Estória ou história: tem acento?

 

Um caso muito comum de confusão na língua portuguesa é o correto uso dos termos “história” e “estória”. Algum deles está errado? É preciso acentuar ambos? Quando utilizá-los corretamente?

Quer descobrir? Então continue lendo o post para saber mais!

Diferença entre “estória” e “história”

Socialmente, a palavra mais aceita e correta é “história”, de modo que deve ser utilizada preferencialmente. Apesar de aparecer em dicionários e até mesmo no vocabulário ortográfico da Academia Brasileira de Letras, o termo “estória” não é considerado uma unanimidade.

Alguns estudiosos defendem a utilização de “história” para narrar fatos reais e documentados, que digam respeito ao passado da humanidade. Em contrapartida, o termo “estória” deveria ser usado para a narração de ficção e fatos imaginários.

Entretanto, outros acadêmicos defendem o banimento da palavra “estória”, já que “história” é um termo que pode e deve abranger ambos os significados. Dessa forma, a grafia “estória” seria desnecessária.

Ambos os termos possuem origem na palavra grega historía. Além disso, a palavra “estória” tem forte influência do termo em inglês story, que traz o significado de ficção, uma vez que a língua inglesa possui clara diferenciação (“story” e “History”).

“História” tem acento?

A grafia correta da palavra “história” é com acento agudo no “o”, sendo que a não acentuação está incorreta.

Exemplos do uso de “história”

  • Com licença, preciso estudar história do Brasil para minha prova do Enem;
  • Você deveria conhecer melhor a história do seu país antes de falar bobagens.

“Estória” tem acento?

Apesar de algumas pessoas defenderem que o termo “estória” deva cair em desuso, muitos ainda consideram a utilização como forma de distinguir fatos reais (história) de ficção (estória).

De todo modo, caso ocorra a opção pela utilização do termo, ele sempre deverá ser acentuado.

Exemplos do uso de “estória”

  • Filho, hoje contarei para você a estória do João e o pé de feijão;
  • Você conhece as estórias da turma da Mônica?

Agora que você já sabe a diferença entre história e estória, que tal conferir nossas videoaulas de gramática? Aproveite também para ler mais artigos como esse no Blog do Stoodi!