Tópico frasal: quais os tipos e como fazer?

Entenda tudo sobre tópico frasal e fique preparado para o Enem com esse guia completo sobre o assunto!

Tópico frasal: quais os tipos e como fazer?

Entenda os tipos de tópico frasal – Stoodi

O tópico frasal é uma estrutura importante que ajuda tornar o parágrafo de argumentação muito mais organizado e interessante. Ele permite ao autor do texto desenvolver o assunto mais facilmente, garantindo o sucesso da redação.

Vamos entender melhor o que é um tópico frasal? Ele pode ser chamado também de ideia central ou nuclear do parágrafo de desenvolvimento, ou seja, é um resumo do ponto de vista que o período vai abordar. Assim, cada parágrafo vai ter um tópico frasal próprio. Agora, cabe o aviso: não se deve escrever mais de uma ideia central em um parágrafo. Isso pode fazer com que o texto perca o sentido e acabe tirando pontos do autor por isso.

Tipos de tópicos frasais

Bom, como falamos, cada parágrafo vai ter a sua ideia central, fazendo uma ligação com as informações secundárias do texto. Existem seis formas diferentes de construir um tópico frasal. Fique atento para conhecer cada uma delas!

 

Declaração inicial

A declaração inicial faz realizar uma declaração forte logo no início do parágrafo. Assim, no decorrer do texto, o autor pode argumentar e surpreender o leitor, pois apresenta a ideia inicial e, nas etapas seguintes, desenvolve os argumentos a favor dela. O tópico frasal pode trazer a ideia de afirmação ou negação, que vai ser justificada com exemplos, analogias, confrontos, razões ou restrições.

Quer um exemplo? Veja a construção de um tópico frasal utilizando a declaração inicial sobre o tema “Violência Urbana”.

“Não há ligação direta entre a violência urbana e a pobreza ou o racismo. Suas raízes estão lançadas, na verdade, sobre uma sociedade desigual, que privilegia uma minoria, deixando todos os demais à margem da sociedade, distante de oportunidades iguais”.

Reconheceu a negação? “Não há ligação direta entre a violência urbana e a pobreza ou o racismo“. O período que vem depois do tópico frasal indica os motivos da violência, atendendo à curiosidade que foi causada com a negação inicial.

Definição

Quando inicia o parágrafo, o autor também pode apresentar uma palavra que esteja dentro do contexto do assunto que será discutido. Na sequência, vem a explicação lógica e ampla do significado dessa palavra nos períodos seguintes.

Veja como é a construção de um tópico frasal utilizando a definição sobre o tema “pena de morte”.

A pena de morte é o grito lancinante de uma sociedade sem fé e esperança. Ela determina que todos os limites foram extrapolados e que a única possibilidade de manter a convivência social é eliminando o criminoso para evitar a reincidência do crime”.

A “pena de morte”, nesse tópico frasal, é definida como “o grito lancinante de uma sociedade sem fé e esperança”.

cadastro stoodi tópico frasal

Contraste ou comparação

Aqui, o autor apresenta ideias opostas ou faz a comparação entre elementos considerados relevantes para o texto. Quando essa comparação é bem-feita, o contraste pode demonstrar criatividade, informação e poder crítico.

Dê uma olhada na construção de um tópico frasal utilizando o contraste sobre o tema “educação no Brasil”:

De um lado estão os professores: mal remunerados, sem estímulo e abandonados pelo poder público. Do outro, gastos exacerbados com computadores e inovação. Esse é o paradoxo da educação brasileira“.

O contraste fica claro no primeiro período quando temos a expressão “de um lado”, enquanto o segundo período inicia com “de outro”

Divisão

A divisão em um tópico frasal acontece quando existe o objetivo de separar as ideias e elementos em um parágrafo. É um jeito fácil e didático para elencar as ideias usadas para a discussão de um tema.

Observe a construção de um tópico frasal utilizando a divisão sobre o tema “educação”:

A educação é minuciosa, complexa e demora. Ela se divide em três etapas: educação básica, ensino médio e ensino superior. Apenas a qualidade constante nessas diferentes fases constroem um ser humano maduro, capaz de tomar decisões equilibradas e definir com sabedoria seu destino”.

Viu que o autor do texto optou por dividir o processo de educação em três etapas? Esse é um tópico frasal de divisão.

Alusão histórica

Quando realiza uma alusão histórica, o autor procura relacionar o tema de que vai falar com os fatos históricos, lendas, tradições, crendices ou experiências do passado. É uma forma bem eficaz para atrair o leitor e deixá-lo entretido com o texto.

Confira a construção de um modelo de tópico frasal utilizando alusão histórica sobre o tema “globalização”:

Depois da derrubada do muro de Berlim, teve fim o antagonismo leste-oeste. O mundo, então, parece ter aberto as portas para a globalização em definitivo, com uma economia em acelerada rota de competição“.

Veja que o autor traz no seu tópico frasal um fato histórico sobre a queda do muro de Berlim e suas consequências na globalização.

Interrogação

O parágrafo pode ser iniciado com uma pergunta que vai despertar o interesse e a reflexão do leitor em relação ao tema a ser discutido ao logo do texto. Essa pergunta tem que ser respondida nos períodos seguintes.

Quer conhecer a construção de um tópico frasal utilizando a interrogação? Olhe este, sobre o tema “saúde”:

Aumentar a carga de impostos vai, de fato, melhorar a saúde no Brasil? O contribuinte desacreditou do sistema, pois tira cada vez mais dinheiro do bolso e não vê retorno nas áreas administradas pelo Estado. Por isso, o povo se sente lesado.

Veja que o autor inicia o tópico frasal com a pergunta “Aumentar a carga de impostos vai, de fato, melhorar a saúde no Brasil?” e, logo em seguida, ele também passa a resposta.

Como elaborar um tópico frasal?

Tipos de tópico frasal

Analisando os tópicos frasais acima, você pode perceber que os períodos são sempre um resumo do assunto que vai ser desenvolvido ao decorrer dos parágrafos, não é mesmo?

Mas, preste atenção: o uso de conectivos é extremamente importante para incrementar a coesão do texto!

Lembre-se que, para a elaboração de tópicos frasais, é interessante planejar o texto antes. Até porque não é possível fazer um resumo de um assunto se você não tiver um conhecimento-base para desenvolver todo o texto.

E mais! Para criar bons tópicos frasais, pense que não é preciso usar longos períodos. São necessárias apenas duas frases! Use da criatividade na sua redação. Nada de apelar para frases feitas e batidas. O Enem quer saber como você consegue desenvolver bons argumentos usando os textos de apoio como fonte de inspiração.

Para garantir nota 1000 na redação do Enem, basta seguir as dicas acima e treinar os diferentes tipos de tópicos vendo quais se encaixam melhor no seu estilo de escrever! Lembre-se de utilizar as alusões históricas a seu favor: elas mostram que você tem conteúdo e está ligado às notícias da atualidade.

Qual a diferença entre ideia-chave e tópico frasal?

A ideia-chave é o conjunto de palavras-chave que vão dar sentido ao contexto específico do assunto que vai ser discutido. Por exemplo, se o tema da redação tiver relacionado ao conteúdo de biologia, as palavras-chave estarão contidas no vocabulário próprio da disciplina. Já o tópico frasal pode ser definido como o resumo da ideia central do assunto que será desenvolvido posteriormente no parágrafo.

Agora que você já sabe tudo sobre tópico frasal, uma dica final: aproveite os simulados de redação para praticar e ficar fera no desenvolvimento de boas ideias!

Gostou? Conheça a página de matérias do Stoodi e veja tudo que a plataforma tem a oferecer para ajudar nos seus estudos. Cadastre-se:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *