Veja como garantir sua vaga na universidade de medicina com o Stoodi!

Hoje vamos falar de uma das profissões mais antigas e prestigiadas de todos os tempos e, consequentemente, uma das carreiras mais concorridas nos vestibulares de todo o país: a Medicina!

Mesmo com o alto número de candidatos por vaga e notas de corte bastante elevadas, o curso continua sendo o sonho de muitos vestibulandos. E para dar uma força àqueles que estão pensando em se candidatar, preparamos este post com tudo o que você precisa saber sobre como passar em Medicina.

Prepare o seu material de estudos e vamos juntos nos aprofundar nessa graduação que é número um da área da saúde!

 

Por que estudar Medicina?

Responder a essa pergunta de forma consciente é um ponto bastante importante para quem deseja escolher a carreira na área médica.

Afinal, serão 6 anos de curso no período integral — além dos períodos de residência e especialização — muito estudo e rotinas intensas de trabalho que exigirão sua total dedicação e empenho.

Por outro lado, a oportunidade de participar de equipes multiprofissionais, investigar os mais diferentes tipos de doenças, em busca de sua cura e de formas de prevenção, além de trabalhar ativamente em prol da saúde e do bem-estar de outras pessoas, faz com que a profissão seja extremamente gratificante, indo além do prestígio e dos altos salários que, geralmente, chamam a atenção de boa parte dos futuros universitários.

 

O que estudar para passar em Medicina?

Independentemente da faculdade escolhida, as disciplinas que têm maior peso para a prova de Medicina são a Química, a Física e, principalmente, a Biologia, que é a área base do curso.

No entanto, para atingir uma boa pontuação em Medicina é muito importante conseguir um resultado equilibrado, sem deixar de lado as outras matérias e com um foco especial na redação, que garantirá um bom destaque no seu resultado final.

 

Dicas essenciais para quem quer passar em Medicina

Neste tópico, vamos dar algumas dicas práticas e bastante úteis que podem ajudá-lo a garantir a sua aprovação no curso de Medicina. Confira a seguir!

Estabeleça prioridades

Se o seu objetivo é passar em Medicina ao final do Ensino Médio, então, essa deve ser a sua prioridade do momento. Por isso, procure dar uma atenção especial, principalmente, aos conteúdos mais exigidos pelo edital do vestibular e também àqueles que você tem mais dificuldade.

Tenha um cronograma eficiente

Montar um cronograma é essencial para que você organize os seus horários e crie uma rotina de estudos realmente eficaz.

Aqui, uma boa dica é determinar a quantidade de horas por dia que você precisa para estudar e estipular períodos para cada disciplina, intercalando a teoria, as atividades práticas e, também, os momentos de descanso, que são muito importantes para a fixação dos conteúdos.

Faça revisões e exercite os seus conhecimentos

Para que você consiga memorizar melhor as matérias já estudadas e fixar os conceitos mais importantes, sugerimos aqui duas estratégias:

  • resumos, que ajudam a retomar de forma rápida e objetiva os conteúdos já estudados;
  • exercícios, que ajudam a treinar o cérebro, a aplicar os conhecimentos na prática e, ainda, exercitar o seu ritmo de prova.

Cuide bem da sua saúde

Quando o assunto é vestibular, o ditado “mente sã e corpo são” faz todo o sentido.

Afinal, aliado à rotina de estudos, manter uma alimentação balanceada e um sono de qualidade são hábitos muito importantes para cuidar da saúde do seu corpo e, consequentemente, da sua mente.

Assim, você estará mais preparado e mais disposto para enfrentar a maratona de provas!

 

Qual é a pontuação necessária para passar em Medicina?

estudantes de medicina como passar em medicina

Agora, vamos falar sobre a nota de corte ou, neste caso, a pontuação mínima exigida para que você conquiste a sua aprovação em Medicina.

É importante observar que essa média pode variar de acordo com a instituição de ensino escolhida. Por isso, vamos dividir esse tópico de acordo com os critérios de seleção exigidos pelas melhores faculdades de Medicina do país no vestibular mais recente. Confira!

USP

Vamos começar pela Universidade de São Paulo, que tem o vestibular mais concorrido do Brasil — a Fuvest — e, consequentemente, a maior nota de corte. Em seu primeiro ano de adesão ao Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, o índice mínimo para aprovação foi de 819,92 pontos.

Unesp

De acordo com os dados da Fundação Vunesp, responsável pelo vestibular da Universidade Estadual de São Paulo, a nota de corte para o curso de Medicina no último vestibular foi de 75 pontos.

Unicamp

Ainda no estado de São Paulo, podemos destacar a Universidade Estadual de Campinas, que apresentou a nota de corte 720,7 pontos no vestibular de 2018.

Faculdades que utilizam a nota do Enem

Atualmente, diversas universidades federais e estaduais já utilizam exclusivamente os resultados do Enem como forma de classificar os candidatos às suas vagas para os mais diversos cursos.

A seguir, vamos listar as melhores faculdades do Brasil que utilizam o Sisu, junto às suas notas de corte para o curso de Medicina:

  • Universidade de Brasília (UnB), com 829 pontos;
  • Universidade Federal do Paraná, com índice 826;
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com pontuação 822;
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com 811 pontos;
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com índice 791.

 

Conheça alguns dos estudantes que passaram em Medicina de primeira com o Stoodi

Depois de conhecer alguns motivos para escolher o curso de Medicina, descobrir quais matérias estudar, além de conferir algumas dicas para se preparar e quais as notas de corte das maiores universidades, vamos te provar que é possível passar de primeira em medicina!

Separamos 4 histórias de alunos do Stoodi que garantiram a sua aprovação no curso. Confira e inspire-se!

  • Aldir Cleber, um estudante de apenas 17 anos foi aprovado em 3 faculdades de Medicina, com a ajuda dos conteúdos do Stoodi;
  • Com o apoio do Stoodi, Valdivino Soares garantiu a sua aprovação no curso de Medicina na FAMP;
  • Da escola pública para a universidade federal: Guilherme Cruz trilhou um caminho de sucesso com a ajuda do Stoodi;
  • Marise Lopes, aluna do Stoodi, prova que é possível passar em Medicina após 4 meses de estudo.

 

Por fim, o importante é manter o foco e iniciar a sua preparação com antecedência. Assim, você terá tempo hábil para estudar com tranquilidade e conquistar a sua aprovação em Medicina!

Se você gostou deste post sobre como passar em Medicina e também quer fazer parte dos aprovados com o apoio do Stoodi, aproveite para fazer o seu cadastro gratuito e confira todas as ferramentas que o site oferece para dar aquela força aos seus estudos.

Beatriz Abrantes

Cursando jornalismo, é apaixonada pela profissão e por inventar receitas em sua cozinha. Faz parte do time de Marketing e Conteúdo do Stoodi, focada em SEO. A Bia adora dançar, participa de ONG’S de proteção aos animais e ama passar tempo vendo filmes. Conheça mais os seus textos!

Mais que um cursinho online: uma rotina de estudos perfeita para você

O caminho para a sua aprovação no ENEM E VESTIBULARES nas suas mãos!