Beringela ou berinjela: qual a forma correta?

 

Como duas letras totalmente diferentes podem causar tanta confusão? Pois bem, o uso das letras G e J muitas vezes nos coloca em situações embaraçosas.

Ao falarmos a palavra “berinjela”, por exemplo, apenas pela pronúncia não dá para distinguir qual das consoantes está sendo usada. Mas afinal, “berinjela” é com J ou G?

Tire essa dúvida de uma vez por todas!

De acordo com os dicionários berinjela é com J ou G?

Foneticamente não existe distinção entre a palavra “berinjela” escrita com J ou G. As duas formas de grafia podem ser consideradas corretas. Entretanto, a questão que vai diferenciá-las é a origem de cada uma delas.

Em sua forma mais antiga, a palavra era escrita com G, modelo que prevalece no português de Portugal até os dias de hoje. Mas após um estudo mais aprofundado sobre suas origens, acabou-se adotando a grafia com J na maioria dos países — é o que acontece com o Brasil.

Podemos encontrar seus primeiros registros com J no idioma persa badnjan, no árabe bândinjâna, no espanhol berenjena.

Assim, o fato de você utilizar as duas grafias não quer dizer que uma delas esteja errada. Mas para o uso adequado conforme a norma culta da gramática brasileira, devemos escrever berinjela com J.

Berinjela: significado

Berinjela é o substantivo feminino que dá nome a um fruto de origem indiana, pertencente à família das solanáceas — planta dotada de flores violáceas, conhecida por seus frutos ovais, com uma fina casca na cor arroxeada e uma polpa esbranquiçada, com pequenas sementes.

Seu fruto é bastante conhecido e procurado pelos benefícios que traz à saúde humana, especialmente na ajuda de perda de peso.

Exemplo do uso de berinjela

  • Esta noite jantaremos lasanha de berinjela.
  • Comprei um casaco cor de berinjela.
  • Salada de berinjela é excelente para a saúde.

Gostou do post? Que tal continuar aprimorando seus conhecimentos? Cadastre-se gratuitamente no Stoodi e aproveite os exercícios e videoaulas que temos a oferecer!