Novo Fies: saiba o que mudou!

Você já ouviu falar sobre o novo Fies? Vem com a gente e conheça todas as mudanças desse Fundo de Financiamento Estudantil.

Novo Fies: saiba o que mudou!

Fique por dentro de todas as novidades do programa

Felizmente, o Brasil é um país que disponibiliza bons recursos para que os seus cidadãos consigam iniciar o sonho da vida acadêmica. Dados de 2016 revelam a existência de 2.407 instituições de ensino superior em território brasileiro.

Mesmo assim, parece não haver lugar para todos dentro de uma graduação. Um levantamento feito em 2017 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) revelou que há 296 instituições públicas no Brasil.

Quem não se enquadra nos cursos ofertados ou não consegue uma vaga por meio do vestibular, SISU ou outros processos seletivos, mas quer estudar, pode fazer isso utilizando o Novo Fies. Descubra agora tudo sobre ele. Boa leitura!

O que é o Novo Fies?

A sigla FIES é a que populariza o nome do Fundo de Financiamento Estudantil, criado em 1999 pelo Ministério da Educação (MEC).

De lá para cá, muito coisa mudou, mas seu objetivo continua o mesmo: custear as mensalidades de cursos de graduação dos estudantes que desejam estudar em instituições privadas de ensino superior do Brasil. A ideia é atuar como um benefício aos estudantes de baixa renda.

O Novo Fies 2018 apresenta algumas alterações relativas às modalidades. Confira a seguir como o financiamento vai funcionar a partir desse ano, as formas de pagamento e fique por dentro do cronograma.

Como funciona o Novo Fies 2018?

inserção de 3 modalidades no novo FIES foi feita com o intuito de evitar a inadimplência e tornar o programa mais sustentável.

Até o ano de 2017, era cobrada uma taxa fixa de 6,5% de juros ao ano. A grande vantagem é que, agora, essa cobrança foi dividida em três modalidades. Conheça:

Modalidade I

A modalidade I contempla os estudantes de todo o Brasil. São 100 mil vagas, destinadas a estudantes de famílias com renda per capita de até 3 salários mínimos. Juros zero e as mensalidades são calculadas de acordo com a sua renda.

Modalidade II

Exclusiva para alunos que moram nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país, aceita candidatos com renda familiar de até 5 salários mínimos per capita. Nessa modalidade, o estudante começa a pagar as prestações de acordo com o seu limite de renda, diminuindo consideravelmente as prestações que serão pagas pelo estudante.

Utiliza recursos dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento e, por isso, podem ter mensalidades mais baixas em relação aos juros de financiamento aplicados pelo mercado em geral.

Modalidade III

Destinada a todos os estudantes do território nacional, com renda familiar per capita de até 5 salários mínimos, utilizando recursos do BNDES.

Lembrando que não é possível fazer mudanças entre as modalidades após a contratação do programa.

Novo Fies: pagamento

Dinheiro, Fies, pagamento

O Fundo não se caracteriza por uma bolsa de estudos, mas, como o próprio nome sugere e já explicado nos primeiros tópicos, trata-se de um financiamento. Logo, deve ser quitado. Veja como:

Utilização

O FIES é uma modalidade de financiamento que exige o pagamento da dívida após a conclusão da graduação escolhida. Contudo, é necessário pagar algumas taxas durante a realização do curso.

Um desses valores é definido por contrato, chamado de encargo operacional. O outro diz respeito a contratação obrigatória de um seguro de vida.

Carência

O Novo Fies 2018 não possui mais um período de carência. Isso significa que anteriormente o estudante poderia esperar até 18 meses para iniciar o pagamento. Agora, a fase de amortização começa logo após a conclusão do curso.

Amortização

Assim que termina a graduação, o estudante pode abrir o próprio negócio ou ser contratado por uma empresa. Caso isso realmente aconteça, o desconto será realizado diretamente na fonte de renda, baseado em um cálculo feito pelo governo federal.

Se o aluno não conseguir um emprego, nem iniciar a carreira como o proprietário de uma empresa, deverá quitar o financiamento em prestações mensais.

Seja qual for a forma de amortização praticada, ela sempre será realizada diretamente para a instituição que financiou o curso e o seguro de vida, no prazo máximo de 14 anos.

Quem pode participar do Novo Fies?

O Novo Fies 2018 permite a participação de estudantes de todo o Brasil, que possuem ou não uma graduação. A exigência é que a renda per capita mensal da família do indivíduo interessado seja de até 5 salários mínimos.

Mas atenção: o futuro acadêmico precisa ter participado de qualquer edição do ENEM a partir de 2010, não ter zerado a redação e feito uma pontuação mínima de 450 pontos na prova.

O programa também permite que os estudantes que possuem o benefício do PROUNI, em regime de bolsa parcial, financiem o restante da mensalidade através do FIES.

Como se inscrever no Novo Fies?

A inscrição do Novo Fies 2018 é realizada por meio de 4 etapas principais.

Pré seleção

O candidato deve cadastrar o seu CPF no FIES Seleção, juntamente com a sua data de nascimento, senha e endereço de e-mail válido. Em seguida, receberá um link para a confirmação de cadastro e a inscrição só poderá prosseguir após a realização dessa verificação. É nessa etapa que o curso e a instituição de ensino devem ser escolhidos.

Inscrição

Caso seja aprovado na primeira seletiva, por meio do site oficial do FIES, o indivíduo deve acessar um novo site chamado SisFies, para informar os dados do fiador, da renda, o banco escolhido e os documentos exigidos pelo programa.

Validação

Após concluir as etapas anteriores, é necessário validar as informações na instituição de ensino escolhida.

Contratação

A última etapa, a de contratação, deve ser feita na presença do fiador e na agência bancária escolhida para a formalização do contrato.

Novo sistema do Fies

Notebook, celular, sistema do Fies

Todos os prazos necessários para a contratação do financiamento são disponibilizados pelo cronograma do Novo Fies 2018. Saiba mais:

Cronograma do Novo Fies

O cronograma é liberado no site oficial do FIES, na aba “cronograma” junto com seu edital e logo após os resultados do PROUNI serem divulgados. Assim, o candidato pode pedir o financiamento parcial do curso, caso tenha sido selecionado como beneficiário da bolsa.

O Novo Fies 2018 se apresenta como uma ótima alternativa para aqueles que têm o sonho de cursar um ensino superior. Dedique-se ao ENEM e boa sorte!

Cadastre-se gratuitamente no Stoodi e conheça as principais ferramentas do site para ajudar nos seus estudos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *