Abençõe ou abençoe: Tem acento?

Ficou com dúvida se abençoe leva til, ou não? Esclareça de uma vez por todas aqui!

Abençõe ou abençoe: Tem acento?

Bateu dúvida: é abençoe ou abençõe?

O til é um serzinho danado para nos colocar em apuros. E você tem que prestar atenção para não perder pontos em nenhum exame por causa de erros bobos. Então, vamos falar um pouco sobre o til, explicando se abençoe tem acento ou não. Veja só!

Como se escreve: abençõe ou abençoe?

Primeiro de tudo, o título deste post é uma pegadinha! Til (~) não é um acento. Como assim?! Essa “cobrinha” é um sinal gráfico que indica nasalidade, ou seja, quando você pronuncia uma palavra naturalmente o som dela vibra no seu nariz!

Para provar, faça o teste. Observe a maneira como estão escritos os dois vocábulos: abençoe ou abençõe. Agora pronuncie em voz alta levando em consideração a nasalidade. Pronto? E aí?

Ao dizer “abençoe”, o som da última sílaba insistiu em querer sair pelo nariz (como em maçã, ações, pão)? Certamente não. Ao tentar falar “abençõe”, o som foi para o nariz e a pronúncia ficou bem engraçada, correto?

Respondida sua dúvida: abençoe não leva til de maneira nenhuma! O mesmo vale para palavras similares, como “doe” (doar) e “voe” (voar).

Significado de abençoe

Agora que você sabe como se escreve a palavra abençoe, é hora de aprender seu significado. Esta é uma variação do verbo “abençoar” (sobre a qual vamos dar exemplos a seguir).

Abençoar é um verbo regular transitivo direto e pronominal, que significa lançar ou conceder bênçãos ou proteção sobre algo ou alguém. Alguns sinônimos são: bem-fadar, abendiçoar, louvar, glorificar, proteger.

Exemplos do uso de abençoe

Abençoe está nas terceiras pessoas dos modos Subjuntivo e Imperativo.

No modo Subjuntivo, integra o tempo Presente: Que Deus o(a) abençoe.

Já no Imperativo, aparece tanto afirmativo quanto no negativo: Abençoe esta criança. / Não abençoe este pecador.

Viu como é fácil? Mas vamos admitir, a língua portuguesa é cheia de pegadinhas e não é bom pode cair nelas! Para mandar bem nas provas do Enem e principais vestibulares, acesse o cronograma de estudos do Stoodi! Cadastre-se grátis:

Veja também:

Traz ou trás: saiba quando usar cada um deles

Lazer ou Laser: qual é a diferença?

1 comment
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *