Veja quais são as profissões que mais darão certo no futuro!

Entender quais são as profissões do futuro é primordial para você se preparar para as mudanças pelas quais o mundo está passando. Diversas atividades não são mais necessárias no mercado, fazendo com que os empregados menos preparados fiquem desempregados, ainda que tenham curso superior.

Para evitar que isso aconteça com você em algum momento, mostraremos quais são as áreas e atividades que estarão em alta no futuro. Além disso, veja quais as profissões mais bem pagas do futuro. Dessa forma, você estará mais bem preparado para decidir qual é o melhor curso, que sirva para hoje, mas também para amanhã.

Boa leitura!

Quais as profissões do futuro?

Uma pesquisa realizada pelo Programa de Estudos do Futuro (Profuturo), que funciona dentro da Fundação Instituto de Administração, mostrou os tipos de profissão em alta no futuro. Para os próximos 10 anos, as áreas mais promissoras estão ligadas a:

Profissões do futuro: 2018

Em 2018 algumas profissões já começaram a se destacar. Confira quais são as principais!

Analista contábil

O analista contábil trabalha na análise de contas e de princípios contábeis, fechamento mensal e explicação de possíveis variáveis. O profissional, normalmente, tem formação em Ciências Contábeis e o salário pode chegar a 12 mil reais.

Como a contabilidade se tornou mais próxima dos negócios, ela é importante para que as empresas tomem as decisões fazendo com que esse profissional se torne fundamental.

Analista de desenvolvimento humano

Este profissional ajuda na estruturação de avaliações de desempenho por competência. Além disso, faz o mapeamento de colaboradores de grande performance e que trabalham em posições estratégicas para a empresa. Para ocupar esse cargo, normalmente é exigida formação em Psicologia ou Administração de Empresas.

O salário é bem interessante: entre 7 e 10 mil. O motivo para tal valorização está na necessidade de empresas retomarem suas ações no mercado de forma amadurecida e estruturada, atraindo e retendo os principais talentos.

Analista de mídias digitais

Esse profissional, formado em Marketing, Publicidade e Propaganda ou áreas afins, trabalha em uma análise robusta das redes sociais e as principais ferramentas existentes para isso. Gerencia as mídias sociais da empresa, ajudando na forma com o internauta vê a marca da instituição.

O salário, que pode chegar a 6 mil reais, se deve à importância que a internet tem no dia a dia das empresas.

Analista de investimentos

O analista de investimentos atua em empresas de serviços financeiros e é responsável pela seleção de investimentos que podem ser realizados para que a empresa ou os clientes tenham mais lucro.

Para tanto, é importante que o profissional tenha formação em Economia ou Administração. Assim, contará com um salário que vai de 3 a 8 mil reais, podendo receber ainda um bônus.

Business partner (RH)

O profissional é responsável pelo desenvolvimento de estratégias de recursos humanos que agregue mais valor aos objetivos do negócio. É uma peça importante para definir os valores e padrões de cultura das empresas.

Para atuar nesta área, a pessoa pode ser generalista de recursos humanos com experiência e foco em liderança de equipe. O salário é tentador e beira os 30 mil reais. Essa valorização se deve à necessidade de trazer profissionais que sejam parceiros dos objetivos empresariais.

Profissões do futuro: 2020

Para 2020, algumas áreas já têm recebido atenção do mercado. Veja quais são as profissões do futuro no Brasil e nos outros países:

  • engenheiro de petróleo;
  • técnico de sistemas de informação;
  • supervisor em produção de transformação de plástico na indústria;
  • engenheiro de mobilidade;
  • técnico em mecatrônica;
  • engenheiro sanitário;
  • engenheiro ambiental;
  • desenhista técnico em eletrônica, eletricidade e eletromecânica;
  • profissional de Big Data;
  • profissional de Tecnologia da Informação;
  • engenheiro com foco em agronegócio;
  • gestor de resíduos;
  • designer de inovação;
  • biotecnologista.

Para se manter no mercado na área de produção, você deverá ter, ao menos, um curso técnico. Já em gestão, o nível superior passa a ser fundamental. Se seu desejo é alcançar cargos de diretoria e gerência, uma pós-graduação também se torna primordial.

Profissões do futuro: 2025

As profissões do futuro em 2025 já anunciam notáveis diferenças. O pensamento computacional começa a ganhar ainda mais destaque, gerado pela Inteligência Virtual. Além disso, os cuidados com a terceira idade também serão mais importantes, uma vez que a população estará mais envelhecida.

Veja a lista das profissões que serão mais procuradas em 2025:

  • cuidadores de terceiros (crianças e idosos);
  • engenheiros de tecnologia e pensamento computacional;
  • psicólogos especializados em inteligência social e novos meios de comunicação;
  • profissionais de RH especializados em adaptabilidade e saber empresarial;

Cursos e profissões do futuro: dicas de como se preparar

portas escolhas profissões do futuro

Para não correr o risco de ficar sem espaço no mercado, você deverá tomar alguns cuidados, como:

  • observar quais são as principais notícias sobre o mercado de trabalho da sua profissão, antecipando tendências;
  • qualificar-se continuamente e se atentar para as tecnologias digitais, uma vez que nelas está o futuro de muitas profissões;
  • avaliar as atividades de sua profissão mais inovadores e que devem permanecer por mais tempo;
  • verificar os nichos que ainda têm pouca mão de obra em sua profissão;
  • analisar áreas com potencial, como marketing e vendas, sustentabilidade e qualidade de vida.

Agora que você sabe quais são as melhores profissões do futuro, é hora de se preparar. Verifique como a classe escolhida tem se reinventado e como continuará a prestar serviços a médio e longo prazo.

Assim, você já saberá o que fazer quando estiver no curso superior desejado. Caso acredite que a área desejada não oferecerá muito espaço, avalie a possibilidade de escolher outra.

Para se preparar para ingressar na faculdade, conheça o plano de estudo do Stoodi e veja tudo o que a plataforma tem a oferecer para ajudar nos seus estudos e na sua preparação para o futuro.

Beatriz Abrantes

Cursando jornalismo, é apaixonada pela profissão e por inventar receitas em sua cozinha. Faz parte do time de Marketing e Conteúdo do Stoodi, focada em SEO. A Bia adora dançar, participa de ONG’S de proteção aos animais e ama passar tempo vendo filmes. Conheça mais os seus textos!

Mais que um cursinho online: uma rotina de estudos perfeita para você

O caminho para a sua aprovação no ENEM E VESTIBULARES nas suas mãos!