A partir ou apartir: junto ou separado?

Talvez você já encontrou o termo a partir escrito junto, mas esse é um grande equívoco. É hora de você saber o porquê!

A partir ou apartir: junto ou separado?

A partir se escreve junto ou separado? Descubra com o Stoodi!

A partir é junto ou separado? Essa é mais uma armadilha das provas de vestibulares em que você não pode cair. De acordo com a norma culta, a maneira correta de escrever é sempre separada — não existe a palavra “apartir”.

Mas há outros detalhes que você também precisa estar por dentro. Confira!

A partir tem crase?

Outra dúvida muito frequente sobre a escrita dessa locução consiste no uso ou não da crase — à partir. No entanto, o uso desse acento é mais um erro de ortografia; “a partir” jamais deve ser escrito com crase. E por que não?

Para responder essa pergunta é preciso voltarmos à regra do emprego do acento em análise. O uso da crase é obrigatório nos casos em que ocorram a contração do artigo definido “a” e a preposição “a”, situação que pode ser ilustrada pela fórmula: “a + a = à”.

Dessa forma, como a locução “a partir” não tem artigo definido, mas apenas a preposição, fica descartada a possibilidade de escrevê-la com crase.

Além disso, para que você aprenda de uma vez por todas que não há cabimento para o uso da crase, basta compreender que ela nunca é usada antes de verbos, tal como acontece em “a partir”.

A partir: significado

A partir é uma locução que tem como base o verbo partir e sua finalidade é demarcar o início de uma contagem. Devemos utilizá-la quando o objetivo for fazer referência ou determinar um ponto de partida.

Sinônimos

  • desde;
  • a começar;
  • com início;
  • a contar;
  • a datar.

Exemplos do uso de a partir

  • A partir de amanhã começarei a praticar exercícios físicos.
  • A liquidação da loja de perfumes começa a partir da próxima semana.
  • A partir deste final de semana inicia o período de provas da faculdade.

Gostou post? Venha aprimorar seus conhecimentos! Cadastre-se gratuitamente no Stoodi e aproveite nossos exercícios e videoaulas:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *