Agente ou a gente: qual é o uso correto?

Esse artigo foi feito para quem ainda tem dúvidas sobre o uso correto das expressões agente e a gente. Quando e como usar, explicado de maneira simples.

Agente ou a gente: qual é o uso correto?

Veja quando é o certo usar a gente ou agente com o Stoodi!

Um caso muito famoso da Língua Portuguesa é a confusão entre os termos agente ou a gente. Não é raro vermos essas palavras aplicadas em frases e utilizadas de maneira completamente errada, principalmente nas redes sociais.

O problema é realmente a utilização que se dá a cada uma, já que ambas estão corretas e existem na nossa língua. Como possuem significados completamente diferentes, a confusão é muito comum. Descubra o porquê!

Diferença entre agente e a gente

Apesar da homofonia (igualdade fonética) presente na comparação das duas palavras, ambos os termos possuem significados distintos. Enquanto um deles é um substantivo (agente), o outro é uma expressão (a gente).

Agente: significado

O vocábulo agente é um substantivo comum. Segundo o dicionário Michaelis, agente é aquele sujeito

que age, que exerce alguma ação; que produz algum efeito. O que agencia ou trata de negócios alheios. 2 Pessoa encarregada da direção duma agência.

Exemplos do uso de agente

  • João Carlos, meu agente de viagens, organizou nossa excursão para os Estados Unidos.
  • James Bond, o 007, é um agente secreto muito famoso dos filmes.
  • A Maria é uma excelente agente imobiliária.
  • O agente policial foi o grande responsável pela prisão do meliante.
  • Pesticidas possuem agentes nocivos à saúde humana.

A gente: significado

Já o termo a gente é uma expressão coloquial muito utilizada verbalmente, principalmente em diálogos informais. Equivale ao pronome pessoal da 1ª pessoa do plural, nós. Um grande problema no seu uso é a conjugação verbal dessa expressão. Muitas pessoas fazem essa conjugação considerando a equivalência com nós, sendo que a regra de concordância pede que o verbo seja conjugado na 3ª pessoa do singular.

Ou seja, enquanto o correto é nós vamos, coloquialmente se diz a gente vai, e não a gente vamos. Vale lembrar que, principalmente ao escrever, devemos privilegiar o uso da norma culta, com o pronome nós.

Exemplos do uso de a gente

  • A gente vai sair com a turma hoje.
  • Você quer ir ao cinema com a gente?

Curtiu essas dicas?  Então aproveite e cadastre-se no Stoodi, confira nosso plano de estudos e veja muito mais no Blog do Stoodi. Corre lá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *