Xará ou chará: é com X ou CH?

 

Você sabe como são chamadas as pessoas com mesmo nome que o seu? Xará ou chará? Será que a forma correta é com X ou com CH? Não se preocupe, pois essa não é uma dúvida só sua: muitos usuários da Língua Portuguesa se confundem e vamos resolver isso neste post. Acompanhe!

Xará ou chará: como se escreve?

Chará ou xará? Quem optou pela palavra grafada com X acertou! Tanto na forma singular, xará, quanto no plural, xarás, o X está presente. Possivelmente, xará deriva de uma expressão tupi-guarani, sa rara ou x- rer-á, e, assim como outros vocábulos de origem indígena, é escrito com X.

Veja alguns exemplos:

  • abacaxi (fruta cheirosa);
  • macaxeira;
  • Araxá (lugar em que primeiro se avista o sol);
  • Xavante (nome de uma tribo);
  • xamã.

Xará: significado

Você já sabe o que significa xará e qual a origem da palavra. Como falamos acima, a palavra xará vem do tupi-guarani. Nessa língua, significava “tirar do meu nome” ou “aquele que tem meu nome”. E essa acepção foi mantida em português.

Por isso, ao nos referirmos a pessoas que têm o mesmo nome próprio, dizemos que elas são xarás e, ainda, que uma é xará da outra.

Existe também outra forma de se utilizar o vocábulo xará: como vocativo. Sabe quando você não sabe o nome da pessoa ou, por exemplo, precisa chamar o garçom na mesa do restaurante? Então, pode dizer: “Ei, xará!”, “E aí, meu xará?”, da mesma maneira que se usam os termos chapa, camarada, brother, amigo, entre outros.

Exemplos do uso de xará

A filha da minha amiga vai ser minha xará: ela vai se chamar Júlia.

Oh, meu xará, tudo tranquilo? E a família?

Agora que você já sabe como se escreve xará, quer aprender mais sobre ortografia e acertar sempre na escrita? Cadastre-se no Stoodi e tenha acesso a videoaulas, listas de exercícios de português e outras matérias também!