Mobilidade urbana: dicas para este tema de redação!

Mobilidade urbana pode ser tema de redação do Enem? Veja essas dicas essenciais para elaborar um texto sobre este tema, que sempre está em debate nas grandes cidades.

Mobilidade urbana: dicas para este tema de redação!

Foto: BBC News

Veja como fazer uma boa redação sobre mobilidade urbana no Brasil 

Você sabia que até 2050 a população urbana do mundo pode dobrar?

Essa foi uma das conclusões do relatório da Nova Agenda Urbana (NAU), adotada nas Conferências das Nações Unidas para orientar a política de urbanização pelos próximos 20 anos. Se hoje (com aproximadamente 76% da população brasileira concentrada em centros urbanos) já encontramos dificuldades, o desafio de implementar políticas públicas que apresentem infraestrutura adequada aos cidadãos pode ser ainda maior.

É por isso que a mobilidade urbana é um tema fortíssimo para cair no vestibular. Muitos brasileiros enfrentam dificuldades para se deslocar de um ponto a outro da cidade, seja pela quantidade imensa de veículos individuais aglomerados ao mesmo tempo e no mesmo espaço, seja pelos transportes públicos precários.

Para te ajudar a escrever uma boa redação sobre mobilidade urbana, nós separamos 6 perguntas fundamentais sobre o tema. Confira a resposta de cada uma delas e prepare-se para tirar nota 1000.

O que é mobilidade urbana?

Antes de pensar em escrever uma redação sobre essa temática, precisamos saber exatamente qual é a definição deste conceito.

Mobilidade urbana é a condição para pessoas (e cargas) se locomoverem pela cidade. Podemos considerar que dentro de mobilidade temos questões de trânsito, planejamento de vias, opção de transportes, segurança no deslocamento e acesso à cidade, à cultura e, até mesmo, à saúde.

correção de redação

O que posso discutir em minha redação?

Numa redação para o vestibular, é sempre válido discutir não só se existem meios de locomoção, mas também qual é a qualidade de cada um deles. Para se ter uma ideia, algumas pessoas demoram mais para ir e vir de seus trabalhos do que para viajar para outros municípios.

Além disso, a mobilidade urbana pode ser encarada como um tema ambiental, pois passa por questões como a poluição do ar, uso de energia limpa e similares.

Redação Enem: mobilidade urbana pode ser um tema?

Não só pode, como é uma das nossas grandes apostas.

A redação do Enem possui um formato muito específico: é uma dissertação argumentativa que discute problemas no contexto brasileiro atual em caráter social, cultural e/ou político. A mobilidade urbana está dentro desse grupo.

Podemos considerar um tema cultural porque as pessoas não querem deixar o carro na garagem e pegar o transporte coletivo pelas condições que são apresentadas. É social porque impede que parte da população tenha acesso à cidade, à cultura e à saúde. Por fim, é uma questão política porque depende principalmente de políticas públicas para ser resolvida.

Como escrever uma redação nota 1000 sobre mobilidade urbana?

Para você escrever uma redação nota mil sobre mobilidade, você vai precisar estruturar muito bem o seu texto. Veja algumas dicas:

  • Logo na introdução, indique rapidamente o tema trabalhado e demonstre sua tese – ponto de vista que irá defender no texto dissertativo.
  • Durante o desenvolvimento, traga argumentos que fundamentem e embasem seu posicionamento sobre as questões da mobilidade urbana no Brasil.
  • Ainda no desenvolvimento, complete cada argumento com fatos – use e abuse de exemplos concretos, dados estatísticos e casos veiculados pela mídia. Isso demonstra para o leitor que não é coisa da sua cabeça e seus argumentos ganham mais peso.
  • Por fim, monte sua proposta de intervenção. Informe quais são as medidas que devem ser tomadas para que esse problema brasileiro deixe de existir. Informe quem serão os agentes dessa medida, quais serão as ações e como tudo isso pode contribuir para a diminuição ou erradicação do problema.

Parece complicado? Fique tranquilo que se você praticar bastante, vai alcançar o 1000 na redação antes do que imagina.

Como começar uma redação sobre mobilidade urbana?

Você não precisa decorar tudo sobre o tema ou ter uma redação de mobilidade urbana pronta – aliás, isso nem é uma boa. Quando você chegar no vestibular e der de cara com a proposta de redação e os textos motivadores, leia com muita calma.

Antes de qualquer coisa, pense: qual é a minha opinião sobre a mobilidade urbana? Escreva no rascunho de forma detalhada para organizar suas ideias. Além disso, procure identificar também o que te faz pensar assim, depois, leia cada texto motivador mais uma vez e reflita: o que cada conteúdo está dizendo? Faça mais algumas anotações.

Feito isso, vai ficar muito mais fácil para começar a sua redação. A nossa dica é você começar tocando no assunto e apresentando seu posicionamento.

Mobilidade urbana é tema de redação Enem?

Se você pensar bem, nós dissertamos todos os dias com nossos amigos, pais, professores etc. Dissertar é abordar um tema e discorrer sobre ele. Como o próprio nome diz, a dissertação argumentativa é você trazer um assunto e argumentar sobre ele.

Se você estiver encrencado, sem saber como começar seu texto, imagine-se conversando com uma pessoa conhecida. Como você abordaria o assunto? Pense que essa pessoa requer uma certa formalidade, mas nada que te deixe preso.

Pronto. Imagine a frase de contexto para apresentar o assunto e logo mostre seu ponto de vista.

Como estudar a mobilidade urbana no Brasil?

Existem atitudes muito simples que podem te ajudar a prestar atenção nesse problema atual.

  • Pesquise sobre a concentração de carros e pessoas nos centros urbanos, principalmente nas metrópoles. Como é o dia a dia no que se refere à mobilidade nesses lugares?
  • Descubra qual é a responsabilidade de cada órgão governamental, vendo quem é o responsável por cada setor.
  • Procure saber qual é a real situação do transporte no Brasil – o que dizem as estatísticas, pesquisas e reportagens.
  • Veja também o que já foi feito em várias cidades do Brasil e até mesmo em outros países para ter algumas ideias para a proposta de intervenção.

Quer treinar outros temas de redação e melhorar ainda mais a sua escrita? O Stoodi tem um banco de temas para você praticar e você também pode criar um plano de estudos para mandar muito no Enem e vestibulares!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *