Ter alguns cursos de marketing digital na bagagem pode ser um grande diferencial nos dias de hoje, não somente para quem pretende atuar na área, mas também para empresários e acadêmicos.

Segundo a Content Trends 2018, 73% das empresas já utilizam uma das modalidades do marketing digital, aquele voltado para a otimização do conteúdo. Daquelas que ainda não fazem uso do recurso, 23,7% afirmam que desconhecem suas funcionalidades.

As habilidades e técnicas desenvolvidas em tais cursos estão alinhadas com as novas tendências, traduzem a linguagem do mundo virtual e garantem a elaboração de estratégias de posicionamento e de marca indispensáveis.

Posicionamento? Marca? Isso mesmo, são conceitos do marketing que precisam ser explorados por empresários, estudantes e profissionais, e no mundo digital tem estratégias específicas.

Tudo isso é trabalhado nesses cursos e ferramentas. Mas, além da aplicabilidade de seus conteúdos, estas capacitações possuem outras vantagens:

  • muitos deles são gratuitos e possuem excelentes níveis de qualidade;
  • existem várias opções na modalidade de Ensino a Distância (EAD);
  • são aplicáveis para qualquer área de atuação.

Não seria difícil continuar listando seus benefícios, mas a verdade é que muitos deles estão diretamente relacionados às ferramentas e conteúdo das aulas.

Por isso, preparamos para este post uma lista dos melhores cursos de marketing digital, gratuitos ou não, e suas principais informações. Confira:

Cursos de marketing digital gratuitos

As versões gratuitas surpreendem pela sua qualidade de conteúdo e produção técnica, e são ótimas opções para:

  • estudantes que ainda estão na dúvida se devem atuar na área;
  • profissionais que estão começando agora na área e não podem investir muito;
  • pessoas que estejam em busca de diferenciais de conhecimento e oportunidades de trabalho;
  • empresas que querem conhecer melhor a modalidade para considerar investir.

Uma característica importante do marketing, seja qual for sua área, é que ele precisa estar constantemente atualizado.

Em outras palavras, empresas que oferecem esses cursos têm uma reputação a zelar e, por isso, investem pesado na produção e curadoria das capacitações oferecidas. Dentre eles, podemos citar:

Marketing de Conteúdo – Universidade Rock Content

A Rock Content é a maior empresa de marketing de conteúdo da América Latina, e isso, por si só, já dá um peso diferenciado para os cursos que oferece em sua Universidade de conhecimento. Que, aliás, não são poucos.

Entre eles, destaca-se o de Marketing de Conteúdo. Gratuito e com certificação válida por um ano, o curso ministrado pelo cofundador da empresa, Vitor Peçanha, tem 4 horas e 16 minutos de duração.

Seu conteúdo, e a maneira como é didaticamente apresentado, é um passaporte para o entendimento dessa área do marketing em ampla expansão.

Aborda conceitos básicos como sua diferença para o marketing tradicional e também sobre o que é o funil de vendas. Fazem parte dos tópicos abordados:

  • termos utilizados;
  • quais os canais mais utilizados (blogs, e-mail, redes sociais etc.);
  • como elaborar uma estratégia consistente;
  • meios e indicadores para gerenciá-la e muito mais.

É 100% online, com videoaulas e questionários interativos.

Inbound Marketing – Hubspot Academy

A Hubspot é reconhecida por sua relevância no mercado com softwares de automação de marketing digital, sendo assim, também tem uma reconhecida autoridade no assunto.

Seu curso de inbound marketing também é completo, e, apesar de estar em inglês, é todo legendado e possui cerca de 5 horas de duração. Em algumas empresas, seu certificado é considerado um pré-requisito para profissionais em processo de seleção.

Além dele, outros 10 cursos são ofertados na Hubspot Academy.

Social Media – Hubspot Academy

Entre eles está o curso de social media que orienta sobre as principais redes sociais, estratégias para otimizar as relações com clientes e outros profissionais neste ambiente digital tão particular e próspero.

Muitas empresas e profissionais conseguem transformar suas redes sociais no principal canal de vendas e relacionamento e, por isso, entender esse universo pode ser um grande diferencial competitivo.

É gratuito, possui 4 horas e 27 minutos de conteúdo divididas em 8 lições.

Produção de conteúdo para Web – Universidade Rock Content

Os cursos da Universidade da Rock Content são independentes, ou seja, não existem pré-requisitos entre eles. Mas de forma geral, eles se complementam.

Um empresário que deseja investir nos meios digitais para realizar suas divulgações, por exemplo. Depois de ter realizado o curso de marketing de conteúdo, aprofundar seu conhecimento com métodos para a produção otimizada de textos é quase, natural.

Neste curso da URock, que também é 100% online e gratuito, as estratégias para desenvolver um texto otimizado para o ambiente digital são o foco principal, que também contempla:

  • planejamento de conteúdo, incluindo a definição de uma palavra-chave relevante para o assunto abordado;
  • redação otimizada, explicando elementos que fazem o texto ser bem posicionado nas pesquisas do Google e ter uma leitura mais agradável;
  • revisão para garantir um texto que passe credibilidade.

Para uma empresa que deseja atrair mais clientes ou para um profissional que queira ser encontrado nas redes sociais, ter um conteúdo digital otimizado pode ser um ponto determinante para o sucesso.

É também um curso para profissionais em busca de oportunidades de trabalho na Gig Economy, ou, economia sob demanda. Com seus conhecimentos, independentemente da área ou status da sua formação acadêmica, é possível se lançar como freelancer de conteúdo.

Marketing digital – Google Activate

O curso, em espanhol, tem duração de 40 horas e é muito abrangente. A certificação é fornecida pela IAB Spain.

Em sua grade curricular, tópicos como fundamentos de tecnologia, mundo digital, redes sociais, SEO, SEM, análises de desempenho e muito mais.

Além desse, outros 7 cursos online de 40 horas são oferecidos pela Google Activate.

Cursos de marketing digital pagos

Gestão de Mídias Sociais – URock

Este curso de 3 horas e 15 minutos de duração também possui certificação e é focado nas redes sociais, apresentando sua história, características das principais representantes, como escolher em quais delas atuar, indicadores de performance etc.

Nas redes sociais, tanto a audiência quanto o influenciador precisam ser muito bem mapeados e acompanhados, pois antes de qualquer coisa, o objetivo é gerenciar relacionamentos, e para isso, é preciso ter identificação.

É 100% online e possui ótimo material de apoio.

Marketing Digital – Udacity

Esse é um dos cursos EAD mais completos, com 4 meses de duração e uma dedicação de 4 a 6 horas semanais para o conteúdo.

Foi elaborado a partir da contribuição de gigantes do setor como a própria Hubspot, Google e Facebook.

Os vídeos são em inglês, mas possuem legendas. Além disso, as vagas por turma são limitadas para assegurar que o apoio de seus tutores seja relevante e intenso.

Google Adwords – Udacity

Outro curso na grade de nanodegree da Udacity é o Google Adwords, com duração de 3 meses e dedicação semanal de 10 horas.

Um dos pilares do marketing digital é o Search Engine Optimization (SEO), uma estratégia de escolha de palavras-chave que melhor se enquadram com determinado público.

Assim como profissionais e empresas desejam se conectar com seu público específico, saber o que ele busca no Google, criar conteúdos e investir em interações com esses elementos permite uma aproximação muito mais eficiente.

E é para a escolha dessas palavras-chave e estratégias de otimização que o Google Adwords foi desenvolvido.

Nesse curso da Udacity, etapas de criação, execução e análises de campanhas são abordadas em um conteúdo prático e funcional.

SEMRush – Expert Digital

Considerada a melhor ferramenta de SEO por muitos profissionais da área, o curso de SEMRUsh da Expert Digital é uma possibilidade de compreender todas as suas funcionalidades.

São 10 horas de curso divididas em 10 módulos, como: pesquisa orgânica, campanhas pagas, análise de domínio, desempenho de palavra-chave etc.

É 100% online, possui uma rede de suporte para tirar dúvidas e, à medida que a ferramenta é melhorada, o curso é atualizado para abordar suas novas funções e soluções.

Marketing digital – ESPM

O curso da ESPM tem uma abordagem contemporânea, com conteúdo teórico e prático transmitidos por webconferências semanais. Isso exige que o aluno tenha um equipamento com requisitos mínimos que permitam um bom acompanhamento das aulas.

Ele relaciona o conteúdo com as mídias displays, marketing para buscadores, planejamento estratégico e muito mais. As vagas também são limitadas por turma e a plataforma ainda possui facilidades para parcelamento.

Ao analisar o nome dos módulos e ferramentas abordadas nesses cursos de marketing digital no primeiro momento, é natural achar que elas são específicas para a atuação como profissional da área.

Mas, considerando os objetivos de uma empresa ou profissional, trabalhar sua imagem nas redes sociais e construir conteúdos mais atraentes para determinado público é essencial.

Se um engenheiro precisa fazer uma apresentação para potenciais compradores de um equipamento, criar uma proposta e conteúdo para slides mais atraentes e que valorizem os pontos certos pode ser a garantia de um negócio fechado, não é mesmo?

O mesmo acontece com as redes sociais. Quanto mais conseguir envolver seus seguidores, mais resultados e clientes trarão para o negócio.

Quer aprender sobre a estratégia de Inbound Marketing? Então não deixe de conferir nosso conteúdo completo sobre o assunto!

Conteúdo produzido pela equipe Rock Content!

Beatriz Abrantes

Cursando jornalismo, é apaixonada pela profissão e por inventar receitas em sua cozinha. Faz parte do time de Marketing e Conteúdo do Stoodi, focada em SEO. A Bia adora dançar, participa de ONG’S de proteção aos animais e ama passar tempo vendo filmes. Conheça mais os seus textos!

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