Polo tem acento?

Você sabe se a palavra “polo” tem acento? Veja a explicação com o Stoodi!

Polo tem acento?

As regras do Novo Acordo Ortográfico, em vigor desde 2016, deixaram os estudantes um pouco confusos, mas, pouco a pouco, tem ficado mais fácil se acostumar às novas maneiras de escrever e acentuar as palavras em português, não é mesmo?

Mas como saber, por exemplo, se polo tem acento ainda? Continue lendo e descubra!

Como se escreve: polo ou pólo?

Pólo ou polo? Se você acredita que a segunda opção é a correta, está em dia com a nova acentuação! Ele era usado para diferenciar palavras que têm a mesma escrita (acento diferencial). A palavra pólo, com acento agudo, era usada antes do acordo, para se referir ao esporte. Também era usada a forma pôlo, com acento circunflexo, que denominava um pássaro jovem (falcão ou gavião com menos de um ano).

Note que a pronúncia não sofreu alteração: o jogo é pronunciado com Ó aberto, como em “pólen”, e para nos referirmos ao filhote, usamos o “Ô” fechado, igual ao de “bolo”, certo? Todas as formas, incluindo polo (que significa extremidade oposta), que não sofreu alteração, são escritas, hoje, sem acento nenhum.

Significado de polo

Sabe aquele esporte em que pessoas montadas a cavalo precisam levar uma bola ao gol usando um taco? Ele se chama polo e existem outras versões, como polo aquático. A origem da palavra é inglesa: polo.

Polo também é o nome dado às extremidades do nosso planeta: polo Norte e polo Sul. Em Física, dá-se o nome de polo a cada um dos lados da pilha elétrica (positivo e negativo). Nesse caso, a origem é latina: polus, -i.

Um local em que se encontre um centro de atividades também é chamado de polo: polo tecnológico, por exemplo. Vamos ver como essa palavra pode ser usada?

Exemplos do uso de polo

  • O aquecimento global pode ter efeitos catastróficos nas calotas polares, tanto no polo Norte quanto no Sul.
  • Minha amiga joga polo desde criança e, hoje, está na seleção juvenil.
  • Em Orlando, polo mundial da diversão, estão localizados vários parques temáticos.

Agora que a forma correta de escrever a palavra polo (nova ortografia) já foi aprendida, que tal conhecer outros conteúdos do Stoodi? A plataforma oferece aulas especiais para você ficar fera na escrita e não errar mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *