Inep afirma que edital do Enem 2018 deve apresentar mudanças

Edital do Enem 2018 será publicado dia 21 de março e deve trazer mudanças, de acordo com informações do inep.

Inep afirma que edital do Enem 2018 deve apresentar mudanças

Data oficial da publicação de informações sobre a prova é dia 21 de março

A prova acontece apenas em novembro, mas todas as notícias que envolvem o Enem chamam a atenção dos estudantes que passam o ano todo se preparando para o grande dia. Para a edição de 2018, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já afirmou que haverá mudanças.

Como a data oficial de publicação do edital do Enem 2018 é 21 de março, o Inep ainda não adiantou quais seriam as mudanças, apenas ressaltou que sempre que acontecem, são positivas para os estudantes. O exemplo dado pela instituição foi sobre a mudança da prova para dois domingos seguidos, ao invés de tudo no mesmo final de semana.

Mudanças no edital do Enem 2018

No dia 27 de fevereiro de 2018, o Inep se reuniu com representantes do Ministério Público Federal (MPF) para debater as propostas de melhoria que serão feitas na edição de 2018 do Enem. O encontro foi realizado na sede do Inep, em Brasília,

Durante entrevista coletiva concedida após o encontro entre Inep e Ministério Público Federal, o ministro da Educação, Mendonça Filho, afirmou que as informações não serão divulgadas antes da data de publicação do edital e que as mudanças partiram de reuniões realizadas com os procuradores.

“Nós só vamos divulgar todo o conteúdo do edital e as informações para o Enem em 21 de março. As mudanças partiram de reuniões com os procuradores, mas estão além da própria colaboração do MPF, são processos melhorados e ampliados em relação ao Enem 2017”, afirmou Mendonça Filho.

O ministro da Educação ainda ressaltou as mudanças que foram feitas na edição de 2017 da prova. “O Enem do ano passado já mereceu importantes mudanças, como os dois domingos de aplicação e a introdução da prova com identificação nominal”.

Calendário Enem 2018

Para quem vai prestar o Enem 2018, é fundamental ficar de olho no calendário e anotar as datas mais importantes sobre a prova. Com essas informações em mãos, fica mais fácil criar um planejamento e se programar para realizar todas as ações necessárias para participar da prova e garantir sua tão sonhada vaga na universidade.

  • Publicação do edital Enem 2018:  21 de março
  • Inscrições Enem 2018:  de 7 a 18 de maio
  • Provas Enem 2018:  4 e 11 de novembro

Como se inscrever no Enem 2018

A inscrição para o Enem deve ser feita pelo site do Inep, na Página do Participante. É preciso se cadastrar no site, tendo em mãos o número do seu CPF, e depois pagar a taxa de inscrição. O valor a ser pago será divulgado no dia 21 de março, junto com o edital 2018.

O estudante que quiser participar da prova terá entre os dias 7 e 18 de maio para se inscrever. E deverá ter um prazo em torno de cinco dias após o último dia de inscrição para efetuar o pagamento e confirmar sua participação na prova.

Saiba mais sobre o Enem

Desde 2009, o Enem é utilizado como porta de entrada para universidades e instituições públicas de ensino superior. Com a nota obtida na prova, o estudante pode se cadastrar para concorrer às vagas em universidades e instituições públicas, financiamento estudantil e também bolsas de estudo em universidades particulares.

Se quiser mais informações sobre a prova, veja onde você pode usar a nota do Enem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *