Sisu resultado: entenda como funciona e quando saem os resultaPrestou o Enem e querdos do Sisu!

O Sisu é um sistema de ranqueamento. Todos àqueles que prestaram o Enem, e não zeraram a nota da redação, podem concorrer às vagas na universidades federais.

Sisu resultado: entenda como funciona e quando saem os resultaPrestou o Enem e querdos do Sisu!

Um dos processos seletivos mais aguardados pelos pré-uniiversitários

O Sisu é uma grande oportunidade para quem prestou o Enem conseguir uma vaga em uma das mais de 100 instituições de ensino no Brasil. Mas você está sabe como funcionam os resultados e o que fazer se você for aprovado? Então se prepara que neste texto vamos explicar tudinho sobre isso! Confira!

O que é o Sisu?

O Sisu é o Sistema de Seleção Unificada. É um programa criado pelo governo federal em 2010, desde que o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) passou a ser aceito como forma de seleção para acesso a maioria das universidades do país. O responsável por administrar o Sisu é o MEC (Ministério da Educação) e o objetivo do programa é alocar os estudantes que fizeram o Enem em uma das milhares de vagas disponíveis em cursos de ensino superior em universidades federais e estaduais.

Quem pode participar do SiSu?

Qualquer pessoa que tenha feito o Enem do ano anterior pode participar do Sisu. A única regra é que o estudante não tenha zerado a prova de redação. No momento da inscrição, a instituição escolhida vai informar se é necessário uma nota mínima para se inscrever. Assim, o estudante pode se inscrever nos cursos de acordo com a nota obtida no Enem.

Como funciona o resultado do SiSu?

O Sisu é um sistema de ranqueamento. Todos os estudantes que desejarem concorrer à vagas em um determinado curso de uma universidade podem se inscrever para ele durante o tempo em que o sistema fica aberto. O que acontece é que depois da data limite, o sistema ranqueia a nota de todos que participaram. Levando em conta as vagas e as notas em ordem decrescentes de todos os candidatos, a nota do último candidato aprovado é chamada de nota de corte.

Nota de corte na hora da inscrição

Como a inscrição fica aberta durante alguns dias, o sistema solta uma nota de corte para referência uma vez por dia, considerando as notas de todos os candidatos inscritos que seriam aprovados até aquele momento. Assim, se o curso só oferece 20 vagas, e a sua nota é mais alta que a nota de corte, quer dizer que a sua nota pode estar dentro das 20 melhores notas dos candidatos inscritos até aquele momento.

Como o cálculo é feito somente uma vez por dia e o sistema recebe milhares de inscrições, a nota de corte tende a aumentar do primeiro para o último dia, servindo apenas como referência. No entanto, uma outra boa referência para ter uma ideia, são as notas de corte dos anos anteriores. Vendo as maiores e menores notas, você vai ter uma ideia da nota aproximada do que é preciso ter para concorrer aquele curso.

Como ver o resultado do SiSu?

prestou o enem? Entenda o resultado do siu

O resultado do Sisu é divulgado pelo MEC na página do sistema, Na Área do Candidato, o estudante pode consultar seu resultado, munido do número de inscrição no Enem e senha.

Se você foi aprovado na primeira ou na segunda opção de curso, o site mostrará uma mensagem dizendo “Você foi selecionado para a chamada regular”. Caso você seja aprovado na segunda opção ou não seja aprovado em nenhuma das duas, não se desanime, você ainda pode entrar para a lista de espera da primeira opção de curso, explicaremos logo abaixo!

As universidades também divulgam as listas de aprovados, em geral, tanto nos seus sites quanto impressas, sendo possível fazer a consulta na própria universidade escolhida. Os resultados também podem ser consultados pelo telefone, na Central de Atendimento do MEC, no número 0800-616161.

Quando sai o resultado do Sisu?

É preciso ficar atento ao calendário do Sisu, divulgado pelo MEC no cronograma do processo seletivo. O calendário do Sisu para o 2º semestre de 2018 ainda não foi divulgado, mas quando for, ele ficará disponível na página do sistema.

Como funciona a segunda chamada do SiSu?

Os candidatos que não forem selecionados para nenhuma das duas opções na primeira chamada ou aqueles que foram selecionados para a segunda opção de curso podem se inscrever para a segunda chamada. A inscrição é feita na mesma página, durante o período definido pelo cronograma. Durante esse tempo, ficará disponível um botão dizendo “Participar da lista de espera”.

Com a inscrição na lista confirmada, basta esperar que a própria universidade escolhida divulgue o modo de acompanhamento da lista, assim como o resultado da segunda chamada do SiSu.

Os candidatos não ficam impedidos de participar da lista de espera caso façam matrícula na 2ª opção de curso. Inclusive, é recomendado que se faça a matrícula mesmo quando se tem a intenção de participar da segunda chamada.

É bom frisar que, como o Sisu permite duas opções de curso em universidades espalhadas pelo país inteiro, costumam ocorrer muitas desistências. Muitas vezes o estudante desiste de mudar de estado para estudar, ou então faz a matrícula na 2º opção, mas depois é aprovado na primeira (pela lista de espera) e então sua vaga na 2º opção fica disponível.

Em 2017, a UFMG chegou a fazer dez chamadas pelo Sisu. Então é muito importante ficar atento às notícias das universidades, porque as chamadas podem acontecer até mesmo após o início previsto das aulas.

Fui aprovado no SiSu, qual o próximo passo?

Veja o resultado do Sisu

Antes de mais nada, parabéns! Esse foi um processo bem árduo e longo, não é mesmo? Agora, é hora de respirar fundo, relaxar um pouquinho e se preparar para uma nova e empolgante fase da sua vida: a faculdade. 

Agora, vamos às burocracias do processo.

A partir do momento em que você é aprovado em qualquer uma das chamadas, o processo de matrícula passa a ser responsabilidade da universidade, e não mais do Sisu. Mesmo assim, você pode ver o prazo para a realização da matrícula na Área do Candidato. 

Depois é preciso conferir com a universidade escolhida os procedimentos para a matrícula, como o local, a hora e os documentos necessários. E, claro, não perder nenhuma data do cronograma da instituição que você escolheu.

Não fui aprovado no Sisu: e agora?

Ninguém quer receber essa notícia, não é mesmo? Mas acontece! Por mais capazes que sejamos, às vezes simplesmente não é o nosso ano. E não tem problema algum, tá bom?

A boa notícia é que você pode tentar quantas e quantas vezes quiser e que, em cada uma delas, estará mais experiente e preparado. Com bastante foco e calma, logo vai chegar a sua hora de brilhar na lista de aprovados. Temos certeza disso!

E, por fim, o Sisu não é a única chance de você entrar na faculdade com a nota do Enem. Há outros caminhos que podem ser trilhados. Continue a leitura e saiba mais!

Quais são as alternativas ao Sisu?

Como mencionado no tópico anterior, nem tudo está perdido. Caso você não queira estudar mais um ano, há a chance de conseguir uma vaga no mesmo semestre utilizando a nota do Enem ou fazendo outras provas. Vamos conhecê-las?

Prouni

O Prouni (Programa Universidade para Todos) concede bolsas de estudos para estudantes com vulnerabilidade na renda familiar.

Fies – Fundo de Financiamento Estudantil

O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) é utilizado para financiar o valor das mensalidades até o final do curso.

Vestibulares próprios

É possível fazer os vestibulares próprios das instituições como alternativa de ingresso. Há opções para faculdades públicas e particulares.

Uso da nota do Enem para ingresso direto

Muitas instituições privadas também aceitam a nota do Enem como substituição ao vestibular próprio. Confira as opções das faculdades próximas de você!

Enquanto você espera os resultados para o Sisu, que tal se cadastrar na plataforma Stoodi para ter acesso a vídeo-aulas e exercícios sobre os conteúdos dos vestibulares?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *