O que é Marketing Digital e como desenvolver uma carreira na área?

Já ouviu falar em Marketing Digital? Vem com o Stoodi que vamos te contar mais sobre esse tema que está tão em alta nos últimos tempos!

O que é Marketing Digital e como desenvolver uma carreira na área?

Saiba o que é marketing digital e como ingressar na área!

Já reparou como quase tudo hoje em dia tem um pé no digital? O tempo todo, estamos com nossos celulares, tablets ou até relógios conectados à internet, para realizar os mais diversos tipos de atividades.

O avanço da tecnologia mudou a forma como as pessoas trabalham, se divertem e se comunicam umas com as outras. Como resultado do mercado digital muito dinâmico e lucrativo, surgiu o Marketing Digital.

Por tudo isso, nunca foi tão atrativo buscar uma carreira na área de marketing digital. Mas junto com as oportunidades, é natural surgirem desafios de tamanho proporcional.

É preciso se preparar bem para entender como o marketing funciona, de que modo as pessoas se comportam e como se posicionar para ter uma carreira bem-sucedida na área.

Quer saber mais sobre o assunto e ter uma boa colocação profissional? Então é isso que vamos te mostrar agora!

O que é marketing digital?

Marketing digital é uma ação promocional dentro do ambiente digital. Mas o que isso quer dizer? Qualquer iniciativa que promove um produto ou marcas na internet e nos meios digitais é, por definição, uma ação de marketing digital.

Antigamente, o conceito de marketing era relacionado apenas a ofertas diretas para produtos e serviços pagos. Em outras palavras, só era marketing se envolvesse uma oferta direta e dinheiro envolvido.

Hoje não é mais assim. O marketing digital nem sempre tem como objetivo realizar uma venda no curto prazo.

Por vezes, a ideia é criar um relacionamento com os possíveis compradores, para, futuramente, ter um retorno financeiro no médio ou longo prazo em crescente constante.

Isso deixa claro que para fazer marketing na internet, você não precisa de um produto ou serviço. Aliás, a chave do marketing não está no que ele promove, e sim na persuasão com que se faz isso.

Obviamente, para se tornar um profissional qualificado e requisitado de marketing digital, você precisa aprender todos os elementos que estão envolvidos nessa área.

Para isso, separamos apenas alguns dos melhores blogs, livros e cursos que vão te ajudar a dominar essa mistura de arte e ciência que gera resultados consistentes e escaláveis.

Blogs de marketing digital que você tem de acompanhar

Para começar, veja alguns dos principais blogs nacionais e internacionais que vão ensinar muito da teoria e prática do marketing digital:

1. Ahrefs

A Ahrefs é uma das ferramentas de SEO mais completas que existem no mercado. O nível de informações e ideias que você pode conseguir apenas por analisar os dados de qualquer site (não só as suas próprias páginas) é absurdo.

E a equipe do blog da Ahrefs faz um ótimo trabalho de explorar esse recurso. Os artigos são sempre diretos e práticos, embasados em muitos dados e com imagens explicativas.

2. Grow & Convert

Grow & Convert é uma agência de marketing de conteúdo dos EUA que cuida de toda a estratégia de conteúdo dos clientes, desde o planejamento até a promoção dos artigos.

A equipe é enxuta, mas muito eficaz, e o blog reflete bem isso. São diversos casos de sucesso e lições aplicáveis a qualquer blog.

3. Marketing de Conteúdo

Marketing de Conteúdo foi criado pela Rock Content, maior empresa de marketing de conteúdo da América Latina.

O conteúdo é voltado tanto para profissionais quanto para estudantes, com uma linguagem didática e simples de entender.

Além dos posts, você pode baixar materiais ricos e ferramentas úteis para o dia a dia de um profissional de marketing.

4. Resultados Digitais

A Resultados Digitais é uma empresas de marketing digital, com produtos de automação de marketing como o RD Station e o RD Summit, maior evento de marketing da América Latina.

5. Outbound Marketing

Muito se fala no Inbound Marketing, um dos métodos mais conhecidos de atrair e fidelizar clientes da atualidade. Mas o Outbound Marketing, que tem uma abordagem mais direta com os clientes, não deve ser deixado de lado.

blog que leva o mesmo nome da metodologia tem esse propósito: ensinar tudo que você precisa saber sobre Outbound e como ele pode ser usado dentro de uma estratégia maior.

6. Transformação Digital

O portal Transformação Digital é uma iniciativa de várias empresas, e visa falar sobre a importância desse tema para o sucesso das empresas que investem em marketing nos dias de hoje.

Você, como futuro profissional da área, precisa conhecer o impacto da transformação digital e como as empresas precisam adotá-la para se manter vivas. O portal TD é a melhor fonte de informações sobre isso.

7. Help Scout

Ter uma visão 360° do que está envolvido em fazer marketing digital vai fazer toda a diferença na sua jornada até se tornar profissional.

Por isso, não basta dominar conceitos como atração de tráfego e conversão, é preciso saber também como lidar com os clientes no pós-venda.

Nesse assunto, o blog da Help Scout é impressionante. Com artigos completos e práticos, ele mostra tudo que é preciso para lidar com clientes no mundo digital.

8. Neil Patel

Se você ainda não sabe quem é Neil Patel, desconhece um dos maiores gurus do marketing digital. Ele já fundou várias empresas, e em todas elas o conteúdo de qualidade foi uma constante.

Hoje, o Neil também se estabeleceu no Brasil e, por meio do seu blog, ensina os profissionais e empreendedores daqui como ganhar mais dinheiro com seus esforços no ambiente online.

Personalidades do marketing que você precisa conhecer

Durante sua jornada, você precisa conhecer algumas das principais personalidades de marketing do Brasil e do mundo. Aqui estão alguns deles:

  • Seth Godin: reconhecidamente um dos escritores e palestrantes mais bem-sucedidos da atualidade sobre marketing digital e inovação;
  • Philip Kotler: conhecido por muitos como o pai do marketing moderno, é figura obrigatória nos seus estudos;
  • Brian Halligan: co-fundador e CEO da HubSpot, um dos pais da metodologia Inbound Marketing como a conhecemos hoje;
  • Joe Pullizzi: palestrante, empreendedor, autor de vários livros e um dos maiores evangelizadores do marketing de conteúdo no planeta.

Espera aí, nenhum brasileiro? Pelo contrário. Você também precisa conhecer gente incrível, como o Vitor Peçanha, o André Siqueira e o Henrique Carvalho.

Cursos online que vão levar seu conhecimento ao próximo nível

Marketing digital

Uma boa forma de aprofundar tudo que você vai aprender com os blogs e livros é fazer cursos online. Esses materiais costumam ser profundos e práticos, perfeitos para levar seu conhecimento a outro nível.

Até profissionais experientes fazem cursos e treinamentos constantemente para se manter atualizados. Veja agora algumas das melhores fontes de ajuda nesse sentido:

Universidade Rock Content

Universidade Rock Content conta com certificações completas em vários temas centrais do marketing digital, e voltados para todos os níveis de experiência e aprendizado.

Para começar, você pode fazer 4 cursos gratuitos. Depois, tem mais 7 opções de cursos premium para se tornar especialista em marketing digital o quanto antes.

HubSpot Academy

A HubSpot é referência mundial em marketing digital, assim como suas ferramentas de automação, CRM e outras ações importantes.

Por isso, a empresa criou a HubSpot Academy, na qual oferece vários cursos relevantes para profissionais da área.

É importante ressaltar que a certificação gratuita é exigida por algumas empresas, então vale a pena tanto pelo conteúdo quanto pelo certificado.

Experiência prática que vai impressionar qualquer empregador

Nada substitui a experiência prática. Pode ter certeza que qualquer recrutador vai se interessar muito mais por você se o seu currículo tiver projetos e experiências, e não só conhecimento teórico.

Algumas maneiras de conseguir essa experiência e mostrar todo o seu potencial no mundo real são:

Participe de comunidades

Há muitas comunidades, nacionais e internacionais, que têm por objetivo falar sobre técnicas e práticas de marketing digital. Junte-se a algumas delas e contribua de forma ativa.

Entre as comunidades das quais você pode participar estão grupos do LinkedIn e do Facebook, fóruns, grupos do Slack e Whatsapp, etc.

Crie seus próprios projetos

Não fique só na teoria e na inspiração com os projetos e empreendimentos de outros. Você vai aprender muito mais se colocar a mão na massa e aplicar todas as lições aprendidas na prática.

Nada substitui a experiência pessoal, nem mesmo os melhores cursos do mercado. Mas qual pode ser o seu projeto?

Qualquer coisa que te empolgue, como um blog, uma comunidade de fãs nas redes sociais, ou um projeto de conteúdo diferente do que já existe.

Produza conteúdo regularmente

O marketing digital não existe sem conteúdo de qualidade, focado nas necessidades e interesses do público ideal. Por isso, faça o importante exercício de produzir conteúdo com regularidade.

Você pode fazer isso como redator freelancer, criar um blog, um canal no Youtube ou produzir materiais para outros veículos de mídia.

O que importa é adquirir o hábito de gerar valor por meio de materiais relevantes e histórias bem contadas.

O marketing digital é um conceito amplo, em constante evolução, no qual tudo se resume a estudar para entender como as pessoas se comportam e usam os recursos digitais à disposição. Você tem um longo caminho para seguir profissão nessa área, mas também conta com todas as ferramentas necessárias para isso.

Ficou interessado no mundo digital? Então, continue aprendendo com a gente com o nosso guia completo de Redes Sociais: saiba tudo sobre o assunto!

Conteúdo produzido pela equipe da Rock Content!

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