Encceja: como se inscrever, datas e resultados

Encceja é o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, confira tudo que você precisa saber sobre o assunto nesse guia completo!

Encceja: como se inscrever, datas e resultados

Encceja: como funciona

O que é o Encceja?

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) foi criado pelo MEC, em 2002, para avaliar as aptidões e conhecimentos de adolescentes e adultos que não terminaram o Ensino Fundamental ou Ensino Médio na idade habitual.

A prova tem como objetivo servir de referência para a educação nacional de jovens e adultos por meio de avaliações de competências adquiridas pelo estudante ao longo do seu processo de formação escolar, familiar, social, cultural e no mundo do trabalho.

Até 2016, para obtenção de certificação do Ensino Médio, o candidato deveria se inscrever no Enem. Porém, em comum acordo, MEC e Inep decidiram criar um exame apenas para certificação. 

Quem pode fazer o Encceja?

A participação no exame é gratuita e voluntária a qualquer jovem ou adulto residentes no Brasil e no exterior que não puderam terminas os estudos na idade adequada. Até mesmo pessoas privadas de liberdade tem o direito de realizar o prova.

A prova encceja tem quatro momentos, com editais e programas distintos para atender a maior quantidade de pessoas possível. Encceja Nacional: para residentes no Brasil; Encceja Nacional: para pessoas privadas de liberdade ou que esteja cumprindo medida socioeducativa; Encceja Exterior: para brasileiros que moram em outros países e Encceja Exterior: para pessoas que cumprem pena ou medida socioeducativa fora do Brasil.

Para obtenção do certificado de Ensino Fundamental é preciso ter 15 anos na data do exame. Já para certificação de Ensino Médio é preciso ter 18 anos no ato do exame.

 

Estrutura da prova e redação

prova encceja

As provas do Encceja são divididas por áreas de conhecimentos baseadas no currículo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e, também, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais. Além da prova com questões objetivas, o exame é composto por uma redação dissertativa argumentativa, geralmente com espaço entre 25 a 30 linhas.

As provas são aplicadas em um só dia, de manhã e de tarde com datas distintas para cada tipo.. A prova tem quatro etapas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha e a redação. Para a obtenção de certificação de Ensino Fundamental o exame avalia conhecimentos nas áreas de Ciências Naturais, Matemática, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e redação, e por fim, o bloco de questões de História e Geografia.

Já para certificação de Ensino Médio a prova é distribuída em Matemática e suas tecnologias, Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia), Ciências Humanas e suas tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e, por fim, Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e redação (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Educação Física e Artes)

A redação Encceja vale 10 pontos e o candidato precisa tirar pelo menos cinco pontos para ser aprovado. Geralmente os temas sugeridos na redação são ligados às questões sociais. Esse tipo de redação deve ser basicamente composto por quatro parágrafos. O primeiro parágrafo é a introdução, onde o candidato deverá apresentar o tema da redação e apontar um problema e uma tese.

O segundo e o terceiro parágrafos devem ser dedicados ao desenvolvimento do tema. O último parágrafo deve ser destinado à conclusão, onde o candidato apresentará uma solução possível ao problema apresentado.

Como fazer a inscrição do Encceja?

Para se inscrever no Encceja é preciso informar o Cadastro de Pessoa Física (CPF), se o candidato tiver acima de 18 anos. Caso seja menor e não tenha CPF, o candidato deverá informar o Documento de Identidade.

Para iniciar sua inscrição, o candidato basta acessar esta página e clicar em Inscrever. Logo em seguida deverá preencher o formulário com documento e data de nascimento. Depois deverá entrar com o dados pessoais como nome da mãe, sexo, estado civil, cor ou raça, endereço completo, entre outros.

No próximo passo o candidato deverá informar se necessita de atenção especial no dia da prova no caso de portar alguma deficiência ou necessidade especial, como, cegueira, baixa visão, dislexia, déficit de atenção, deficiência auditiva, entre outras. Essa opção serve também para mães gestantes ou lactantes. Já o participante transexual pode, após realizar a inscrição, requerer a alteração para o nome social.

Depois de preencher todos os dados é hora de conferir. Esse processo deve ser feito com calma, pois uma informação errada no cartão de inscrição pode gerar transtornos futuros.

No próximo passo o candidato escolherá se realizará a prova para Ensino Fundamental ou Ensino Médio. Nessa etapa será possível escolher também a cidade em que será realizado o exame. Após preencher os dados, é preciso confirmar que declarou todas as informações corretas e que tem ciência de todas as orientações fornecidas pelo Inep para a inscrição.

Antes de finalizar a inscrição é preciso responder a um questionário socioeconômico composto por 20 questões sobre escolaridade e renda familiar. O Inep usa essas informações para traçar o perfil dos participantes e criar políticas educacionais.

O último passo é a criação de uma senha que deve ter entre 6 e 10 caracteres, digitar um contato de telefone fixo, celular e email. Agora sim, chegou a hora de confirmar a inscrição. Faça esse processo com calma, tire um tempo para realizar essa tarefa, pois qualquer erro preenchido pode prejudicar o candidato.

Resultado do Encceja

O resultado do Encceja é divulgado no site oficial do Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Para fazer a consulta, o próprio participante deve inserir o CPF e a senha criada no ato da inscrição.

Quem obter a nota mínima em apenas uma área do conhecimento conseguirá a declaração parcial de proficiência. Nesse caso, o candidato poderá tentar a prova novamente no ano seguinte, podendo excluir a área de conhecimento que atingiu a pontuação mínima no exame anterior.

O Inep disponibiliza os cadernos das provas e gabaritos anteriores do Encceja, além de outros materiais para estudo. Basta acessar o portal do Encceja.

Acesse o vídeo do canal Stoodi no youtube e veja dicas para as provas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática do Encceja.

Se você não conseguiu concluir os estudos na idade adequada, que tal obter o certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou Médio fazendo o Encceja? Voce também pode optar por um curso para Jovens e Adultos como esse fornecido pela Anhanguera.

Escolha o seu plano Stoodi e tenha mais uma aliado para te ajudar nos estudos e na preparação para o Encceja.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *