Seja estudando para o Enem, para os maiores vestibulares do Brasil, cursando o ensino médio ou em qualquer outro aprendizado, o mestre está sempre presente.

Ao pensar no Dia do Professor, nós aqui do Stoodi aproveitamos para reconhecer, valorizar e contar um pouco sobre o motivo dessa importante data comemorativa!

Afinal, nem só de matéria se constrói o saber: é preciso que alguém que já domina o conhecimento esteja disposto a compartilhar sua sabedoria, dando vida às teorias.

Se você já conheceu algum professor ou professora muito especial, capaz de desvendar qualquer segredo sobre uma matéria, trazendo emoção e clareza para as aulas, este texto também é sobre essa pessoa.

Quando é o Dia dos Professores

Assim como em outras datas comemorativas — o Dia das Mães, por exemplo — o Dia dos Professores é comemorado em datas diferentes ao redor do planeta. Isso prova que, independentemente da cultura e história de cada país, a valorização desse nobre trabalho é comum.

Imagine só, para que cada profissão exista, antes é preciso ter um professor que esteja realmente disposto a transmitir o ofício.

Dia dos Professores no Brasil

No nosso país, o Dia do Professor é comemorado em 15 de outubro, data em que D. Pedro I instituiu a criação das Escolas de Primeiras Letras nos principais povoados do Brasil, em 1827.

Essa ação destacou a importância da educação no país, conferindo ao governo o papel de fomentar o ensino público. A data seria usada para reunir a comunidade escolar e dar os parabéns aos professores.

Porém, nem o programa de ensino público nem a celebração nesta data comemorativa ficaram firmados. Apenas após algum tempo é que professores de São Paulo decidiram reivindicar a comemoração para o reconhecimento da profissão, ao mesmo tempo em que conquistavam um feriado que dava um fôlego no enorme segundo semestre (que até então acontecia sem pausas).

Dia dos Professores na América Latina

Quando é o Dia do Professor na América Latina? Depois de uma Conferência Interamericana sobre Educação que aconteceu no Panamá, foi acordado que a data para prestigiar o Dia do Professor no continente seria 11 de setembro.

Entretanto, alguns países já comemoravam de acordo com a própria história e resolveram manter a data. Esse foi o caso do Brasil, como também do México (que comemora em maio) e do Peru (que homenageia seus docentes no mês de julho).

Dia Internacional do Professor

O dia 5 de outubro foi definido pela UNESCO como a data para comemorar o Dia Internacional do Professor. Assim como na América Latina, muitos países adotaram esse dia para suas celebrações, outros tantos mantiveram seu próprio calendário de acordo com a história.

Existem casos em que o dia existe para as homenagens, mas não é feriado, como na Índia (5 de setembro) e na Turquia (24 de novembro). Em diversos países o Dia do Professor é considerado feriado. Por exemplo, no Irã (2 de maio), na Polônia (14 de outubro), em Singapura (1º de setembro) ou no Vietnã (20 de novembro).

No último caso, apesar de o dia ser um feriado, já é uma tradição que os alunos usem a folga para visitar seus professores atuais ou ex-professores pessoalmente em suas casas, homenageando-os com flores.

plano de estudos

Quando foi criado o Dia do Professor

Seja para a educação de crianças, jovens ou adultos, com um caráter oficial, de reforço escolar ou até mesmo sendo associado a um sentido religioso (como acontece na Índia), a data para reconhecer os professores foi definida várias vezes ao longo da história.

No Brasil, por exemplo, foi em 1827 que o imperador decretou o dia, como falamos acima, só que apenas em 1947 aconteceu a primeira comemoração reconhecendo os professores.

Já a homenagem ao Dia do Professor na América Latina foi definida no ano de 1943. Enquanto isso, a UNESCO só criou a data para comemorar e reconhecer o valor do profissional da educação em 1994.

Independentemente de quando foi criada a data, o importante é aproveitar a pausa para celebrar esse profissional essencial para a formação social.

Por que homenagear os professores nesta data

A maioria das pessoas reconhece com facilidade a importância do professor. Afinal, independentemente da profissão que exerce ou cargo que ocupa, cada um se lembra do professor e seu papel como fundamental na transmissão do conhecimento e reforço da ética profissional de cada área. Alguns motivos para comemorar:

  • Eles organizam o conhecimento, atuando como guardiões do saber;
  • Eles são capazes de tornar a matéria viva, fazendo com que o aluno aprenda de verdade;
  • Eles constantemente exercitam o aprendizado para promover o melhor ensino, se colocando sempre na posição de aluno;
  • Eles não são apenas pessoas que ensinam sobre disciplinas, mas carregam a responsabilidade de formar seus alunos para a vida!

Mensagem para o Dia dos Professores

Feliz Dia dos Professores! Nessa data, celebra-se não só a importância do seu trabalho, como também se reconhece o tamanho do seu esforço em trazer o conhecimento.

O melhor professor sabe que uma mesma matéria nunca será apresentada da mesma forma por duas vezes, ele se reinventa para manter viva a sabedoria e despertar o interesse do aluno.

Admiramos a sua atuação no mundo, como um profissional que é um ser social, que tem por função compartilhar. Sua qualidade em mostrar a importância da colaboração, contribuindo com o que aprendeu e buscando recursos para que seus alunos também consigam chegar ao ponto que você alcançou é muito nobre.

Como já foi sabiamente expressado por Cora Coralina: “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.” Felizes também todos os estudantes que podem, em sua jornada, ter o encontro com um verdadeiro professor!

Por isso, expressamos aqui nosso feliz Dia do Professor, além de contar um pouco sobre o surgimento dessa data no Brasil e no mundo. Como você deve ter percebido, para nós essa profissão é fundamental e precisa ser reconhecida e homenageada.

Valorizamos o nosso time e acreditamos que eles são facilitadores desse saber. Quer conferir? Então veja nossas aulas e exercícios, assim você descobrirá a transformação que o trabalho de verdadeiros professores pode promover!

Beatriz Abrantes

Cursando jornalismo, é apaixonada pela profissão e por inventar receitas em sua cozinha. Faz parte do time de Marketing e Conteúdo do Stoodi, focada em SEO. A Bia adora dançar, participa de ONG’S de proteção aos animais e ama passar tempo vendo filmes. Conheça mais os seus textos!

Mais que um cursinho online: uma rotina de estudos perfeita para você

O caminho para a sua aprovação no ENEM E VESTIBULARES nas suas mãos!