionais.

Veja tudo o que você precisa saber sobre os textos dissertativos para tirar nota máxima na redação!

correção de redação

O que é dissertação argumentativa?

A dissertação argumentativa é um tipo de texto muito presente nas redações de concursos e vestibulares. Um dos motivos é porque, além da capacidade de avaliar a linguagem e a forma como o candidato organiza suas ideias, é possível saber se ele possui senso crítico e habilidade de argumentação.

O gênero dissertativo tem como objetivo expor acontecimentos e debater o tema. Na sua redação, você pode simplesmente abordar um assunto e apresentar para o leitor ou você pode ir além, defendendo um ponto de vista e tentando convencê-lo de seu posicionamento.

Como dito acima, existe mais de uma opção de dissertação – vamos te contar com mais detalhes logo em frente. Ela é formada por alguns parágrafos, sendo que no vestibular costuma aparecer com o mínimo de 7 linhas e máximo de 30.

Estrutura do texto dissertativo argumentativo

Uma redação dissertativa argumentativa deve ser dividida em três partes:

  • Introdução: Parte do texto em que você vai apresentar o tema a ser discutido. O ideal nessa parte é não escrever muito, uma vez que, o objetivo aqui é fazer somente uma abertura do texto, expor o problema e preparar o leitor sobre o que está por vir no seu texto.
  • Desenvolvimento: Parte da redação em que será preciso trazer elementos que enriqueçam a discussão, como argumentos, exemplos concretos, dados estatísticos que comprovem a sua ideia, mas sempre de maneira muito clara, objetiva, coerente e coesa.
  • Conclusão: Parte do texto em que você fará o desfecho – pode ser a partir de um resumo de ideias discutidas ou com a apresentação de medidas a serem adotadas em relação ao tema.

Tipos de dissertação

Existem dois tipos de dissertação:

  • Dissertação expositiva – Expõe um tema que estão na mídia, jornais, revistas que já é de conhecimento das pessoas, e por isso, são fatos inquestionáveis e sem necessidade de criar um debate em cima disso. O objetivo é expor o texto para o leitor com o objetivo de que ele reflita e encontre sua conclusão;
  • Dissertação argumentativa – Nela, você apresenta sua opinião sobre o tema e defende um ponto de vista a partir de argumentos com exemplos concretos.

Neste segundo caso, você vai tentar convencer o leitor de que a sua conclusão faz muito sentido. Quem estiver lendo o texto não precisa necessariamente concordar com o que você disse, mas tem que sair da leitura com sensação de que tudo está muito bem fundamentado.

Como a redação é cobrada no vestibular?

Nem todos os vestibulares apresentam o mesmo tipo textual, mas existem alguns gêneros que aparecem com mais frequência nos processos seletivos, como a dissertação argumentativa e a carta argumentativa.

Pode acontecer também de vestibulares pedirem para você completar uma tarefa, sem ficar muito preso ao gênero específico. Quer ver um exemplo? Em 2017, a Unicamp pediu para escrever um texto de apresentação de uma campanha de arrecadação de fundos que seria publicado em um site.

Há também vestibulares que cobram o formato narrativo na redação. Este tem como objetivo apresentar uma história com personagens, descrever cenários etc. É um estilo com mais liberdade na escrita, mas que vale a pena estudar para ficar por dentro.

Contudo, no Enem, onde reúne cerca de 6 milhões de candidatos, é pedido que os estudantes escrevam uma redação dissertativa argumentativa.

papel e lápis dissertação argumentativa

Como fazer uma dissertação argumentativa?

Para escrever um texto dissertativo argumentativo, você vai apresentar o tema e logo trazer seu ponto de vista sobre ele. Veja o passo a passo a seguir:

Passo 1: informe ao leitor qual é o tema da sua redação. Faça isso da forma mais clara possível em sua introdução.

Passo 2: logo depois, defina qual é seu posicionamento e coloque-o ainda no primeiro parágrafo – essas informações devem estar presente no início do texto.

Passo 3: durante os parágrafos de desenvolvimento, você vai defender o seu posicionamento diante desse tema, apresentando as razões para pensar dessa maneira. Percebeu que não é só jogar todos os argumentos? Você precisa amarrar e explicar tudo para que o leitor concorde com você e fique convencido.

Passo 4: após apresentar os argumentos, é hora de usar exemplos concretos para evidenciar as questões levantadas. Recorra a dados estatísticos e casos veiculados pela mídia para exemplificar.

Passo 5: você tem duas opções para fazer a conclusão:

  • Você pode apresentar uma solução ao problema, chamado de proposta de intervenção;
  • Você pode reforçar o ponto de vista apresentado na introdução (sua tese), dando força mais uma vez para seu posicionamento.

Quer mais uma dica? Procure utilizar apenas um parágrafo para a conclusão.

O que não fazer em uma redação dissertativa argumentativa?

Existem alguns detalhes que não são muito aconselhados na dissertação argumentativa. Procure não estabelecer diálogo com o leitor e escreva sua redação em 3ª pessoa.

Apesar de ser um texto opinativo, não coloque o pronome “eu” na dissertação. Sabe aquelas frases “Eu acho que”, “Eu acredito que”, entre muitas outras? Procure evitar.

Existe uma diferença muito grande entre artigo opinativo (quando o foco é a sua opinião) e dissertações argumentativas (que o foco é a construção da linha de raciocínio e defesa daquele ponto de vista).

Exemplo de texto dissertativo argumentativo

Para ilustrar tudo isso, traremos um exemplo de texto dissertativo argumentativo, já analisado por nossa equipe. É só clicar aqui.

Agora que você já sabe o que é dissertação, que tal escrever uma redação e enviar para a correção do Stoodi? Além disso, para ficar afiado nessa e outras matérias, crie seu plano de estudos e fique mais perto da tão sonhada vaga na faculdade! Cadastre-se:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *