Peço ou pesso: qual é o correto?

Apenas a palavra peço está conforme as regras gramaticais, mas muita gente ainda escreve errado. Então aprenda a fazer do jeito certo de uma vez por todas!

Peço ou pesso: qual é o correto?

Será que o verbo pedir é conjugado com ç ou ss? Afinal, as duas alternativas apresentam sons semelhantes, mas apenas uma delas é aceita pelas regras ortográficas. Então, siga a leitura e confira dicas preciosas para não ter nenhuma surpresa no vestibular!

Como se escreve: peço ou pesso?

A forma correta de se escrever esse verbo é “peço”, com ç. O uso do ss é equivocado, não existe no vocabulário português. A palavra “peço” nada mais é do que o verbo “pedir”, conjugado na 1ª pessoa do singular, do presente do indicativo.

Como se trata de um verbo irregular, ele vai apresentar muitas variações no seu radical e terminações. Isso significa que “pedir” não se encaixa em padrões fixos de conjugação verbal — razão pela qual o nível de dificuldade para acertá-lo é bem maior.

Significado de peço

Peço tem origem na palavra latina petere e pode representar uma série de significados — suplicar algo a alguém, exigir, solicitar, fazer pedidos e, conforme o contexto, também pode exercer o papel de verbo transitivo direto, intransitivo ou ainda bitransitivo.

Esse verbo pode ainda apresentar como sinônimos: reclamo, necessito, demando, requeiro, exijo.

Exemplos do uso de peço

  • Peço desculpas por todos os transtornos que causei semana passada.
  • Peço a Deus que me conceda sucesso profissional.
  • Se precisar, peço a um amigo para que interceda por você.
  • Tudo o que peço é que ao menos um amigo me compreenda.

Gostou do post e quer ficar por dentro de mais conteúdos informativos como este? Cadastre-se gratuitamente no Stoodi e aproveite os exercícios e videoaulas que temos a oferecer:

Veja também:

Pessa ou peça: qual é o certo?

Traz ou trás: saiba quando usar cada um deles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *