Segunda chamada ProUni: o que é, como acontece e muito mais nesse artigo completo!

Saiba tudo sobre a segunda chamada do ProUni: como funciona, quem pode participar, resultados, datas, documentos e como fazer sua matrícula.

Segunda chamada ProUni: o que é, como acontece e muito mais nesse artigo completo!

Segunda chamada do ProUni: saiba como funciona – Stoodi

Conquistar um diploma de curso superior deixou de ser um caminho de pedras e espinhos como era na época de nossos pais e avós. Isso não significa que não seja preciso dedicação, compromisso e muito estudo.

Hoje, os estudantes podem contar com programas como Enem, Prouni, Reuni, Sisu e Fies, que concedem bolsas integrais, parciais, financiamento de cursos e diversas outras facilidades.

Desde 2004, por exemplo, pessoas que sonham em ingressar em uma faculdade podem se inscrever no Programa Universidade Para Todos, o ProUni, que oferece vagas em instituições de ensino superior da rede pública e privada, com base, principalmente, nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Desde sua criação, já foram oferecidas quase 2 milhões de vagas.

A renda familiar é um dos critérios para conseguir uma vaga, mas não é o principal. O que conta mesmo é a nota do Enem. A partir de 450 pontos, o estudante já pode concorrer a uma vaga. Quanto maior a nota, maior a chance de conquistar uma bolsa, que pode ser parcial ou integral.

Veja aqui como calcular a renda familiar per capita para participar do ProUni.

É possível ainda escolher até cinco cursos de instituições diferentes, ou seja, as chances de ir para a faculdade é ainda maior.

Saiba mais como funciona nota de corte do ProUni e tudo que você precisa saber sobre esse processo.

Como funciona a primeira chamada?

Antes de falarmos sobre a segunda chamada do ProUni, vamos lembrar como funciona a primeira. Em datas específicas divulgadas pelo Ministério da Educação – MEC – estudantes que realizaram o Enem naquele ano ou no ano anterior, podem escolher até cinco cursos em diferentes instituições.

A escolha dos cursos é feita pela internet e, com base na nota do Enem, são apresentados os nomes dos estudantes pré-selecionados, que têm um prazo para comparecerem às instituições escolhidas com a documentação necessária para a matrícula.

Infelizmente, nem todos conseguem comprovar as informações ou entregar os documentos dentro do prazo. Outros ainda desistem, são reprovados ou se matriculam em uma instituição diferente das escolhidas. É a partir daí que acontece a segunda chamada do ProuUni.

Como funciona a segunda chamada do ProUni?

Depois da primeira fase, quando os estudantes com maior pontuação são classificados e ocupam as vagas escolhidas, segue a etapa de preenchimento das vagas remanescentes, geralmente pelos motivos já apresentados.

Assim, antes do início das aulas, o MEC oferece mais uma chance para os alunos que atingiram a pontuação exigida, mas que não conseguiram vaga na primeira chamada. A lista é novamente divulgada, e os estudantes selecionados precisam realizar a matricula dentro do prazo.

Quem pode participar da segunda chamada Prouni?

Os concorrentes que não foram selecionados na primeira etapa, mas que atingiram a nota exigida para ter acesso a uma vaga, podem participar da segunda chamada.

Quem foi pré-selecionado para a segunda opção de curso, mas foi reprovado em razão da não formação de turma, também pode participar.

É importante dizer que a pessoa que foi selecionada na primeira chamada, mas não efetivou a matricula em algumas das instituições escolhidas é automaticamente excluída do sistema e não pode participar da segunda chamada.

Como participar da segunda chamada do Prouni

Segunda chamada ProUni

Assim que a lista de classificados na segunda chamada for divulgada, os interessados devem se apressar e efetivar a matrícula na universidade escolhida.

Para isso, é necessário apresentar toda a documentação exigida e comprovar as informações fornecidas no ato da inscrição.

Como cada unidade de ensino tem uma data própria para matrícula, é importantíssimo ficar atento aos prazos. Consulte com atenção a lista de documentos exigidos pela instituição. A vaga pelo ProUni só é garantida após a confirmação da matrícula.

Segunda chamada ProUni: vagas

Geralmente, cerca de 50% das vagas oferecidas na primeira etapa ficam ociosas. No ano passado, por exemplo, foram oferecidas aproximadamente 67 mil bolsas integrais e cerca de 80 mil parciais, totalizando quase 150 mil vagas.

Deste total, cerca de 77 mil vagas não foram preenchidas na primeira etapa, dando a oportunidade a dezenas de milhares de estudantes de tentarem novamente uma vaga.

Segunda chamada ProUni: resultados

Para consultar o resultado da segunda chamada do ProUni, basta seguir alguns passos.

Primeiro, acesse o site oficial do ProUni.

O site sempre dispõe de um botão em destaque para consultar o resultado, geralmente “Ver resultados”.

Será solicitado o número de inscrição do Enem, que consta no cartão de inscrição.

Se quiser, pode fazer uma consulta no campo “Lista de Selecionados”, marcando a opção ProUni Segunda Chamada. Nesse caminho, será preciso informar a instituição, o curso, o turno e o tipo de bolsa escolhida (integral ou parcial).

Uma dica: já que a lista de classificados é sempre enorme, digite o comando Ctrl + F e pesquise seu nome.

Por fim, se seu nome não aparecer na primeira opção, pesquise o curso que você escolheu como segunda opção.

Lista de espera ProUni

Caso você não seja selecionado nem na primeira nem na segunda chamada do ProUni, não precisa desanimar. Você ainda pode manifestar interesse em fazer parte de uma lista de espera.

Basta confirmar seu interesse na página do ProUni, no prazo estipulado pelo MEC.

Fique sempre atento para se manter informado sobre datas, prazos e documentos. Este ano, por exemplo, o prazo para manifestar interesse na lista de espera foi de apenas três dias.

As informações, mudanças, e atualizações sobre primeira e segunda chamada do ProUni podem ser acessadas no site oficial do programa.

Agora que você já sabe como funciona a segunda chamada do ProUni, e como fazer para participar, é hora de buscar um parceiro que te ajude nos estudos e te prepare para os desafios do mundo acadêmico.

Cadastre-se gratuitamente no site do Stoodi e conheça ferramentas valiosas e que funcionam de verdade para te ajudar no cotidiano dos estudos, e se preparar para o Enem, vestibulares e outras provas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *