Geleia ou geléia: Como se escreve?

 

Esta pegadinha, com certeza, vai cair no vestibular e você precisa estar afiado. Trata-se de uma das principais mudanças do Novo Acordo Ortográfico. Então, fique conosco para entender se geleia tem acento, ou não!

Como se escreve geleia?

Com a nova ortografia, o acento agudo em palavras paroxítonas com ditongo aberto éu, ói, éi simplesmente caiu! Nesses termos, batemos o martelo: geleia não tem acento, e fim de papo! Mas para que você não fique boiando em alto-mar, veja outros exemplos similares!

Como era/Como ficou

platéia/ plateia

idéia/ ideia

estréia/ estreia

heróico/ heroico

tablóide/ tabloide

jibóia/ jiboia

jóia/ joia

Significado de geleia

É de comer rezando! Imagine sua avó cozinhando em um fogão de lenha um preparo com calda de açúcar e frutas até ficar cremosa, para ser usado em bolos, doces, torradas etc.

Você pode chamar de geleia qualquer substância gelatinosa obtida por meio de manipulação ou cozimento. Seja o preparo de um mocotó ou uma química de laboratório.

Por isso, geleia também é sinônimo para qualquer coisa mole, pastosa ou gelatinosa. E pode ser usada em sentido figurado para qualquer contexto parecido.

Exemplos do uso de geleia

Estou firme como prego na geleia! (Estou mole, desmilinguido, sem ânimo.)

Esta geleia real me deixou mais forte! (A geleia real é uma substância que as abelhas produzem para alimentar as crias nas colmeias. É de alto valor nutricional.)

Essa comida parece uma geleia! (O alimento ficou com uma textura ruim, molenga e sem graça.)

Com essa dica deliciosa, você nunca mais vai esquecer que geleia não tem acento. E como escrever envolve arte e técnica, para fazer bonito no Enem acesse agora a plataforma do Stoodi e pratique redação com a gente!