Veja como saber a sua média do Enem com o Stoodi!

Para participar dos processos seletivos em universidades é essencial que você saiba calcular a sua média no Enem. Assim, você pode verificar se a sua nota está maior ou menor do que a nota de corte exigida para um determinado curso em uma universidade.

Todo ano, o Enem divulga as notas individuais dos candidatos de acordo com os componentes do exame: Matemática e suas Tecnologias, Linguagens e Códigos e suas Tecnologia, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e redação.

A partir dessas cinco notas, você pode calcular a sua média no Enem, que pode ser uma média simples ou uma média por peso. Isso é importante pois programas como o SiSu, ProUni ou Fies podem utilizar uma dessas médias na seleção de candidatos.

Confira o post que preparamos sobre o assunto e saiba mais!

Tipos de média do Enem

É importante você calcular a média simples e a média por peso das suas notas no Enem. Geralmente, o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Financiamento Estudantil (FIES) utilizam a média simples para determinarem a nota mínima dos candidatos.

Já o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) pode utilizar tanto a média simples quanto a média por peso, pois esse critério é definido por cada instituição de ensino participante do programa. Por isso, fique atento às regras da instituição participante do SiSu que você deseja se candidatar.

Média simples

A média simples (ou média aritmética), como o próprio nome indica, é bastante fácil de ser calculada: basta somar as suas cinco notas dos diferentes componentes do Enem e depois dividi-la por cinco. O resultado será a sua média simples. Observe que nesse cálculo todas as notas têm a mesma importância.

Vejamos um exemplo em que um candidato obteve as seguintes notas para cada prova do Enem:

  • Matemática e suas Tecnologias: 461,2
  • Linguagens e Códigos e suas Tecnologia: 694,1
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: 785,4
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: 875,1
  • Redação: 950

Assim, a média simples é calculada da seguinte maneira:

cálculo média simples como calcular a média do Enem

Logo, a média simples para esse candidato é exatamente 753,16.

Média por pesos

A média por pesos (ou média ponderada), por definição, é calculada atribuindo-se importância ou pesos diferentes para os valores que compõem o cálculo. Dessa forma, nesse tipo de cálculo as notas de cada prova têm pesos diferentes.

O primeiro passo para calcular a sua nota na média por peso é descobrir os pesos que a instituição de ensino atribui para cada nota do Enem. Suponha que uma pessoa queira se candidatar ao curso de Biotecnologia, na Universidade Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS), pelo SiSU. Neste caso, ela deve considerar os seguintes pesos:

  • Matemática e suas Tecnologias: 3,00
  • Linguagens e Códigos e suas Tecnologia: 2,00
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: 3,00
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: 1,00
  • Redação: peso 1,00

Assim, para calcular a média você deve multiplicar cada nota da prova pelo peso atribuído à ela pela universidade. Depois some esses valores. Por fim, divida esse valor pela soma dos pesos. Pode parecer complicado em um primeiro momento, mas é bem tranquilo de calcular.

Vamos considerar como exemplo as notas do candidato utilizadas no cálculo de média simples. Nesse caso, o cálculo da média por peso fica da seguinte forma:

cálculo média ponderada como calcular a média no Enem

Logo, a média por peso para esse candidato é exatamente 695,31. Observe que nesse cálculo a nota por peso desse candidato foi menor do que a sua nota na média simples. Por que isso acontece?

Isso se justifica pois esse candidato obteve uma pontuação baixa em Matemática e a instituição atribuiu um peso alto para esse conteúdo, nesse curso de graduação. Já para redação, em que o candidato foi muito bem, foi atribuído um peso baixo. Esses fatores, no cálculo da média ponderada, puxam para baixo a média por peso.

Os pesos de cada prova são determinados pelas instituições e mudam de curso para curso. Nesse exemplo, com o curso de Biotecnologia, considerou-se que é muito importante o domínio da Matemática e de Ciências da Natureza, mas não é tão importante a proficiência em Ciências Humanas.

Se considerarmos outro curso, como Ciências Sociais, na mesma instituição (UFRGS), veremos que os pesos são 3 para Ciências Humanas e Linguagens, 2 para Redação e 1 para Ciências da Natureza e Matemática.

Nesse caso, admitiu-se que para esse curso, a proficiência em Ciências Humanas e Linguagens era mais importantes. Por isso, é muito importante estar atento ao cálculo da média simples e da média por peso para se candidatar ao SiSU.

Como calcular a média do Enem para o FIES?

folha de respostas como calcular a média no Enem

O FIES (Financiamento Estudantil) oferece empréstimos a juros baixos e longo prazo para o pagamento de faculdade. Antigamente, qualquer pessoa poderia utilizar o FIES, mas desde 2015 ele se tornou um processo seletivo que utiliza a pontuação do Enem.

O FIES utiliza a média simples que, como vimos, é dada pela soma das notas e sua divisão por 5.

Para se inscrever no FIES, o candidato tem que ter média simples no Enem maior que 450 e nota maior do que zero na redação, ou seja, não pode “zerar” a redação. No entanto, para realmente conseguir o financiamento, pode ser que o candidato precise de notas maiores do que essa. Além disso, as notas de corte também mudam de acordo com as instituições e com o curso.

Como calcular a média do Enem para o ProUni?

O ProUni (Universidade para Todos) oferece bolsas parciais ou integrais para faculdades particulares. Da mesma forma que o FIES, o ProUni considera a média simples das notas do Enem. Portanto, novamente, basta somar as suas notas de cada um dos componentes e dividir por 5 para descobrir qual a sua média no ProUni.

O sistema do ProUni compara os candidatos e seleciona aqueles de melhor proficiência. Assim, quanto maior for a sua nota, maiores serão as suas chances de conseguir uma bolsa para o curso e faculdade desejados. Em caso de empate na nota de dois concorrentes, é selecionado aquele que obteve maior nota na Redação.

Quer se preparar bem para o Enem e tirar boas notas? Então acesse os conteúdos disponíveis no blog do Stoodi, resolva as nossas listas de exercícios e assista às nossas videoaulas.

Beatriz Abrantes

Cursando jornalismo, é apaixonada pela profissão e por inventar receitas em sua cozinha. Faz parte do time de Marketing e Conteúdo do Stoodi, focada em SEO. A Bia adora dançar, participa de ONG’S de proteção aos animais e ama passar tempo vendo filmes. Conheça mais os seus textos!

Mais que um cursinho online: uma rotina de estudos perfeita para você

O caminho para a sua aprovação no ENEM E VESTIBULARES nas suas mãos!