Às vezes, uma palavra não tem acento no singular, mas, quando é flexionada no plural, é acentuada. Quer entender em que casos isso acontece e por quê? Continue a leitura deste minipost e descubra se raiz tem acento.

Como se escreve: raiz ou raíz?

A forma correta de se escrever a palavra raiz é sem acento. A sílaba tônica é -iz, ou seja, é ela que é pronunciada com maior intensidade.

Plural de raiz tem acento?

Raiz no singular, sem acento. Certo? E no plural? Raízes! Isso mesmo, com acento. Por que as palavras são acentuadas quando vão para o plural?

O que ocorre é que, no singular, a vogal i está unida, na mesma sílaba, à letra Z: ra-iz. Quando flexionamos a palavra, a divisão silábica fica assim: ra-í-zes. Viu como o i ficou sozinho? Diz a regrinha:

Acentuam-se o i e o u tônicos, em hiato com vogal ou ditongo anterior, formando sílaba sozinhos ou com s: saída, saúde, faísca, feiúra, etc. (CEGALLA).

A acentuação, então, tem um motivo: impedir que ocorra ditongo entre a vogal da sílaba anterior e a vogal i ou u. Veja:

  • caí (ca-í): verbo cair na primeira pessoa do singular, pretérito perfeito do indicativo;
  • cai (cai): verbo cair na terceira pessoa do singular, presente do indicativo.

Como sempre, há exceções e, aqui, a palavra não vai ter acento se a vogal i ou u estiver acompanhada de outra letra que não seja o s na mesma sílaba: juiz, ainda, saiu, etc.

Significado de raiz

Segundo o Dicionário Priberam, a palavra raiz é de origem latina radix, -icis — e significa a parte da planta que normalmente entra em contato com o solo, crescendo em direção oposta à do caule. É a raiz a responsável por absorver água e sais minerais para a nutrição da planta.

Em sentido conotativo, o vocábulo pode ser usado como sinônimo de base, fundamento ou origem, referindo-se ao que está mais a fundo: raiz do problema, raiz da questão. Ou, ainda, pode indicar um vínculo muito forte: criar raízes.

Ultimamente, vêm circulando nas redes sociais memes que comparam a versão “raiz” à versão “Nutella” de alguma pessoa, coisa ou comportamento. Pode ser carro, churrasco, turista, etc. Você já deve ter visto algum. O que é raiz refere-se à essência da coisa, sem frescuras; por outro lado, o que se caracteriza como “Nutella” ostenta mais, é cheio de pompa. Note que, nesse caso, raiz exerce função de adjetivo (e não de substantivo).

Exemplos do uso de raiz

  • Todos sabem que a raiz da crise brasileira está na corrupção.
  • Queria se mudar para os EUA e criar raízes lá.
  • Hoje em dia, não existe mais criança raiz, aquela que sai para brincar na rua e volta toda machucada. Só se vê criança Nutella, que fica no celular o dia inteiro.

Então, já está afiado, sabendo se palavras como raiz têm acento ou não? Aproveite para assistir às nossas aulas sobre acentuação e resolver exercícios da matéria. Cadastre-se no Stoodi!

Beatriz Abrantes

Cursando jornalismo, é apaixonada pela profissão e por inventar receitas em sua cozinha. Faz parte do time de Marketing e Conteúdo do Stoodi, focada em SEO. A Bia adora dançar, participa de ONG’S de proteção aos animais e ama passar tempo vendo filmes. Conheça mais os seus textos!

Mais que um cursinho online: uma rotina de estudos perfeita para você

O caminho para a sua aprovação no ENEM E VESTIBULARES nas suas mãos!