Herói ou heroi: Tem acento?

Heroi ou Herói? Heroico tem acento? Confira como acentuar corretamente essas palavras depois do Novo Acordo Ortográfico

Herói ou heroi: Tem acento?

Descubra qual é o certo!

Todos os direitos reservados.

Acertar a acentuação gráfica de algumas palavras não é uma tarefa fácil quando queremos escrever corretamente.

O Novo Acordo Ortográfico, que vigora desde 2016, trouxe algumas dúvidas sobre acentuação. Isso porque palavras que têm o ditongo -oi, como “herói” e “tramoia”, passaram a ser acentuadas de forma diferente.

Como se escreve: herói ou heroi?

Uma das mudanças da reforma ortográfica está na acentuação dos ditongos abertos ÉI e ÓI. “Assembleia” e “ideia”, por exemplo, perderam o acento. “Joia” e “jiboia” também. Como se escreve, então: heroi ou herói? “Herói” não perdeu o acento. Sabe por quê?

As oxítonas terminadas em ditongo aberto mantiveram-se acentuadas, mesmo após a nova reforma ortográfica, que retirou o acento dos ditongos abertos tônicos apenas das palavras paroxítonas, ou seja, aquelas que têm a penúltima sílaba tônica.

Aberto, nesse caso, refere-se ao ditongo que é ÓI e não ÔI, entendeu?

Significado de herói

Na mitologia, que você estuda nas aulas de Filosofia, herói é o filho de um deus ou uma deusa com um humano: ele é tipo um semideus, que pode ter poderes especiais mas ainda é humano, ou seja, mortal. Hércules, filho de Zeus, é um bom exemplo.

Na vida real, quando um sujeito realiza atos que se destacam em relação aos dos demais pela bravura e coragem, ele é chamado de herói.

Exemplo do uso de herói

Damos muita importância aos super-heróis, não é verdade? Quem não curte os heróis da Marvel? Mas existem outros heróis por aí, que trabalham diariamente e, de vez em quando, aparecem no noticiário: médicos, bombeiros, entre outros.

Ex.: Wolverine é um dos maiores heróis do cinema.

Às vezes, o herói está dentro da nossa casa: pode ser o pai, a mãe ou outro familiar! Quem é o seu herói?

Heroico tem acento?

A forma correta de se escrever essa palavra é Heroico sem acento. A palavra Heróico , é errada, e perdeu o acento desde o novo acordo ortográfico, que eliminou os acentos agudos de ditongos abertos (oi e ei) em palavras paroxítonas.

Heroico é um adjetivo usado para exemplificar um ato grandioso , “digno de herói” .

Agora que você aprendeu a grafia correta e a regrinha de acentuação dos ditongos, acesse a lista de exercícios do Stoodi e veja como testar seus conhecimentos e aprimorar a redação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *