O que é planalto? Veja quais os tipos e as principais características

Entenda o que é um planalto, suas características e a importância para a sua prova!

O que é planalto? Veja quais os tipos e as principais características

Você que está se esforçando na reta final para o Enem e precisa melhorar seus estudos em Geografia não pode perder o post que preparamos: aprenda o que é planalto e suas principais características.

Estudar o relevo serve para compreendermos os elementos naturais que compõem a paisagem ao nosso redor. É sempre bom observarmos isso no lugar em que moramos, quando viajamos para longe ou, até mesmo, nas imagens da internet e televisão. Saber absorver as informações do meio ambiente e desenvolver uma crítica construtiva é o que torna o aprendizado da Geografia tão interessante.

Neste post você vai aprender os principais tipos de planalto e como eles estão inseridos no relevo brasileiro. Acompanhe agora o conteúdo completo!

O que é planalto?

Esse tipo de feição geomorfológica é muito recorrente no nosso país, mas você sabe de fato o que é planalto? Para apontar um norte, caso você esteja perdido, podemos defini-lo como um lugar plano e de grande altitude de acordo com nível do mar.

Mesmo estando relativamente a uma altura elevada é correto afirmar que têm hipsometria mediana pois, como base de comparação, os planaltos estão entre as montanhas e planícies. Uma das suas principais características é idade geológica avançada. Esse fator desencadeia um grande processo de deposição da sua estrutura, mas isso não impede que a sedimentação aconteça em menor nível.

Forças exógenas, como a água e o vento, interferem de maneira significativa em processos erosivos nos planaltos. Dessa maneira, seus solos são geralmente acidentados, o que dificultou a ocupação dessas áreas pelo homem.

Se você ficou curioso, saiba que Planalto do Tibet é o maior do mundo. Ele está localizado a 4500 metros de altitude e fica no sudoeste da China.

Características dos planaltos

Já citamos as altitudes elevadas mas, além disso, existem características que distinguem os planaltos de acordo com os tipos de rochas que os compõem. Levando isso em conta, podemos classificá-los em três tipos básicos: basáltico, cristalino e sedimentar.

Tipos de planaltos

Planalto basáltico

Sua formação deve-se principalmente à atividade vulcânica e às rochas ígneas provenientes desse processo. Eles foram gerados após séries de erupções e pelo magma solidificado na sua superfície. Apresentam um solo riquíssimo, alto potencial produtivo e é composto basicamente de basalto.

Planalto cristalino

É composto essencialmente por rochas metamórficas (conversão de rochas sedimentares ou magmáticas) e também rochas intrusivas (formadas sob a superfície terrestre). O processo de formação desses planaltos acontece pela erosão gerada por agentes externos. Seu nome advém das rochas cristalinas que são frequentes na sua composição.

Planalto sedimentar

O processo que dá origem a esse tipo de relevo está diretamente relacionado à atividade das placas tectônicas, ou tectonismo. Como o próprio nome diz, são formados por rochas sedimentares que advêm das forças de transformação interna, ou endógenas.

Planaltos brasileiros

cânion planalto

De acordo com o que mencionamos, os planaltos são muito recorrentes no território brasileiro. É estimado que área total de ocupação que eles atingem no nosso país gira em torno de 5 milhões de km².

Existiram três classificações gerais do relevo brasileiro que se destacaram no decorrer da história geográfica: a de Aroldo Azevedo (1940), a de Aziz Ab’Saber (1950) e a de Jurandyr Ross (1990). Confira agora os tipos de planaltos de acordo com a classificação de cada um.

Planaltos Aroldo Azevedo

Desenvolvida durante a década de 1940, essa classificação levou em consideração a altitude do relevo: lugares com mais 200 metros acima do nível do mar foram denominados planaltos. Fica assim estabelecida a classificação:

  • Planalto das Guianas;
  • Planalto Central;
  • Planalto Meridional;
  • Planalto do Atlântico.

Planaltos Aziz Ab’Saber

Esse pesquisador foi além do anterior e buscou classificar o relevo brasileiro de acordo com os processos geomorfológicos predominantes em cada região. Foi estabelecido que nos planaltos predominam os processos erosivos: os desgastes e deslocamento de sedimentos. Acompanhe os tipos de planaltos de acordo com Aziz Ab’Saber:

  • Planalto das Guianas;
  • Planalto Central;
  • Planalto Meridional;
  • Planalto do Maranhão-Piauí;
  • Serras e Planaltos do Leste e Sudeste;
  • Planalto Nordestino;
  • Planalto Uruguaio-Sul-Rio-Grandense.

Planaltos Jurandyr Ross

Mais recentemente, durante o final da década de 1990, Jurandyr Ross propôs uma classificação de acordo com as pesquisas de Aziz Ab’Saber, porém baseou-se em imagens aerofotogramétricas levantadas pelo Projeto Radambrasil. Dessa maneira, foi possível realizar uma análise mais efetiva dos processos erosivos predominantes em cada lugar.

Foram estabelecidas onze unidades de planaltos que apresentam áreas de maiores altitudes devido às suas constituições rochosas mais resistentes. Essas unidades subdividem-se de acordo com a estrutura geológica de cada região do país, ou seja: bacias sedimentares, intrusões e coberturas residuais de plataforma, cinturões orogênicos e núcleos cristalinos arqueados.

Acompanhe os tipos de planalto de acordo com a classificação de Jurandyr Ross!

Bacias Sedimentares

  • Planaltos da Amazônia Oriental;
  • Planaltos e chapadas da bacia do Paraná;
  • Planaltos e chapadas da bacia do Parnaíba.

Intrusões e coberturas residuais de plataforma

  • Planaltos e chapadas dos Parecis;
  • Planaltos residuais norte-amazônicos;
  • Planaltos residuais sul-amazônicos.

Cinturões orogênicos

  • Planaltos e serras do Atlântico leste-sudeste;
  • Planaltos e serras de Goiás-Minas;
  • Serras residuais do Alto Paraguai.

Núcleos cristalinos arqueados

  • Planalto da Borborema;
  • Planalto sul-rio-grandense.

De todos os tipos citados o mais conhecido é o Planalto Central. Isso acontece porque a capital do país — Brasília — está localizada lá. Seu nome está relacionado à região central do país onde está inserido. Ele estende-se pelos estados do centro-oeste, além do Tocantins e Minas Gerais.

Agora que você aprendeu o que é planalto, converse com seus amigos e professores para mostrar que entende do assunto. Esse tema é muito cobrado nas provas do Enem e em diversos outros vestibulares. Esperamos que tenha tirado todas as suas dúvidas.

A reta final para o seu sucesso é agora! Prepare-se com Stoodi e esteja entre os melhores. Cadastre-se gratuitamente, assista nossas videoaulas e faça os exercícios para testar seus conhecimentos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *