Transplante de coração: conheça esse avanço da medicina!

Descubra como funciona o transplante de coração, suas indicações e como é feita cirurgia neste post completo que o Stoodi preparou!

Transplante de coração: conheça esse avanço da medicina!

Entenda como funciona o transplante de coração!

Todos os direitos reservados.

O transplante de coração é um dos transplantes mais incríveis dentro da medicina. Porém, é um procedimento que envolve uma série de cuidados e muita atenção tanto dos médicos quanto dos pacientes que recebem o órgão. Pode ser considerado um transplante raro, tendo assim uma lista de espera enorme.

Você se interessou pelo assunto? Esse é um tema que também pode estar presente nas várias questões do Enem. Vamos então dar uma olhada no conteúdo que o Stoodi preparou especialmente para você descobrir e aprender mais sobre o transplante de coração?

Como funciona o transplante de coração?

Um transplante de coração só pode ser feito por um time médico especializado em um hospital que tenha infraestrutura adequada para a realização de um procedimento complexo e delicado como esse.

Nesse tipo de cirurgia, acontece a remoção do coração doente e logo em seguida é colocado um coração perfeitamente compatível. Devemos lembrar que sempre permanece uma parte do coração que estava doente no corpo do paciente cardíaco.

Transplante de coração: passo a passo

Bom, já sabemos como funciona um transplante de coração, agora vamos aprender com detalhes como é o passo a passo dessa cirurgia tão complexa.

Basicamente, existem quatro passos importantes a serem seguidos na hora de realizar um transplante de coração. Saiba de forma geral e simplificada como isso ocorre.

1º passo: a incisão no peito

O peito do receptor é aberto com um corte no meio. Em seguida, o osso chamado de esterno (responsável pelo sustento do tronco) tem que ser serrado para abrir a passagem que chega ao coração.

Nesse momento, o cirurgião só deve continuar o procedimento quando o outro coração estiver na sala para ser transplantado.

2º passo: o desligamento do órgão doente

Nesse passo, as veias são separadas do coração e ligadas a uma espécie de tubo que desvia o sangue para uma máquina. Ela, por sua vez, vai realizar o trabalho do coração, bombeando o sangue.

3º passo: a substituição do coração doente pelo transplantado

Nesse momento, o coração doente está pronto para ser retirado pelo cirurgião. Quando isso ocorre, o médico já começa a colocar o órgão transplantado. Para isso, o novo coração é colocado na cavidade e ocorre a união com o átrio (cavidade que recebe o sangue do corpo).

Feito isso, as cânulas devem ser retiradas para que as veias e as artérias possam ser conectadas ao coração novamente. Então o sangue que estava sendo bombeado pela máquina é colocado de volta no corpo.

4º passo: finalização do procedimento

Com o novo coração funcionando, são colocados drenos na cavidade pulmonar para que não haja o aumento de líquido no local. Para terminar, o osso esterno é colocado no lugar e o peito do paciente pode ser suturado.

Em que casos é indicado?

O corpo humano tem sido amplamente estudado pela engenharia para procurar alternativas às doenças existentes com a ajuda da tecnologia. O sistema circulatório, ligado ao nosso sistema cardiovascular, é um dos principais focos de pesquisas.

O transplante de coração é indicado somente para pessoas com insuficiências cardíacas consideradas graves. Ou seja, aqueles casos em que os pacientes:

  • não respondem mais aos medicamentos;
  • precisam ficar internados para manter o pouco funcionamento do coração e de outros órgãos;
  • não têm opção de cirurgias alternativas para tentar resolver o problema.

Podemos citar algumas doenças que causam essas condições aos pacientes, como a doença coronária grave, a miocardiopatia (doença cardíaca congênita) e quando as válvulas cardíacas são diagnosticadas com graves alterações.

Vale ressaltar, que o transplante de coração pode ser realizado em qualquer faixa etária, desde os recém-nascidos até os mais idosos. Cabe avaliar o risco geral do quadro do paciente quanto ao procedimento.

Mas precisamos lembrar aqui que esses itens de indicação não são uma regra generalizada. Cada caso é um caso. Além disso, somente o médico cardiologista responsável que pode indicar ou não a necessidade dessa cirurgia.

Como se dá o processo global do transplante de coração?

coração transplante de coração

Nós explicamos como acontece o procedimento cirúrgico. Mas, de modo geral, o processo envolve alguns fatores e etapas. Confira!

Compatibilidade

Quando falamos de compatibilidade em um transplante de coração, devemos lembrar de vários fatores que são necessários para que ele ocorra. Por exemplo:

  • a tipagem sanguínea que deve ser a mesma entre o doador e o receptor;
  • o peso do paciente e a sua idade precisam ser semelhantes aos do doador;
  • o tamanho do coração, comparado com a caixa toráxica.

Quando há uma boa combinação desse conjunto de fatores fundamentais, acontece o chamado “perfect match” ou compatibilidade perfeita.

Recuperação

Para recuperação de uma cirurgia como essa, é preciso que o paciente respire com o auxílio de aparelhos e permaneça por cinco dias na UTI. Depois, ele deve ficar internado por mais uma ou duas semanas no hospital.

Pós transplante de coração

O paciente transplantado precisa tomar muito cuidado após a sua cirurgia. Isso inclui:

  • a realização de biópsias periódicas para verificar uma possível rejeição;
  • a administração de imunossupressores indicados pelo médico;
  • o cuidado de evitar contato direto com pessoas que estejam doentes, ambientes sujos e frios;
  • a realização de uma dieta balanceada.

Quando aconteceu o primeiro transplante de coração?

O primeiro transplante de coração ocorreu no dia 03 de dezembro de 1967, na Cidade do Cabo, na África do Sul, e foi realizado pelo médico Christiaan Barnard e a sua equipe. O primeiro homem a receber um coração se chamava Louis Waskansky, de 53 anos.

Louis recebeu o coração de uma mulher de 25 anos que havia morrido em um acidente. Foi uma cirurgia que durou 5 horas e que foi bem-sucedida. Infelizmente, por ter tomado muitos medicamentos para evitar a rejeição do órgão, o paciente ficou com a imunidade muito baixa e acabou adquirindo uma infecção pulmonar e morrendo após 18 dias de uma cirurgia que mudou a história da medicina.

Primeiro transplante de coração no Brasil

O primeiro transplante de coração no Brasil aconteceu no dia 26 de maio de 1968, no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo. Foi uma cirurgia pioneira na América Latina, liderada pelo cirurgião Euryclides de Jesus Zerbini. O médico e sua equipe já haviam realizado várias cirurgias como essa em animais, porém, não tinham uma taxa muito boa de sucesso.

E você sabe quem foi o primeiro paciente de recebeu um novo coração no Brasil? Um jovem de 23 anos, chamado João Ferreira da Cunha, mais conhecido como João Boiadeiro. Ele foi diagnosticado com doença do miocárdio e insuficiência cardíaca. João recebeu o coração de um outro jovem chamado Luís Ferreira de Barros que havia morrido por um acidente de carro.

Infelizmente, após 18 dias de transplante, João Boiadeiro começou a apresentar sinais de rejeição ao órgão. Poucos dias depois, ele veio a falecer.

Gostou de saber mais sobre esse incrível avanço da medicina? Aproveite e cadastre-se gratuitamente no Stoodi para aprender vários outros assuntos legais e mandar bem no Enem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *