Nota do Enem 2023

Saiba como funciona e onde usar!

A divulgação dos resultados do Enem 2023 está programada para o dia 16 de janeiro de 2024, disponível na Página do Participante.

As notas obtidas permitirão que os estudantes se inscrevam em programas de acesso ao ensino superior, como:

  • O Sistema de Seleção Unificada (Sisu);
  • O Programa Universidade para Todos (ProUni);
  • Além do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).

De acordo com as diretrizes do Edital, o participante terá a oportunidade de consultar o espelho da redação em uma data que será posteriormente comunicada. Nesse mesmo dia, as notas dos treineiros também serão disponibilizadas.

A nota do Enem pode ser a sua porta de entrada para o tão sonhado curso universitário, então é muito importante saber tudo o que é possível fazer com ela.

Quando sai o gabarito do Enem?

O gabarito do Enem, ao contrário da nota oficial, já saiu. O documento foi divulgado pelo Inep nesta última terça (14/11), e você pode acessá-lo a partir do site do Inep.

Neste texto você vai entender como utilizar a Página do Participante, como saber a nota do Enem e qual programa do governo escolher para usar a sua nota: o SisuProuni ou Fies.

Siga com a gente e saiba tudo sobre esse assunto. Vamos lá?

Como consultar a sua nota do Enem?

Vamos te mostrar o passo a passo para consultar a sua nota do Enem. Primeiro, acesse o site do Inep e vá até a Página do Participante, que agora está de cara nova em modelo de chat.

Você precisará colocar seu CPF e acessar as notas com a senha cadastrada anteriormente no momento da inscrição. Caso não consiga acessar, clique em “Esqueci minha senha” e o sistema enviará um novo acesso no seu e-mail.

pagina do participante enem

A próxima página já vai te mostrar todas as suas notas, separadas por cada prova, e também o resultado da redação. Você também pode consultar os resultados anteriores caso tenha prestado o Enem mais de uma vez.

consulta da nota do enem

Para ver o seu desempenho detalhado na prova de redação, basta clicar em “Vista Pedagógica”, no canto inferior direito da página das notas.

Veja como você se saiu no Enem

Nessa página é possível ver a pontuação em cada uma das competências cobradas na prova escrita, além do gráfico que mostra seu desempenho em comparação com os outros participantes, e também uma imagem escaneada da sua redação.

Nota do Enem

Como funciona a nota do Enem?

O Enem usa um método de avaliação chamado Teoria de Resposta ao Item (TRI), que não leva em conta somente o número de acertos. É uma maneira bem mais complexa de medir o desempenho do estudante, diferente do modelo tradicional de testes.

Isso porque a TRI qualifica a coerência das respostas: quem erra muitas questões fáceis não deveria acertar muitas questões difíceis. Se isso acontece, o sistema considera essa resposta como um chute, e atribui uma nota menor.

O sistema foi desenhado para conseguir reconhecer esses casos. Dessa forma, apenas por ser “sortuda”, uma pessoa não vai necessariamente sair na frente, é preciso responder de forma que fique claro uma linearidade de conhecimento sobre os temas abordados.

Isso faz, também, com que dois estudantes com o mesmo número de respostas corretas na maioria das vezes não tirem a mesma nota. Portanto, irá depender das questões específicas que cada um acertou e errou.

A prova é composta de questões fáceis, médias e difíceis, e como não premia o chute, alguém que acerte só questões fáceis e médias pode tirar uma nota maior que alguém que errou muitas fáceis mas acertou as médias e difíceis.

Fazendo a prova como treineiro

Se você não tiver 18 anos no dia da aplicação e também ainda não tiver concluído o Ensino Médio, não se preocupe! É possível fazer a prova apenas para conhecer seu formato. Para isso, é possível se inscrever como treineiro.

Como treineiro, você pode testar suas habilidades, a escrita da redação, o tempo necessário para a prova, e recebe sua nota normalmente para sua autoavaliação.

Mas atenção: os treineiros não poderão usar sua nota do Enem para concorrer às vagas em universidades públicas. Por esse motivo, a nota dos treineiros só são liberadas após 60 dias dos demais candidatos, por uma questão priorização do Inep.

Como avaliar a nota do Enem?

O Enem não tem um sistema fixo de máximos e mínimos para a nota do enem nas provas, porque como vimos, as notas pela TRI dependem do desempenho geral de todos os estudantes da edição do ano.

Veja as notas máximas e mínimas conquistadas pelos estudantes na edição de 2023, divulgadas oficialmente pelo Inep em 16/01/2024:

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

  • Mínima: 287,0
  • Máxima: 820,8
  • Média Geral: 516,2

Ciências Humanas e suas Tecnologias

  • Mínima: 289,9
  • Máxima: 823,0
  • Média Geral: 522,0

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

  • Mínima: 314,4
  • Máxima: 868,4
  • Média Geral: 497,4

Matemática e suas Tecnologias

  • Mínima: 319,8
  • Máxima: 958,6
  • Média Geral: 534,9

Redação

  • Nota Mínima: 40
  • Nota Máxima (1.000): 60 ocorrências
  • Média Geral: 641,6

Onde posso usar a nota do Enem?

Além de medir o desempenho dos alunos, a nota do Enem também é usada para a inscrição nos programas de governo que dão acesso às universidades federais, estaduais e particulares do país.

Conheça alguns desses programas:

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa de seleção que usa a nota do Enem como critério avaliativo para quem deseja concorrer a vagas nas universidades públicas federais e estaduais do país.

A inscrição no Sisu é feita pela internet, e os estudantes sinalizam os cursos e universidades que desejam aplicar, podendo escolher até duas opções.

Durante o tempo em que o sistema fica aberto, é possível ver a nota de corte daquele curso como referência para que o estudante saiba quais são suas chances de entrar.

Também é possível fazer alterações na sua escolha durante esses dias, aumentando a chance de encontrar uma vaga.

A inscrição para o Sisu ocorre duas vezes por ano, uma no primeiro e uma no segundo semestre, e as duas podem ser feitas somente com a nota do ano anterior.

O Sisu 2024 abre suas inscrições 31/01/2024 e fecha dia 03/02/2024. Para usar sua nota do Enem e se inscrever no Sisu, entre no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Prouni

O Programa Universidade para Todos (Prouni) funciona de forma parecida com o Sisu, porém, dá acesso a instituições privadas, com bolsas de 50% e 100% para os estudantes.

O processo de seleção também leva em conta a nota do Enem, e no momento da inscrição é possível ver as notas de corte de referência, que costumam ser bem altas nas faculdades mais renomadas. Também é possível fazer alterações na sua escolha durante o período de inscrições.

Para se inscrever no ProUni, você deve acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, mas desta vez com data marcada: as inscrições ocorrem entre 28/02/2024 a 03/03/2024.

Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa destinado a financiar os cursos de graduação em universidades particulares.

Desde 2018, o Fies oferece três modalidades de financiamento, e mesmo aqueles selecionados no Prouni para bolsas de 50% podem se cadastrar no Fies.

Para se inscrever, o estudante precisa ter realizado qualquer uma das edições do Enem a partir de 2010, além de ter obtido o mínimo de 450 pontos e não ter zerado a redação.

Você deve se inscrever, quando sair a data de inscrição (ainda não divulgada pelo MEC, mas previsto para ocorrer entre 1 e 15 de março de 2024) no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Estude fora do país com sua nota do Enem

Já pensou em estudar fora do Brasil? Várias universidades renomadas de todos os continentes aceitam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio como método de ingresso em seus cursos.

É claro, uma série de outros documentos podem ser solicitados, como histórico escolar ou então certificados de proficiência em línguas estrangeiras específicas. Ainda sim, é uma ótima forma de expandir ainda mais a sua carreira estudantil e profissional!

Confira, abaixo, as principais universidades fora do Brasil que aceitam a nota do ENEM como método de ingresso:

1. Canadá

O Canadá é um dos países que mais recebem brasileiros que desejam estudar no exterior. Por lá, além de poder aprender inglês e francês, duas línguas oficiais da nação, é possível usar a nota do ENEM nestas instituições:

  • Humber College;
  • Universidade de Toronto;
  • Trent Universidade.

2. Estados Unidos

Os Estados Unidos foi o sonho de muitos brasileiros por anos. Hoje, é o desejo de muitos estudantes poder cursar ensino superior em uma das universidades do país. É possível usar a nota do ENEM nestas instituições:

  • Temple University;
  • Universidade de Northeastern;
  • Universidade de Nova York.

3. França

A França é um dos maiores berços acadêmicos da humanidade, possuindo muitas grandes mentes dos séculos passados – e também do atual. É possível usar a nota do ENEM nestas instituições:

  • École Normale Supérieure;
  • Université Paris-Sud.

4. Irlanda

A Irlanda é um dos países chefe na linha de desenvolvimento de tecnologia, e, por isso, muitos procuram realizar cursos na área no país. A capital Dublin, por exemplo, é conhecida como o “Vale do Silício Europeu”. Também é por lá que você pode usar a sua nota:

  • Universidade College Dublin.

5. Portugal

Portugal é o país lusófono que possui as melhores universidades do mundo depois do Brasil, além de possuir muitas oportunidades de emprego para brasileiros. É possível usar a nota do ENEM nestas instituições:

  • Universidade de Coimbra (UC);
  • Universidade de Algarve (UAlg).

6. Reino Unido

Quer ir para a terra da Rainha? Pois saiba que as melhores instituições do mundo estão no país (Inglaterra) e que duas das melhores disponibilizam entrada para brasileiros via ENEM. Veja quais são:

  • Universidade de Cambridge;
  • Oxford;
  • Universidade de Bristol.

A nota do enem vale para quais universidades?

Além das universidades fora do Brasil, você também conta com uma infinidade de instituições públicas e estaduais. Abaixo, deixamos a lista completa de instituições de ensino gratuitas que aceitam a nota do Enem, separadas por estado.

São mais de 130 instituições públicas. Confira:

Acre

  • IFAC – Instituto Federal do Acre;
  • UFAC – Universidade Federal do Acre.

Alagoas

  • IFAL – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas;
  • UFAL – Universidade Federal de Alagoas;
  • UNCISAL – Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas;
  • UNEAL – Universidade Estadual de Alagoas.

Amazonas

  • IFAM – Instituto Federal do Amazonas;
  • UFAM – Universidade Federal de Amazonas. 

Amapá

  • IFAP – Instituto Federal do Amapá
  • UEAP – Universidade Estadual do Amapá
  • UNIFAP – Universidade Federal do Amapá; 

Bahia

  • IFBA – Instituto Federal da Bahia;
  • IFBaiano – Instituto Federal Baiano;
  • UEFS – Universidade Estadual de Feira de Santana;
  • UESB – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia;
  • UESC – Universidade Estadual de Santa Cruz;
  • UFBA – Universidade Federal da Bahia;
  • UNEB – Universidade do Estado da Bahia;
  • UFOB – Universidade Federal do Oeste da Bahia;
  • UFRB – Universidade Federal do Recôncavo Baiano ;
  • UFSB – Universidade Federal do Sul da Bahia.

Ceará

  • IFCE – Instituto Federal do Ceará;
  • UFC – Universidade Federal do Ceará;
  • UFCA – Universidade Federal do Cariri;
  • UNILAB – Universidade da Integração Internacional de Lusofonia Afro-Brasileira. 

Distrito Federal

  • IFB – Instituto Federal de Brasília;
  • ESCS – Escola Superior de Ciências da Saúde;
  • UNB – Universidade de Brasília. 

Espírito Santo

  • IFES – Instituto Federal do Espírito Santo;
  • UFES – Universidade Federal do Espírito Santo.

Goiás

  • IFG – Instituto Federal de Goiás;
  • IFGoiano – Instituto Federal Goiano;
  • UFCAT – Universidade Federal de Catalão;
  • UFG – Universidade Federal de Goiás;
  • UFJ – Universidade Federal de Jataí.

Maranhão

  • IFMA – Instituto Federal do Maranhão;
  • UFMA – Universidade Federal do Maranhão.

Mato Grosso

  • IFMT – Instituto Federal do Mato Grosso;
  • UFMT – Universidade Federal de Mato Grosso;
  • UFR – Universidade Federal de Rondonópolis;
  • UNEMAT – Universidade do Estado de Mato Grosso.

Mato Grosso do Sul 

  • IFMS – Instituto Federal do Mato Grosso do Sul;
  • UEMS – Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul;
  • UFGD – Universidade Federal da Grande Dourados;
  • UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Minas Gerais

  • CEFET-MG – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais;
  • IFMG – Instituto Federal de Minas Gerais;
  • IFNMG – Instituto Federal do Norte de Minas Gerais;
  • IFTM – Instituto Federal do Triângulo Mineiro;
  • IFSudesteMG – Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais;
  • IFSuldeMinas – Instituto Federal do Sul de Minas Gerais;
  • UEMG – Universidade do Estado de Minas Gerais;
  • UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora;
  • UFLA – Universidade Federal de Lavras;
  • UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais;
  • UFOP – Universidade Federal de Ouro Preto;
  • UFSJ – Universidade Federal de São João del-Rei;
  • UFTM – Universidade Federal do Triângulo Mineiro;
  • UFU – Universidade Federal de Uberlândia;
  • UFV – Universidade Federal de Viçosa;
  • UFVJM – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri;
  • UNIFAL – Universidade Federal de Alfenas;
  • UNIFEI – Universidade Federal de Itajubá;
  • UNIMONTES – Universidade Estadual de Montes Claros.

Pará

  • IFPA – Instituto Federal do Pará;
  • UEPA – Universidade do Estado do Pará;
  • UFOPA – Universidade Federal do Oeste do Pará;
  • UFPA – Universidade Federal do Pará;
  • UFRA – Universidade Federal Rural da Amazônia;
  • UNIFESSPA – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Paraíba

  • IFPB – Instituto Federal da Paraíba;
  • UEPB – Universidade Estadual da Paraíba;
  • UFCG – Universidade Federal de Campina Grande;
  • UFPB – Universidade Federal da Paraíba.

Paraná

  • IFPR – Instituto Federal do Paraná;
  • UEL – Universidade Estadual de Londrina;
  • UEM – Universidade Estadual de Maringá;
  • UENP – Universidade Estadual do Norte do Paraná;
  • UFPR – Universidade Federal do Paraná;
  • UNESPAR – Universidade Estadual do Paraná;
  • UNICENTRO – Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná;
  • UNILA – Universidade Federal da Integração Latino-Americana;
  • UNIOESTE – Universidade Estadual do Oeste do Paraná;
  • UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Pernambuco

  • IFPE – Instituto Federal de Pernambuco;
  • IFSertão – Instituto Federal do Sertão Pernambucano;
  • UFAPE – Universidade Federal do Agreste de Pernambuco;
  • UFPE – Universidade Federal de Pernambuco;
  • UFRPE – Universidade Federal Rural de Pernambuco;
  • UNIVASF – Universidade Federal do Vale do São Francisco;
  • UPE – Universidade de Pernambuco.

Piauí

  • UESPI – Universidade Estadual do Piauí;
  • UFDPAR – Universidade Federal do Delta do Parnaíba;
  • UFPI – Universidade Federal do Piauí.

Rio de Janeiro

  • CEFET-RJ – Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca;
  • FAETERJ – Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro;
  • IFF – Instituto Federal Fluminense;
  • IFRJ – Instituto Federal do Rio de Janeiro;
  • ISEPAM – Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert;
  • ISERJ – Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro;
  • UENF – Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro;
  • UEZO – Centro Universitário Estadual da Zona Oeste;
  • UFF – Universidade Federal Fluminense;
  • UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro;
  • UFRRJ – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro;
  • UNIRIO – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Rio Grande do Norte

  • IFRN – Instituto Federal do Rio Grande do Norte;
  • UERN – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte;
  • UFERSA – Universidade Federal Rural do Semi-Árido;
  • UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Rio Grande do Sul

  • IFFAR – Instituto Federal Farroupilha;
  • IFRS – Instituto Federal do Rio Grande do Sul;
  • IFSUL – Instituto Federal Sul-Rio-Grandense;
  • FURG – Universidade Federal do Rio Grande;
  • UERGS – Universidade Estadual do Rio Grande do Sul;
  • UFCSPA – Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre;
  • UFPEL – Universidade Federal de Pelotas;
  • UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul;
  • UFSM – Universidade Federal de Santa Maria;
  • UNIPAMPA – Universidade Federal do Pampa.

Rondônia

  • IFRO – Instituto Federal de Rondônia;
  • UNIR – Fundação Universidade Federal de Rondônia.

Roraima

  • IFRR – Instituto Federal de Roraima;
  • UFRR – Universidade Federal de Roraima. 

Santa Catarina

  • IFC – Instituto Federal Catarinense;
  • IFSC – Instituto Federal de Santa Catarina;
  • UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina;
  • UFFS – Universidade Federal da Fronteira Sul;
  • UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina.

São Paulo

  • IFSP – Instituto Federal de São Paulo;
  • UFABC – Universidade Federal do ABC;
  • UFSCAR – Universidade Federal de São Carlos;
  • UNESP – Universidade Estadual Paulista;
  • UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas;
  • UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo;
  • USP – Universidade de São Paulo.

Sergipe

  • IFS – Instituto Federal de Sergipe;
  • UFS – Universidade Federal de Sergipe.

Tocantins

  • UFT – Universidade Federal do Tocantins;
  • UFNT – Universidade Federal do Norte do Tocantins;
  • UNITINS – Universidade Estadual do Tocantins.

O Stoodi tem um compromisso com você, aluno que está estudando para o ENEM e precisa de um curso online e de ótima qualidade. Aqui, você pode usufruir de um curso totalmente online, com os professores mais qualificados do mercado e outras vantagens.

Além das videoaulas, você conta com material didático disponível em uma plataforma incrível, auxílio com seu cronograma de estudos, e simulados que testam o avanço de seu desempenho com base no conteúdo estudado.

São 15 dia de acesso gratuito para você conhecer a plataforma! E então, está esperando o que? Faça o seu cadastro e comece a estudar para a prova do ENEM o quanto antes, assim, estará mais preparado no grande dia.