De novo ou denovo: é junto ou separado?

 

Veja qual é o certo: de novo ou denovo?

Expressões que são compostas por duas palavras geralmente costumam causar muitas dúvidas nas pessoas. Nem sempre é possível saber, de cara, qual é a forma correta de escrever. Esse é o caso da dúvida que fica entre utilizar de novo ou denovo. Quer saber qual é o certo? Então confira abaixo!

Significado: de novo

O jeito certo de escrever essa expressão é de novo, separado. O termo denovo está completamente errado e não existe, não podendo ser aplicado em nenhum contexto. Apesar de ser frequentemente utilizado em conversas informais e, principalmente, nas redes sociais, o termo denovo é mais um exemplo de palavra que, por conta da nova regra ortográfica, tem causado confusão entre as pessoas. Mas não se engane, a forma correta é de novo, separada.

De novo é uma locução adverbial que passa a ideia de repetição. Ou seja, pode significar novamentemais uma vezoutra vez etc. Locuções adverbiais nada mais são que a junção de duas ou mais palavras, que assumem a função de advérbio.

Outras locuções adverbiais também utilizam a preposição de para serem formadas. De rompantede costasde supetão são apenas alguns exemplos de locuções adverbiais existentes na Língua Portuguesa.

Na aplicação em frases, de novo tem como função modificar o sentido do verbo, sendo utilizado para indicar o fato de que certa ação ou coisa está sendo feita novamente (ou será feita mais de uma vez).

 

Exemplos do uso de de novo

  • Terei que chamar você de novo para vir almoçar?
  • Não satisfeito, ele foi e cometeu o mesmo erro, de novo.
  • Meu carro teve de novo o problema no motor.
  • Preciso que você faça essa tarefa de novo. Ela não atingiu nossos padrões de qualidade.
  • Deparado com as dúvidas da turma, o professor explicou de novo a matéria da semana anterior.

Curtiu as dicas? Então venha receber mais dicas e matérias na plataforma do Stoodi. Cadastre-se grátis: