Companhia ou compania: qual é o certo?

 

As dúvidas quanto à escrita da palavra companhia em muito são influenciadas pela pronúncia da sílaba “nhia”, pois as pessoas acabam engolindo a consoante H no momento da fala. Isso se justifica pelo excesso de nasalidade da palavra, os chamados erros de ortoépia. Mas a forma correta é realmente a com o uso do NH, ou seja, companhia.

Diferença entre companhia e compania

Compania e companhia é outro apuro que a linguagem falada pode nos fazer passar. Por questões práticas, os indivíduos acabam engolindo algumas letras na hora de se comunicar. Assim, boa parte das nossas dúvidas e erros começam desse vício.

No caso de companhia e compania, a diferença entre elas é que esta última não existe na língua portuguesa e o seu uso, portanto, é errado.

Companhia: significado

Esse substantivo feminino está relacionado com a noção do ato de acompanhar, ser acompanhado por alguém, ou simplesmente a convivência entre pessoas. Mas a palavra “companhia” também pode ter significado de associação, como uma empresa que reúne sócios para sua formação.

Este vocábulo é originado da palavra em latim companis, que era utilizada para denominar o comportamento das pessoas que comiam pão juntas. Com o passar do tempo e a evolução da língua, o significado dessa expressão mudou, adquirindo o sentido de pessoas que seguem juntas.

Então, unindo-se o sufixo “ia” com o radical “companh”, tem-se o substantivo “companhia”, fornecendo uma noção de coletividade. E desse radical, surgem outras palavras, como: companheiro, acompanhar, companheirismo.

Exemplos do uso de companhia

  • Gosto muito da companhia dele.
  • Minhas amigas me farão companhia na viagem.
  • É sempre bom estar em sua companhia.
  • A companhia foi vendida porque já não dava mais lucro.

Gostou do artigo e quer ficar por dentro de mais conteúdos informativos como este? Cadastre-se gratuitamente no Stoodi e aproveite os exercícios e videoaulas que temos a oferecer!