Blog do Stoodi

Descubra o que significa cada uma dessas áreas, quais as profissões, e  qual área você mais se encaixa 

Sim/Não=Vida

Ajudar o povo de humanas a fazer miçanga ou ajudar o povo de exatas a socializar?Esse é o dilema de duas páginas famosas do Facebook que brincam com os estereótipos das áreas de estudo. Mas afinal,é melhor fazer humanas ou exatas?

Entender sobre as áreas do conhecimento é indispensável na hora de escolher um curso superior. Muitos estudantes acabam perdidos em meio a tantas opções. Por isso, vamos te ajudar.

Humanas e exatas: o que são?

O pensador estátua

AsCiências Humanastêm como foco o estudo social. O termo “humanas”é utilizado porque estas ciências estudam o humano como indivíduo e como sociedade. Utilizam análises gráficas de aspectos sociais, históricos, econômicos e políticos dos grupos e sociedades.

Matemática, Fórmula, Física, Escola, Cálculo, Aprenda

AsCiências Exatassão os campos de estudo voltados para o cálculo, medições e expressões matemáticas. O foco é na resolução de problemas utilizando a matemática e fornecendo resultados lógicos e precisos.

Para você entender melhor, veja um resumo das principais características de cada área.

  • Áreas de estudo

Humanas -Através de dados e análises de acontecimentos históricos, as ciências humanas buscam compreender o movimento das estruturas sociais e da cultura.

Exatas -As ciências exatas são as que utilizam mais o raciocínio lógico, cálculos, números e o teste de hipóteses.

  • Matérias Relacionadas

Humanas -História, Geografia, Filosofia e Sociologia, além de Português e Literatura.

Exatas -Matemática, Cálculo, Física e Química.

  • Cursos superiores de cada área

Humanas –Linguística, Artes Plásticas, Cinema, História, Direito, Relações Públicas, Ciências Sociais, Ciência Política, Comunicação Social, Filosofia, Sociologia, Antropologia, Pedagogia, Teologia, Artes Cênicas.

Exatas -Matemática, Sistemas de Informação, Programação, Engenharias, TI, Oceanografia, Geologia, Ciências da Computação, Economia, Estatística, Física e Química.

  • Cursos que mesclam as duas áreas

Arquitetura, Design, Administração, Medicina, Medicina Veterinária, Educação Física, Nutrição.

Profissões de cada área

Profissões de Humanas - Historiador, Jornalista, Teólogo, Professor, Antropólogo, Filósofo, Escritor, Cineasta, Publicitário, Sociólogo etc.

Profissões de Exatas - Engenheiro, Economista, Contador, Estatístico, Matemático, Cientista, Médico, Veterinário, Educador Físico, Nutricionista etc.

Humanas ou Exatas? Qual área é melhor?

Orientação Sinais De Trânsito Inscreva Se

Tanto as ciências humanas como as ciências exatas são fundamentais para a sociedade.Ser um bom profissional e deixar uma marca no mundo tem a ver apenas com a sua dedicação e vontade de fazer o melhor.

Na hora de escolher entre humanas ou exatas, evite estabelecer uma relação de superioridade e inferioridade entre elas. Afinal, nãoexiste área melhor, existe a área que pode ser melhor para VOCÊ.

É importante pensar sobre isso para entender que o mais importante nesta escolha é decidir em qual campo de estudo você vai se dar melhor.Assim, você evita escolher um curso apenas pelo status ou retorno financeiro que ele pode trazer.

Claro que o dinheiro é importante, mas utilizar suas habilidades da melhor maneira possível e ser feliz no trabalho também é!

Leia também: Devo levar em consideração o salário para escolher a minha profissão?

Como descobrir se sou de humanas ou exatas?

Antes de escolher entre humanas ou exatas, é preciso analisar o que interessa para você.

Como é a sua personalidade? Quais eram suas matérias preferidas na escola? Quais são seus hobbies, músicas favoritas, séries que você faz maratona, livros que gosta de ler? O que realmente faz você se empolgar?

Analise também as suas habilidades.No que você é bom? Para descobrir isso, peça a ajuda da sua família e amigos. Às vezes as outras pessoas percebem coisas na gente que não fazíamos ideia!

Faça um ranking com as suas características e gostos para encontrar pontos em comum entre eles. Isso pode ser o começo do caminho em direção ao campo de estudo que é a sua cara.

Além disso, leve em consideração as profissões de cada área e analise se você gostaria de trabalhar em alguma delas. Você também pode fazer um ranking de profissões, que tal?

Compare o seu perfil com as principais características de personalidade de cada área, para entender em qual você se encaixa melhor:

Pessoas mais extrovertidas e comunicativas, de personalidade reflexiva e que possuem veia artística provavelmente encontrarão mais espaço para a interação noscursos de humanas. Neles, será possível desenvolver essas habilidades.

AsCiências Humanassão focadas na análise de questões mais abstratas. As reflexões são sobre história, linguagem e sociedade.É indispensável ter gosto pela leitura e interpretação de textos e fatos, além de ter a habilidade de observar o mundo a partir de diferentes pontos de vista.

Já aspessoas altamente focadasencontrarão ambientes de trabalho que encorajam esse foco se optarem peloscursos de exatas. Além disso, quem gosta de resolver problemas usando a lógica pode se desenvolver melhor nessa área.

As Ciências Exatas exigem uma boa capacidade de raciocínio lógico e habilidade com números. Quem estuda e trabalha na área lida com a necessidade de resolver problemas rapidamente, usando cálculos e medições.

TESTE

Quiz

Se você se encaixa no perfil de humanas, provavelmente responderá sim para a maioria das perguntas:

  • Você gosta de ler?

  • Você se considera uma pessoa reflexiva?

  • Você gosta de analisar a sociedade?

  • Você gosta de história?

  • Você gosta de arte?

Se o seu perfil é deexatas, sua resposta provavelmente será afirmativa para  a maioria das perguntas abaixo:

  • Você gosta de matemática?

  • Você se interessa por inovações tecnológicas?

  • Você gosta de resolver problemas práticos

  • Você gosta de desmontar aparelhos e saber como eles funcionam por dentro?

Lembre-se: nem tudo o que parece é!

O seu perfil não precisa necessariamente ser de uma área ou de outra. Portanto, você deve levar em conta seus objetivos de vida, que tipo de carreira e quais funções você gostaria de ter no trabalho.

Além disso, cada área de estudo tem particularidades que só quem está inserido no contexto conhece. Vale a pena gastar um tempo pesquisando sobre os cursos e áreas que chamaram a sua atenção.

Você também pode e deve conversar com as pessoas que fazem ou fizeram o curso que te interessou. Elas podem dar mais informações e detalhes que talvez você não encontraria no Google.

  • E aí, já escolheu?

Agora que você entendeu melhor sobre as ciências, ficou mais fácil decidir entre humanas ou exatas, não é? Então compartilhe com seus amigos, porque eles podem ter a mesma dúvida!

Boa sorte na sua escolha e conte sempre com a gente!

Leia também:

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.