Prouni: tudo o que você precisa saber está nesse guia completo!

Você sabe o que é o Prouni? Sabe quem pode participar? Como fazer a inscrição? As respostas para essas e outras perguntas você encontra neste guia completo!

Prouni: tudo o que você precisa saber está nesse guia completo!

Entenda como funciona o Programa Universidade Para Todos e saiba como participar

 

Se você está em busca de uma vaga em um curso superior, o Prouni pode ser o caminho certo para você. Já conhece o programa de oferta de bolsas de estudo em instituições privadas? Continue lendo e saiba tudo sobre!

O que é o Prouni?

O Prouni (Programa Universidade para Todos) é um programa do Ministério da Educação (MEC) criado para conceder bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições de ensino superior privadas.

O programa foi criado em 2004 pela Medida Provisória nº 213/2004 e institucionalizado pela Lei nº 11.096/2005. Ele surgiu da necessidade de uma política pública direcionada à garantia do acesso e permanência de jovens de baixa renda ao ensino superior.

As bolsas são oferecidas em cursos de graduação e sequenciais de formação específica. Podem participar os estudantes brasileiros sem diploma de nível superior. As instituições participantes do programa recebem em troca a isenção de tributos.

Como funciona o Prouni?

Durante o ano, acontecem duas edições do programa: uma no primeiro e outra no segundo semestre. São oferecidas bolsas de estudo parciais (50%) e integrais (100%).

A seleção para o Prouni é feita com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). É preciso obter no mínimo 450 pontos na média das notas das provas e nota superior a zero na redação.

As inscrições são feitas através do site do Prouni. Depois, são divulgados os resultados da primeira chamada. Os estudantes selecionados devem comparecer às instituições para fazer a matrícula.

Se ainda houver vagas, é realizada uma segunda chamada, e depois uma lista de espera. Por último, são abertas as inscrições para as bolsas remanescentes.

Vamos explicar tudo isso mais adiante!

Quem pode participar do Prouni?

Para participar do Prouni, é obrigatório ser estudante brasileiro e não possuir diploma de curso superior. Além disso, é preciso estar em no mínimo uma das situações:

  • Ter feito todo o ensino médio em escola da rede pública
  • Ter feito todo o ensino médio em escola da rede privada, como bolsista integral da própria escola
  • Ter feito parte do ensino médio em escola da rede pública e parte em escola da rede privada, como bolsista integral da própria escola privada
  • Ser pessoa com deficiência
  • Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesses casos ,não há requisitos de renda.

Quem deseja concorrer a uma bolsa integral (100%) precisa ter renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para concorrer a uma bolsa de 50%, a renda familiar mensal bruta deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Inscrição do Prouni: como fazer?

Há dois processos seletivos do Prouni por ano: um no primeiro e outro no segundo semestre. As inscrições são feitas de forma gratuita e exclusiva pela página do Prouni.

Para se inscrever, tenha em mãos o seu número do CPF e o da inscrição do Enem do ano anterior. Siga o passo a passo de como se inscrever no Prouni:

1. Acesse a página do Prouni e clique em “Fazer a inscrição”

2. Insira o seu número de CPF, os números da inscrição e da senha cadastrados no Enem do ano anterior

3. O sistema vai identificar automaticamente seus resultados no Enem e se você possui a nota necessária para participar do Prouni. Confira os dados e corrija se algo estiver errado.

4. Em seguida, você deverá preencher um questionário socioeconômico sobre a sua situação social e a da sua família.

5. O próximo passo é escolher duas opções de curso, de acordo com a sua prioridade. Eles podem ser em instituições diferentes. Além disso, você deverá escolher se pretende concorrer pela política de cotas ou pela ampla concorrência.

6. Aí é só finalizar o cadastro e pronto.

Lembre-se: você poderá alterar as suas opções de curso até o último dia de inscrição. Fique de olho nas notas de corte para ter mais chances de conseguir uma bolsa.

Caso você não tenha acesso à internet para realizar a inscrição, o programa assegura o acesso gratuito em todas as instituições participantes.

Cotas no Prouni

O Prouni destina um percentual das bolsas para as pessoas com deficiência e para as autodeclaradas indígenas, pretas ou pardas. Esse número é definido de acordo com o percentual de cidadãos nestas classificações no Estado da instituição de ensino em questão.

Atenção! O candidato cotista também precisa se enquadrar nos demais critérios de seleção do Prouni.

Aplicativo Prouni

Confira tudo sobre o app do Prouni

Sim, o Prouni também tem aplicativo! E ele está disponível para iPhoneAndroid e Windows Phone. Através dele você consegue:

  • Acompanhar sua inscrição no Prouni
  • Ter acesso às classificações parciais e notas de corte
  • Ter acesso às suas notas do Enem
  • Ver a lista de pré-selecionados
  • Ver o resultado final

Prouni 2018

Atenção! O Prouni tem prazos que você precisa cumprir caso queira garantir a sua participação. Você pode acompanhar as datas pelo site ou pelo aplicativo.

Confira o que já foi divulgado:

  • 03/04 a 09/04 – Inscrições abertas para quem ainda não está matriculado na instituição de educação superior desejada.
  • 03/04 a 30/04 – Inscrições abertas para quem já está matriculado na instituição de ensino superior desejada.

Caso ainda sobrem vagas após a segunda chamada, o Prouni abre uma lista de espera. Para participar dela, o candidato precisa entrar no site do programa e registrar o interesse em participar.

A participação na lista de espera será relacionada com a primeira opção de curso do candidato no momento da inscrição. Também podem participar da lista de espera os candidatos selecionados para a segunda opção de curso, mas que não tiveram formação de turma.

Prouni: bolsas remanescentes

As bolsas remanescentes do Prouni são aquelas que não foram ocupadas ao longo do processo regular do programa (primeira chamada, segunda chamada e lista de espera). As inscrições já estão abertas e vão até o dia 30 de abril para os candidatos já matriculados na instituição em que desejam obter bolsa.

Para concorrer a uma bolsa Prouni remanescente, você precisa atender a uma das condições abaixo:

  • Ser professor da rede pública de ensino, exercendo o magistério na educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública, para os cursos com grau de licenciatura destinados à formação do magistério da educação básica
  • Ter participado do Enem a partir da edição de 2010 e ter tirado, em uma mesma edição, média igual ou superior a 450 pontos e nota maior do que zero na redação
  • Não ter sido aprovado no processo seletivo regular do Prouni no primeiro semestre de 2018
  • Não ter sido ter sido aprovado no processo de Bolsa Remanescente do Prouni no primeiro semestre de 2018

Para se inscrever, é necessário acessar o site do Prouni: https://siteprouni.mec.gov.br.

Bolsa Permanência Prouni

A Bolsa Permanência do Prouni é destinada ao custeio das despesas do bolsista integral do Prouni (transporte e material didático, por exemplo). Ela tem o valor máximo equivalente ao das bolsas federais de iniciação científica. Os valores estão disponíveis no edital disponibilizado pelo MEC.

Como conseguir a bolsa permanência?

Para ter direito à bolsa permanência, é preciso estar utilizando a bolsa integral do Prouni. Além disso, é necessário estar matriculado em curso presencial com no mínimo seis semestres de duração e com carga horária igual ou superior a seis horas diárias de aula. As informações devem ser compatíveis com as cadastradas pelas instituições de ensino junto ao MEC.

Essa carga horária média é calculada a partir da divisão entre a carga horária mínima total do curso em horas e o resultado da multiplicação do prazo mínimo em anos para a realização do curso com o número de dias do ano letivo.

A seleção dos bolsistas que podem receber o benefício é feita mensalmente, no primeiro dia de cada mês, observando o cálculo citado e a disponibilidade de orçamento do Ministério da Educação.

Para concorrer à bolsa, o estudante precisa ter uma conta corrente individual no Banco do Brasil ou na Caixa Econômica Federal. Atenção: não são aceitas contas poupança, eletrônicas, contas com mais de um titular ou contas abertas com CPF diferente do bolsista.

O estudante precisa então ir até a coordenação do Prouni na instituição em que estiver matriculado, levando:

  • Documento de identidade com foto
  • CPF
  • Comprovante bancário com os dados da conta corrente

Assim, a coordenação efetivará o seu cadastro no Sistema do Prouni e o estudante assinará o Termo de Concessão de Bolsa Permanência.

Cancelamento da Bolsa Permanência

A bolsa permanência poderá ser encerrada a qualquer momento, tanto pelo MEC quanto pela instituição de ensino. Isso pode acontecer se:

  • O bolsista fizer ou solicitar transferência para um curso com carga horária média diária inferior a 6 horas
  • A bolsa do Prouni for cancelada
  • Se houver comprovação de que o aluno está utilizando o dinheiro do auxílio com outras finalidades
  • Se houver comprovação de que o aluno prestou informações falsas ou omitiu algo para conseguir a bolsa
  • Se o bolsista pedir desligamento do curso

Prouni: resultado

Programa Universidade para Todos

Você se inscreveu e agora aguarda ansiosamente pelo resultado do Prouni. Mas quando ele sai?

Logo depois do fim do período de inscrições, o Prouni inicia o processo de resultados. Os candidatos são classificados de acordo com os pontos da prova do Enem. Quem tiver notas mais altas é chamado para preencher as vagas.

Depois acontece a segunda chamada, com as vagas não preenchidas na chamada regular. Se ainda sobrarem vagas no Prouni, é aberta uma lista de espera.

Para ficar de olho nos resultados, você precisa acessar o site do Prouni, ligar para o telefone 0800-616161 ou ainda falar diretamente com a universidade em que você se inscreveu.

Critérios de desempate

Pode acontecer de as notas de alguns candidatos serem exatamente iguais. Para esses casos, o Prouni possui cinco critérios de desempate baseados na nota do Enem. A ordem é:

  • Maior nota na Redação
  • Maior nota na prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias
  • Maior nota na prova de Matemática e suas Tecnologias;
  • Maior nota na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Maior nota na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias

Documentos necessários para o Prouni

Se você for selecionado para uma bolsa do Prouni, será necessário comparecer à instituição desejada para comprovar as informações do questionário socioeconômico. Veja a lista de documentos necessários clicando aqui.

Atenção! A instituição poderá solicitar a apresentação de outros documentos para ter certeza da veracidade das informações. Por isso, não deixe para ir até a instituição no último minuto.

Lembre-se: depois de entregar a documentação, solicite o Protocolo de Recebimento de Documentação do Prouni. Mesmo se for um curso EAD (à distância).

O que fazer depois de entregar a documentação para a universidade?

Esperar. A instituição de ensino irá conferir a veracidade das informações dadas pelo candidato e decidir aprová-lo ou rejeitá-lo.

O resultado da aprovação ou reprovação será registrado no Sistema Informatizado do Prouni (Sisprouni). Para saber seu resultado, basta acessar o sistema de inscrição do Prouni.

Encerramento da bolsa Prouni

Se você for aprovado e começar a utilizar uma bolsa do Prouni, ainda será necessário tomar alguns cuidados para não ter a sua bolsa cancelada! As regras estão no Manual do Bolsista.

O bolsista precisa ser aprovado em, no mínimo, 75% das matérias cursadas por período. Além disso, não pode abandonar o período letivo, nem deixar de pagar a parcela não coberta pela bolsa, se for um bolsista parcial.

O afastamento não justificado também pode resultar em cancelamento da bolsa. Então, fique atento! Veja outros motivos de encerramento:

  • Não realização da matrícula no prazo estabelecido
  • Matrícula em instituição pública gratuita de ensino superior
  • Conclusão do curso no qual o bolsista está matriculado ou de qualquer outro curso superior em qualquer instituição
  • Comprovação de mudança substancial da condição socioeconômica do estudante
  • Acúmulo de bolsas do Prouni pelo estudante
  • Uso simultâneo em cursos ou instituições diferentes da bolsa do Prouni e do Fies
  • Decisão ou ordem judicial

Transferência de bolsa Prouni

Depois de conseguir uma bolsa pelo Prouni, o bolsista poderá fazer a transferência para outro curso, turno, campus ou até outra instituição de ensino privada. Esse procedimento é de caráter interno das instituições. Mas, para isso, é preciso seguir algumas regras:

  • As instituições de ensino de origem e de destino devem estar de acordo com a transferência
  • A instituição e o curso para o qual o estudante quer ser transferido devem estar regularmente credenciados no Prouni
  • Deve existir vaga no curso pretendido pelo estudante

O processo é concluído quando a instituição de destino emite o Termo de Transferência do Usufruto de Bolsa. Então o prazo de utilização da bolsa passa a ser o prazo do curso de destino, subtraído o período já utilizado no curso de origem.

Transferência para instituição superior pública

O bolsista também pode solicitar a transferência para uma instituição pública. Mas nesse caso, uma vez que a transferência seja efetivada, o estudante deve pedir o encerramento da bolsa. Pois não é permitido utilizar uma bolsa do Prouni estando matriculado em uma instituição pública.

Casos especiais

O bolsista do Prouni também poderá solicitar a transferência nos seguintes casos:

  • Extinção do curso devido à fusão ou incorporação da instituição de ensino
  • Extinção das atividades da instituição
  • Servidor estudante que mudar de sede por interesse da administração
  • Remoção ou transferência de ofício de servidor público federal civil ou militar estudante, ou seu dependente estudante, que resulte em mudança de domicílio

Transferências proibidas

Não poderão ser feitas transferências nos seguintes casos:

  • De bolsa integral para parcial ou vice versa
  • Para cursos considerados insuficientes, segundo critérios de desempenho do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, por duas avaliações seguidas
  • Quando o número total de semestres já cursados ou suspensos for igual ou superior à duração máxima do curso de destino
  • Bolsa concedida por ordem ou decisão judicial
  • Nos casos em que a nota média do bolsista no Enem, utilizada para sua admissão ao Prouni (A), for inferior à nota média do último candidato aprovado no processo seletivo mais recente do Prouni em que tenham sido ofertadas bolsas para o curso de destino (B), ressalvada decisão em contrário da instituição

Confira mais informações sobre as transferências no Manual do Bolsista.

Faculdades que aceitam o Prouni

Durante o período de inscrição, o site oficial do Prouni divulga uma lista com a relação oficial das instituições participantes do programa. Fique de olho na aba “faculdades participantes”.

Se você baixar o aplicativo oficial do Prouni, também poderá ter acesso à lista.

Prouni em números

O site do Prouni disponibiliza vários dados sobre o programa. São gráficos apresentando quantas bolsas são ofertada por ano, por processo seletivo, por tipos de bolsa, os inscritos por processo, por região e muito mais. Você pode ter acesso a todos esses dados clicando aqui.

Prouni e Fies

O Fies é o Fundo de Financiamento Estudantil. O programa do governo federal oferece financiamento de cursos superiores não gratuitos para estudantes que atendam a requisitos socioeconômicos específicos.

Se você conseguir uma bolsa de 50% pelo Prouni, mas não puder pagar a outra metade da mensalidade, poderá usar o Fies para custear os outros 50%. Basta que a instituição e o curso para o qual você foi selecionado tenham ofertas de vagas para financiamento e que você seja aprovado no processo seletivo do Fies.

Prouni e Sisu

O Prouni é um programa do MEC que oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior. O Sisu é um sistema informatizado, gerenciado pelo MEC, onde instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Enem.

Quem se inscreve no Sisu também pode se inscrever no Prouni. Porém, o candidato não poderá usar ao mesmo tempo uma bolsa do Prouni e estar matriculado em uma universidade pública e gratuita.

Caso você concorra a uma vaga em instituição pública pelo Sisu e a uma bolsa pelo Prouni e consiga as duas coisas, deverá optar apenas por uma!

Agora você já sabe tudo sobre o Prouni! Aproveite o programa e compartilhe este guia com seus amigos. Boa sorte!

Para aumentar suas chances de ir bem no Enem, cadastre-se gratuitamente no Stoodi e aproveite todas as ferramentas disponíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *