Você sabe como o metabolismo afeta seu peso? 

Se eu te perguntasse agora o que é metabolismo, o que você responderia? Saberia explicar de forma clara esse conceito? Parece fácil, mas ele é um pouco complexo.

Para resolver todos os enigmas em relação ao tema, pedimos ajuda para os professores de Biologia, Davis e Rafa.

Descubra qual a definição de metabolismo, para que ele serve, quais suas funções e muito mais!

O que é metabolismo?

Metabolismo é o conjunto de reações que permitem ao organismo manter sua funções vitais. Por exemplo: a síntese ou degradação de proteína, de carboidratos, entre outros.

“Se você reúne vários aminoácidos, você faz uma síntese de proteína. Uma vez que você quebra essa proteína e libera aminoácidos, estes podem ser usados para gerar energia”, explica o prof. de Biologia Rafael.

Tudo isso faz parte do metabolismo de uma pessoa, é a integração metabólica. O professor afirma que é realmente complicado definir o conceito de metabolismo em palavras simples, pois se trata de uma série de reações. Mas não se assuste, existem diversas situações que você vai logo reconhecer.

Quais as funções do metabolismo? 

Funções do metabolismo

Podemos destacar duas principais funções do metabolismo:

  • Síntese ou anabolismo;
  • Degradação ou catabolismo.

Qual a diferença de anabolismo e catabolismo?

Antes de explicar qual a diferença entre eles, você precisa saber como identificá-los. Muita atenção para esse dado que é importante: o que define o anabolismo ou catabolismo é o nível de glicose no sangue (glicemia).

Esses processos contam com o auxílio de dois hormônios produzidos pelo pâncreas: o Glucagon e Insulina. Entenda a diferença entre eles e veja detalhes:

Processo anabólico

Quer ver um exemplo? Pense na palavra “anabolizante”. O que ela te lembra? Quem toma esse tipo de substância ilegal quer ficar forte, quer crescer, ter músculos maiores e formar muita massa magra.

O processo anabólico é de crescimento. Quando temos alta taxa de glicemia, novas moléculas são geradas e reservadas. O hormônio responsável por ajudar nesse processo de síntese é a insulina.

Processo catabólico

Quando temos o nível de glicose reduzido, tudo o que estava reservado no nosso corpo precisa ser quebrado para aumentar a taxa glicêmica no nosso sangue. Desta forma, a glicose vai para todo o organismo agindo como fonte de energia.

No efeito catabólico, o hormônio responsável por ajudar nesse processo de degradação é o glucagon.
Catabolismo e anabolismo

O que é metabolismo lento e metabolismo rápido?

“Na verdade, metabolismo rápido ou lento quer dizer quanto tempo você leva para construir e degradar. É a alternância entre o catabolismo e anabolismo”, explica o professor Rafa.

Metabolismo rápido

Seu metabolismo é considerado rápido quando você consegue fazer exercício físico, acumulando proteína e fazendo muita força. Ou, então, quando você consegue comer bastante e gastar muito lipídio, e também quando você come muito, mas mesmo assim consegue queimar as calorias excedentes e manter o peso.

Metabolismo lento

Seu metabolismo é considerado lento quando você começa a acumular muita molécula, não consegue degradar muito bem, demora a ter uma digestão legal, entre outros, e também quando você come pouco e não consegue queimar as calorias e acaba engordando.

Em que momento o metabolismo começa e quando ele termina? 

Essa resposta vai ser um pouco impactante, mas esse processo começa quando você nasce e termina quando você morre. Você já tinha pensado nisso?

Com o tempo, seu metabolismo pode sofrer variações – ficando mais rápido ou mais lento. Porém, ele nunca deixará de funcionar. Ele sempre estará ativo, formando uma série de reações bioquímicas para garantir que seu corpo continue vivo, saudável, respirando e com energia.

Como o metabolismo afeta seu peso?

Metabolismo e o peso

Quando você tem um metabolismo mais lento, se você não tomar muito cuidado com a alimentação e sedentarismo, pode acumular os lipídios, refletindo em seu peso.

Se você consome alimentos e armazena muito glicogênio no fígado sem usar, ele começa a se transformar em lipídios (reserva energética). Resultado? Você acumular lipídios nos tecidos adiposos, principalmente embaixo da pele.

Dependendo da proporção, isso pode levar a um sobrepeso ou a um quadro mais sério de obesidade.

Quais alimentos aceleram o metabolismo? 

Você já ouviu falar em termogênicos? Alimentos desse grupo ajudam a acelerar o metabolismo. Conheça alguns:

  • Gengibre
  • Pimenta
  • Canela
  • Café
  • Chá verde
  • Chá de hibisco

Quer uma dica? Beba muita água (de preferência gelada) que ela ajuda a acelerar o metabolismo.
Como acelerar o metabolismo?

Quais são as regiões do corpo mais importantes?

O processo de metabolismo é bastante complexo e acarreta várias partes do corpo. Porém, para te dar um resumo (bem breve), fizemos uma relação de órgãos que estão diretamente ligados a esse processo. Confira:

Intestino – é importante porque ocorre a digestão (quebra das moléculas grandes) e absorção dos nutrientes (distribuídos para o corpo todo).

Fígado – é importante porque faz o controle de qualidade dos nutrientes.

Pâncreas – é muito importante porque é a glândula responsável pela produção dos hormônios: insulina e glucagon.

Tecido adiposo – é importante porque armazena lipídios (reserva para o corpo, caso ele fique sem energia).

Músculo – é importante porque é composto por proteínas (fonte proteica) – que também serve para alguns processos de obtenção de energia.

Encéfalo – é importante porque funciona como o comando do corpo. O Encéfalo sempre precisa estar com muita energia, tanto é que quando estamos de jejum, toda a energia é destinada a ele.

Por que devo estudar o metabolismo?

Tudo sobre metabolismo

Além de ser muito interessante entender o que acontece com o nosso corpo no dia a dia, esse assunto está cada vez mais presente nos vestibulares. De acordo com o prof. Davis, integração metabólica já foi tema de questão do Enem.

E aí? Você acha que teria respondido certo? Teste seus conhecimentos e prepare-se para os processos seletivos.

Onde eu encontro exercício sobre metabolismo?

Você encontra aqui mesmo. Separamos várias questões sobre metabolismo para você complementar seus estudos.

Quer fazer mais? Confira o nosso banco de exercícios.

Agora que você já sabe o que é metabolismo e já colocou em prática o assunto em nossos exercícios, compartilhe esse post com um amigo seu para que ele possa aprender também! Aproveite e cadastre-se gratuitamente no Stoodi para se preparar com os melhores conteúdos para o Enem e principais vestibulares.

0 Shares:
Você pode gostar também