Consumismo, agropecuária e carvão. Você sabe o que estas três coisas têm em comum? Todas elas estão diretamente ligadas aos impactos ambientais.

Esse assunto é indispensável no seu plano de estudos para o Enem. Continue lendo e saiba tudo sobre o tema!

O que é impacto ambiental?

Impactos ambientais são as consequências das atividades humanas na natureza. A mineração e a agricultura, por exemplo, são atividades econômicas que alteram o meio ambiente.

Os impactos ambientais afetam o planeta de várias formas e podem fazer estragos irreparáveis. Esses impactos podem ser locais, como a poluição urbana do ar e a poluição do ar em ambientes fechados.

Os impactos também podem ser regionais, como a chuva ácida. Já os impactos globais são o efeito estufa, o desmatamento, a degradação costeira e marinha.

Exemplos de Impactos Ambientais

As principais atividades causadoras dos impactos ambientais no planeta são a mineração, a agricultura, a exploração florestal, a produção de energia, os transportes, as construções civis como estradas e cidades, além das indústrias básicas químicas e metalúrgicas.

As agressões do ser humano ao meio ambiente ficaram mais intensas depois da Revolução Industrial. Isso aconteceu particularmente no século XX, por causa do grande aumento da população e do consumo nos países industrializados. Por isso, a maior parte dos impactos ambientais são causados pelo homem direta ou indiretamente.

Vamos ver alguns exemplos abaixo.

Impactos ambientais causados pela mineração

A mineração é uma atividade de extração de minerais como o carvão, o petróleo e o gás natural. Esses minerais são encontrados em forma natural sólida, líquida ou gasosa.

Os minerais são recursos esgotáveis, ou seja, eles não se renovam naturalmente e tendem a acabar quando há muita exploração.

Depois de extraídas, as substâncias minerais são processadas com substâncias químicas, geralmente nocivas para a natureza. Isso é feito para que os minerais sejam utilizados na indústria.

Parte dos minerais extraídos é estéril, não serve para a indústria. Então esse material é depositado em áreas vizinhas à mina.

Assim, os principais impactos ambientais da mineração são a poluição da água, a poluição do ar, a poluição sonora, a subsidência do terreno (afundamento gradativo da superfície da terra), e rejeitos radioativos.

A poluição da água, por exemplo, acontece na exploração do carvão. A água da chuva infiltra sobre os rejeitos da mineração e atinge os corpos hídricos superficiais ou subterrâneos. Dessa forma, a água é contaminada com elementos tóxicos que a tornam imprópria para qualquer uso, além de contaminar a fauna e a flora aquática.

O garimpo também provoca a contaminação dos recursos hídricos. Os principais impactos ambientais desta atividade são: desmatamentos e queimadas, alteração da qualidade e do curso de canais de água, erosão do solo, fuga de animais silvestres, poluição química causada pelo mercúrio na biosfera e na atmosfera.

A mineração de bens da construção civil, como areia, argila e brita, é feita próxima aos ambientes urbanos. Existe um alto índice de clandestinidade nessa atividade. E os impactos ambientais são grandes e descontrolados: degradação de ambientes de delicado equilíbrio ecológico (dunas e manguezais), alteração de canais naturais de rios e dos aspectos paisagísticos.

Impactos ambientais causados pelas fontes de energia

Os impactos ambientais causados pela obtenção de energia são discutidos mundialmente devido à gravidade da questão. Afinal, a maior parte do mundo é urbana e necessita de energia para funcionar.

torres eólicas

As termelétricas, por exemplo, produzem energia através da queima em caldeira de carvão. Esse calor produzido aquece a água que circula numa rede de tubos, criando vapor. É esse vapor que movimenta as pás das turbinas, ligadas a um gerador, e assim a energia elétrica é produzida.

O vapor gerado é resfriado por um condensador e volta à rede de tubos, reiniciando o ciclo. Por isso, as termelétricas geralmente são instaladas próximas de leitos de rios ou mar, pois a água deles é utilizada para condensar o vapor.

Esse processo eleva a temperatura da água dos rios e mares onde as termelétricas estão instaladas, pois a água utilizada é devolvida mais quente. Isso compromete a fauna e a flora da região, além de aumentar a temperatura média local.

Além disso, as usinas termelétricas queimam combustíveis como o diesel e o carvão. Essa queima é fonte de gás carbônico e óxidos de nitrogênio, que aumentam o efeito estufa e geram chuvas ácidas.

Impactos ambientais causados pela agricultura

A agricultura é uma atividade indispensável para a existência e sobrevivência das pessoas. Afinal é dela que vem todo o alimento consumido no mundo, e também o alimento dos animais que são criados e abatidos para o consumo humano.

desmatamento

Mas essa também é uma atividade que causa impactos ambientais. Para fazer uma plantação, é necessário ter um espaço de terra fértil. Então acontece a substituição (desmatamento) de uma vegetação natural para o plantio de mudas agrícolas.

Após essa substituição, ainda é preciso conter as plantas que naturalmente cresciam ali. Esta ação destrói o capital genético do planeta e altera o equilíbrio dos ecossistemas.

Além disso, a agricultura moderna é mecanizada. Ou seja, utiliza equipamentos como tratores e outros maquinários agrícolas. E estas máquinas são movidas a combustíveis fósseis que poluem o ar.

Outro problema é a utilização de insumos agrícolas. São os adubos químicos, corretores do solo, agrotóxicos e demais produtos químicos utilizados na produção em massa. A água das chuvas e da irrigação leva esses produtos para os rios, causando a contaminação da água.

Impactos ambientais causados pelo consumo e a pela geração de lixo

Na sociedade atual, consumo está relacionado a poder. Ter é ser. As pessoas compram coisas das quais não precisam, apenas por status ou pela influência de propagandas.

O consumo exagerado de bens materiais é responsável por boa parte dos impactos ambientais, como foi apresentado. Produtos industrializados são consumidos diariamente.

Atualmente não dá para pensar em uma cidade sem pensar nos problemas causados pela alta quantidade de lixo gerado. É evidente a poluição visual, mau cheiro e contaminação do ambiente. Além disso, o lixo eletrônico gera a poluição do solo.

Mas os principais impactos ambientais do lixo são decorrentes do descarte inadequado dos resíduos sólidos em fundos de vale, nas margens de rios e cursos de água. Essa prática gera contaminação da água, assoreamento (acúmulo de sedimentos na foz de um rio ou em um lago), enchentes e proliferação de animais transmissores de doenças como ratos, baratas, moscas, entre outros.

Impactos ambientais no Brasil

No Brasil são realizadas diversas atividades causadoras de impactos ambientais. Uma delas é a urbanização e industrialização sem planejamento.

A retirada de áreas verdes para abrir espaço para a construção de prédios, casas, fábricas  etc., causa o aumento da poluição atmosférica. Além disso, é um fator determinante para a ocorrência de enchentes e alagamentos.

O crescimento rápido e desgovernado das cidades gera graves consequências para os rios. Isso porque há uma grande quantidade de lixo e esgoto jogada nas águas pluviais.

Cidades como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, além da Região Metropolitana de São Paulo são áreas que sofrem com estes problemas, bem como outras grandes cidades brasileiras.

A mineração é outra atividade causadora de impactos ambientais no Brasil, presente nos estados do Pará, Minas Gerais e Goiás. Além dos impactos como a contaminação das águas no pequeno garimpo, as empresas mineradoras removem áreas verdes, alterando a paisagem ambiental.

A agropecuária é uma atividade muito importante para o Brasil. O país é o maior exportador de carne bovina do mundo.

Mas para alimentar tantas cabeças de gado, grandes áreas verdes são desmatadas para o plantio de soja da ração dos bois, bem como para criar os animais. Essas atividades acontecem principalmente no cerrado, no pantanal e na floresta amazônica, prejudicando os ecossistemas dessas regiões.

Além disso, o Brasil também realiza a extração de petróleo no litoral sudeste do país. O derramamento de petróleo provoca sérios danos ao meio ambiente, pois mata peixes em grande quantidade, além de aves marinhas e outros animais marinhos.

Impactos ambientais: consequências

As principais consequências dos impactos ambientais são:

  • Alterações climáticas
  • Extinção de espécies e habitats
  • Aumento do nível do mar
  • Desaparecimento de rios
  • Poluição do ar
  • Diminuição da qualidade de vida

Como minimizar e diminuir os impactos ambientais?

Os impactos ambientais podem ser diminuídos através de ações individuais e coletivas, bem como por meio de leis e políticas ambientais. Algumas ações que podem ser feitas são:

lixeira

  • Replantio de floresta em áreas desmatadas
  • Separação, descarte adequado e reciclagem do lixo
  • Economia de água
  • Utilização de transportes coletivos
  • Utilização de produtos biodegradáveis
  • Redução do consumo

Deu para entender que os impactos ambientais acontecem de muitas formas, não é? Esse assunto faz parte de uma discussão global sobre o futuro do planeta! É uma consciência que deve estar em todos. Seja um cidadão consciente!

Bons estudos.

Você também pode gostar de:

Gestão Ambiental: um curso para gestores que se preocupam com a sustentabilidade

10 tópicos de Ecologia para revisar antes do ENEM

Biologia: Como a Ecologia pode cair no ENEM?

Raquel Brito