Sistema solar: saiba tudo sobre essa parte da galáxia em que vivemos!

O sistema solar é um dos temas mais importantes para a prova de Ciências da Natureza do Enem. Descubra cada tópico desse tema!

Sistema solar: saiba tudo sobre essa parte da galáxia em que vivemos!

Composto pelo Sol e tudo que está sob seu domínio gravitacional — planetas com suas luas e anéis, planetas anões, asteroides e cometas — o sistema solar é um tema que gera bastante curiosidade nas aulas de Ciências. Certamente você já ouviu falar muito sobre esse aglomerado de planetas e outros corpos celestes que giram em torno do Sol e cujo entendimento é tão importante para compreensão e avanço da nossa história.

Entender sobre o que é e como é formado o sistema solar é indispensável para quem se prepara para o vestibular e para o Enem. Por isso, elaboramos este post que lhe ajudará nos seus estudos. Acompanhe!

Origem do sistema solar

O sistema solar surgiu há aproximadamente 4,6 bilhões de anos, ou seja, 9 bilhões de anos após o Big Bang, episódio que deu origem ao Universo. Segundo uma das principais teorias aceitas pelos cientistas, conhecida como hipótese nebular, sua formação se deu a partir de um colapso gravitacional de uma nuvem molecular, denominada Nebulosa Solar.

Acredita-se que o processo de contração e rotação dessa nuvem de gás e poeira, que girava ao redor de si, teve sua velocidade acelerada progressivamente, transformando-a em um disco achatado, cujo centro, por ter acumulado mais material, deu origem ao Sol. Ao redor do Sol, houve um processo de aglomeração de materiais sólidos que formou os planetas e demais corpos que compõem o sistema.

Planetas do sistema solar

oito planetas no sistema solar, divididos em dois grupos. Os quatro mais perto do Sol — Mercúrio, Vênus, Terra e Marte — fazem parte do grupo de planetas rochosos ou terrestres. Já os mais distantes em relação ao Sol — Júpiter, Saturno, Urano e Netuno — são classificados como planetas gasosos ou jovianos.

Mercúrio

O planeta mais próximo do Sol e o menor do sistema solar tem superfície acinzentada e com inúmeras marcas, semelhantes às da superfície lunar, além disso, não apresenta luas nem anéis. Seu diâmetro é de 4.879 km, demora cerca de 59 dias para completar seu movimento de rotação e 87 dias para realizar a translação.

Por estar muito próximo ao Sol, sua temperatura pode ultrapassar 420 graus Celsius, no entanto o lado oposto chega a quase 180 graus negativos. Isso porque o planeta não tem uma atmosfera para regular a temperatura.

Vênus

Vênus, apesar de ser o segundo planeta mais próximo do Sol, é o mais quente do sistema solar, com temperatura em torno de 482 graus Celsius. Assim como Mercúrio, não tem satélite. Seu diâmetro equivale a 12.104 km, muito semelhante ao tamanho da Terra.

Sua rotação é no sentido contrário dos demais planetas, demorando cerca de 243 dias para completá-la e 225 dias para dar uma volta em torno do Sol.

Terra

Terceiro planeta mais próximo do Sol, a Terra tem sua atmosfera formada por nitrogênio, oxigênio e dióxido de carbono, o que permite o desenvolvimento de vida no planeta. Nosso planeta tem um satélite natural, a Lua.

Sua temperatura é de, em média, 15 graus Celsius. Seu diâmetro é de 12.742 km e demora o equivalente a um dia para completar seu movimento de rotação e 365 dias e 6 horas para concluir a translação.

Marte

marte sistema solar

Conhecido como o planeta vermelho, Marte tem a superfície dessa cor devido ao óxido de carbono e ferrugem no solo. Com diâmetro de 6.779 km, é o segundo menor planeta do sistema solar, maior apenas do que Mercúrio, e apresenta dois satélites naturais.

A rotação de Marte dura 24 horas e 37 minutos e a translação 687 dias. É um planeta frio e seco com temperatura de -113 a 0 grau Celsius.

Júpiter

Júpiter é o maior planeta do sistema solar, com diâmetro equivalente a 139.822 km. É composto principalmente por hidrogênio e tem 79 satélites conhecidos até o momento.

Seu movimento de rotação demora 9 horas e 55 minutos, já a translação cerca de 12 anos. Sua temperatura chega a -150 graus Celsius.

Saturno

Tendo como sua característica marcante seu sistema de anéis, Saturno é o sexto planeta em relação ao Sol e é constituído basicamente de hidrogênio e hélio. Os anéis de rocha, gelo e poeira que orbitam o planeta têm cerca de 1 km de espessura.

Seu diâmetro é de 116.464 km, tem 62 luas e temperatura média de -140 graus Celsius. Seu movimento de rotação dura 10 horas e 14 minutos, enquanto o de translação leva cerca de 30 anos.

Urano

Terceiro maior planeta do sistema solar, Urano, diferentemente da maioria dos planetas, gira em um eixo paralelo à sua órbita. Tem 27 satélites e uma temperatura média de -185 graus Celsius.

O diâmetro do planeta é de 50.724 km, demora cerca de 17 horas para completar seu movimento de rotação e aproximadamente 165 anos para realizar a translação.

Netuno

Último planeta em relação ao Sol, Netuno tem atmosfera formada principalmente de metano, o que gera ao planeta a cor azul. Esse planeta tem 14 satélites e uma temperatura média de -215 graus Celsius.

Seu diâmetro é de 49.244 km, demora cerca de 16 horas para completar a rotação e para concluir o movimento de translação leva o equivalente a 164 anos.

Como é formado o sistema solar?

Além do Sol, que tem 99,8% da massa de todo nosso sistema, e os planetas, o sistema solar é composto por vários outros corpos celestes, como especificado a seguir:

  • asteroides: são rochas que orbitam pelo sistema, mas que não apresentam dimensão suficiente para serem consideradas planetas;
  • satélites naturais: são os astros que giram em torno de outros astros, assim como a Lua em torno da Terra;
  • meteoros e meteoritos: meteoritos são pedaços de rocha ou de metal que conseguem chegar à Terra em seu estado sólido. Já os meteoros ou estrelas cadentes decorrem do fenômeno gerado pelo atrito desses corpos com os gases da atmosfera terrestre;
  • cometas: são pequenos corpos celestes formados por rocha e poeira congeladas que, com a aproximação ao Sol, passam a apresentar uma espécie de cauda, devido à evaporação;
  • planetas anões: o mais novo termo criado, esse é o nome dado àqueles que não têm tamanho suficiente para serem os astros dominantes em suas órbitas.

Curiosidades sobre o sistema solar

O espaço, sem dúvidas, é um assunto cheio de mistérios e descobertas. Confira, agora, 10 das principais curiosidades sobre o sistema solar!

  1. Em Marte há enormes tempestades de poeira que conseguem cobrir todo o planeta e chegam a durar meses.
  2. Apenas os planetas Mercúrio e Vênus não têm luas.
  3. No ano de 2006 ,Plutão deixou de ser considerado um planeta e passou a integrar o grupo dos planetas anões.
  4. Vênus tem mais vulcões do que qualquer outro planeta do nosso sistema.
  5. Além de Saturno, outros três planetas também apresentam anéis: Júpiter, Netuno e Urano.
  6. Os planetas Vênus, Mercúrio, Júpiter, Marte e Saturno podem ser visualizados a olho nu da Terra.
  7. Vênus é o planeta mais semelhante à Terra, devido a seu tamanho, composição e órbita.
  8. Apesar de Mercúrio ser o planeta mais próximo do Sol, o mais quente é Vênus, devido à grande concentração de gases em sua superfície que gera efeito estufa.
  9. O movimento de rotação do Sol dura em média 27 dias.
  10. A temperatura no núcleo do Sol é de 15 milhões de graus Celsius.

O que você achou do nosso post? Agora que você pôde entender um pouco mais sobre o nosso sistema solar, aproveite para conhecer nossas videoaulas e fazer alguns exercícios e, assim, aprimorar seus estudos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *