Você ou voce: tem acento?

 

Essa dúvida acompanha alguns alunos, que, de tão acostumados a digitar vc nas mensagens de texto, ficam perdidos quando têm que usar a língua padrão e escrever corretamente. Saiba, neste post, se você tem acento e conheça a regrinha de acentuação das oxítonas para não errar nunca!

Voce ou você: nova ortografia

Embora o Novo Acordo Ortográfico tenha provocado alteração em várias palavras da língua, nada aconteceu com esse pronome nosso de todo dia. Você tem acento circunflexo na última sílaba, por isso, é uma palavra oxítona (aquela que tem a última sílaba tônica).

Todas as oxítonas terminadas em a, e ou o, seguidas ou não de s, recebem o acento ortográfico: Canadá, guaraná, atrás, bambolê, através, robô e cipó.

Entram, nesse grupo, também as palavras monossílabas tônicas terminadas em a, e ou o seguidas ou não de s: chá, mês e nós são alguns exemplos.

Significado da palavra você

O pronome de tratamento descende da forma Vossa Mercê, usada em Portugal para falar com pessoas mais simples, da mesma convivência. O oposto seria Vossa Majestade, quando se falava com o rei.

Dessa época, a palavra foi encurtando: passou por vosmecê até chegar à forma atual: você. Isso na escrita padrão, porque, como se sabe (e se usa no cotidiano!), o você já foi reduzido a ocê e .

Seu uso é exigido quando se refere à pessoa com quem se fala. Mas cuidado! O verbo só vai ser flexionado na 2ª pessoa se você preferir usar o pronome tu, OK? Com o uso de você, o verbo permanece na terceira pessoa. Veja alguns exemplos desse pronome, muito usado em letras de música.

Exemplos do uso de você

  • Você é algo assim, é tudo pra mim, é como eu esperava, baby! (Tim Maia);
  • A tela fria desse celular, só ver sua foto não vai me esquentar. Amar você de longe é tão ruim. Te quero ao vivo e a cores aqui, aqui! (Matheus e Kauan);
  • Quem me ver dançando assim, mão pra frente gira gira. Eu tô limpando você da minha vida! (Avneh Vinny);
  • Cadê você, que ninguém viu? Desapareceu, do nada sumiu. Tá por aí tentando esquecer o cara safado que te fez sofrer. (Solange Almeida).

Ei, você! Você mesmo, que está lendo este texto! Já sabe como estudar para o Enem e escrever tudo certinho na redação? Vem pro Stoodi! Temos aulas incríveis e muitos exercícios!