As inscrições para a Fuvest 2019 já estão abertas!

As inscrições para o vestibular da Fuvest 2019 já estão abertas! Entenda aqui como fazer a inscrição e todas as mudanças que o vestibular vai ter esse ano!

As inscrições para a Fuvest 2019 já estão abertas!

Veja como será a inscrição desse ano!

A Fundação Universitária para o Vestibular (FUVEST), abriu nesta segunda-feira, 13, as inscrições para o vestibular da Universidade de São Paulo, a USP. O prazo vai até o dia 14 de setembro.

Como fazer a inscrição?

Veja o passo a passo para se inscrever:

  1. Acesse a página de inscrição da Fuvest ;
  2. Insira seu CPF;
  3. Preencha o formulário requisitado (em caso de dúvidas, veja o tópico “Quais foram as mudanças deste ano?” deste mesmo post).
  4. Após preencher o formulário, não se esqueça de selecionar o curso de sua escolha.

A taxa de inscrição é de R$ 170 e deve ser paga até o dia 18 de setembro.

FUVEST 2019

Este ano, a universidade abriu 8.362 vagas.

Dentre elas, 40% das vagas por curso serão destinadas a alunos vindos de escolas públicas, por meio da própria Fuvest e, também, do SISU (Sistema de Seleção Unificada). Ainda dentro desta porcentagem, 37,5% das vagas serão voltadas aos PPI (candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que também venham de escola pública).

O número de vagas destinadas ao SISU ainda não foi divulgado.

As provas poderão ser realizadas na região metropolitana de São Paulo, no litoral e interior paulistano. Apenas sete cidades do interior receberão as provas. Caso você ainda não saiba em qual será a cidade que realizará sua prova, veja no Manual do Candidato a cidade mais próxima de você.

Caso você seja aprovado para a segunda fase, apenas essas cinco cidades interioranas irão realizar a aplicação: São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Sorocaba, Bauru e São José dos Campos.

inscrições fuvest 2019

Calendário Fuvest 2019

  • 16 de novembro – Divulgação dos locais de prova 1ª fase
  • 25 de novembro – Primeira Fase
  • 10 de dezembro – Aprovados 1ª fase
  • 6 de janeiro – Segunda Fase (português e redação)
  • 7 de janeiro – Segunda Fase (específica)
  • 24 de janeiro – Divulgação da lista de aprovados

Quais foram as mudanças deste ano?

Este ano, a FUVEST instaurou um sistema de reconhecimento facial para evitar fraudes durante as provas.

Durante a inscrição, o aluno deve inserir uma foto sua em um fundo sem detalhes, destacando o rosto do candidato. No dia da prova, imagens dos participantes serão coletadas e elas devem ser semelhantes às anexadas pelos alunos. Caso o reconhecimento não ocorra, o candidato não poderá fazer a prova.

Também durante a inscrição, o candidato deve se classificar entre as seguintes opções: ampla concorrência (sem se encaixar em nenhum tipo de cota); Ação Afirmativa EP (estudantes vindos de escola pública); ou Ação Afirmativa PPI (candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, vindos de escola pública).

Além disso, a FUVEST também instaurou um novo sistema na segunda fase que, ao invés das provas serem feitas em três dias, serão realizadas apenas em dois.

No dia 6, a prova terá dez questões de português e uma redação. Enquanto no dia 7, a prova será composta por 12 questões, em que duas a quatro serão das matérias específicas do curso escolhido.

Gostou das dicas e quer saber sobre o mundo dos vestibulares? Então cadastre-se gratuitamente no Stoodi e saiba tudo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *