Vivemos em um mundo moderno onde as pesquisas e a divulgação de ideias na área científica andam a passos largos. Mas nem sempre foi assim. Na época de Galileu Galilei, os recursos para estudar os fenômenos físicos e astronômicos eram escassos. Além disso, quem se opusesse à Igreja Católica era perseguido.

Mesmo assim, Galileu tornou-se notável físico e matemático e deixou seu legado de conhecimento e experiência para as gerações seguintes.

Continue a leitura deste texto e entenda como as descobertas de Galileu Galilei são usadas pelas pessoas até os dias atuais.

Biografia de Galileu Galilei: resumo

Hoje, você sabe que a Terra gira em torno do sol e não o contrário. Isso é possível principalmente por causa de um grande filósofo, astrônomo, físico e matemático. Você sabe quem foi Galileu Galilei?

Nascido em 1564, na cidade de Pisa, na Itália, Galileu viveu boa parte de sua vida na cidade de origem. Ainda criança, ele mostrava grande inteligência por meio do gosto pela arte. Era apreciador de música, inclusive tocava alguns instrumentos, como cítara e órgão. Também fazia pinturas e fabricava seus brinquedos.

O pai de Galileu Galilei matriculou seu filho na Universidade de Pisa para cursar Medicina. Ele com 18 anos e nessa época almejava conhecimento. Porém, ao entrar em contato com as disciplinas de Matemática e Física, Galileu resolve largar a carreira de médico e se dedicar à carreira de matemático, a contragosto do pai.

Você compreende que quando fazemos o que gostamos, nos dedicamos muito mais? Foi dessa forma que Galileu Galilei se tornou um brilhante cientista, pois estava sempre interessado em fenômenos astronômicos e cálculos matemáticos. Assim, com base nas ideias de Galileu, Isaac Newton propõe as Leis do Movimento dos Corpos alguns anos mais tarde.

Em 1592, Galileu tornou-se professor da disciplina de Matemática na Universidade de Pádua. Esse período foi marcado por sua dedicação à área científica, ele se envolveu com topografia e invenções mecânicas. Ajudou também o setor militar, que tinha dificuldades com a trajetória das balas de canhão.

Conhece uma frase que diz: quando saímos da zona de conforto, nos desenvolvemos excepcionalmente? Pois é, parece que Galileu já tinha conhecimento disso. Galileu Galilei deixa a Universidade em 1610 e viaja para Florença, Roma e Veneza. Além de adquirir novos conhecimentos, ele divulga suas ideias.

Mas não conseguimos agradar a todos, não é mesmo? Com Galileu não foi diferente! Acusado de ser um herege, ou seja, um defensor de doutrina contrária à estabelecida como dogma pela Igreja Católica, ele foi perseguido e forçado a negar suas teorias.

Em seguida, a Igreja condenou Galileu Galilei à prisão domiciliar pelo resto de sua vida. O matemático morreu cego em Florença, em 08 de janeiro de 1642. Muito tempo mais tarde, em 1992, o Papa João Paulo II reconhece o erro da Igreja pela condenação de Galileu e o absolve.

telescópio galileu galilei

Invenções de Galileu Galilei

Como você leu anteriormente, Galileu Galilei era matemático, físico, astrônomo e filósofo. Mas, além disso tudo, ele era inventor. Conheça suas criações a seguir:

Termômetro

Galileu colocou, em um tubo com água, bolhas cheias de água com corante de diferentes temperaturas. Devido à variação de temperatura externamente ao tubo, algumas bolhas desciam e outras subiam. Isso se deve ao fato de que matérias mais frias afundam e as mais quentes flutuam. A bolha que permanece no meio indica a temperatura ambiental. E assim, foi inventado o termômetro.

Telescópio

O telescópio foi criado quando Galileu aprimorava a luneta, um instrumento usado frequentemente na área militar ou simplesmente para observar o céu. Com esse equipamento, o físico mostrou que a superfície da lua não é lisa e que Júpiter tem 4 luas.

Relógio de pêndulo

A medida do tempo foi definida por meio da oscilação de um pêndulo. Com uma pedra amarrada em um fio, Galileu descobriu que o tempo entre as oscilações dependia do tamanho do fio e não do peso da pedra. Apesar de sua pesquisa, a invenção do relógio de pêndulo é atribuída a Christiaan Huygens.

Compasso

Aquela ferramenta usada nas aulas de geometria até hoje foi criada por Galileu e também por Leonardo da Vinci. Naquele tempo, a comunicação não era eficiente, portanto, encontramos alguns objetos que foram inventados em locais diferentes do mundo mais ou menos no mesmo período. O instrumento possui dois braços e tem por objetivo calcular ângulos e áreas.

Principais ideias e descobertas de Galileu Galilei

Galileu Galilei apoiou e comprovou a ideia de Nicolau Copérnico sobre a teoria do heliocentrismo. Após a construção de seu telescópio, foi possível observar o espaço. Nele, Galileu observou os satélites de Júpiter, a superfície lunar, as fases de Vênus e as manchas do sol. Com base nessas informações, ele assegurava que a Terra não poderia ser o centro do universo.

Atualmente, usamos a experimentação para comprovar as teorias. Mas, no tempo de Galileu, isso não era comum. Ele foi pioneiro nessa técnica e, durante um experimento, Galileu provou a teoria a respeito da queda livre dos corpos. Na sua teoria, dois corpos soltos de certa altura chegam ao solo ao mesmo tempo, independente do peso.

Galileu Galilei: obras

Galileu escreveu alguns livros em que demonstrava seu conhecimento. Entre eles, estão:

  • Sidereus nuncius (Mensageiro das estrelas): nesse livro, Galileu disserta sobre suas observações feitas no telescópio. Ele afirma que a Terra gira em torno do sol, indo contra as ideias de Aristóteles;
  • Istoria e dimostrazioni intorno alle macchine solari (História e demonstração sobre as manchas solares): Galileu faz, nessa obra, um pequeno elogio ao sistema explicado por Copérnico. Esse comentário foi de encontro aos dogmas da Igreja Católica, que passou a perseguir Galileu;
  • Diálogo sopre i due massimi sistemi del mondo (Diálogo sobre os dois principais sistemas do mundo): Galileu usa três personagens que argumentam sobre mecânica;
  • Discorsi e dimostrazioni matematiche intorno duo scienze (Discursos e manifestações matemáticas em torno das duas ciências): esse livro é um apanhado de toda a pesquisa da vida de Galileu. É a marca do fim da ciência de Aristóteles e o começo da ciência moderna.

Principais frases de Galileu Galilei

Galileu dizia que: “Um corpo em movimento sobre uma superfície plana continuará na mesma direção e a velocidade constante a menos que seja perturbado”. Esse argumento servia para explicar o movimento da Terra em torno do sol.

Outra frase bem divulgada é: “A matemática é o alfabeto com que Deus escreveu o universo”. Essa frase mostra a relação da matemática com a perfeição e como está presente em tudo que nos cerca.

Como você pode perceber, Galileu Galilei foi uma figura muito importante naquele tempo. E ainda é nos dias de hoje, pois seu legado perdura e podemos usar suas invenções e seus conhecimentos. Agora, faça sua parte e continue estudando! É adquirindo conhecimento que você muda o mundo.

E aí, gostou do texto? Aprendeu bastante sobre Galileu Galilei? Então, entenda como funciona o Enem e aproveite para se cadastrar e experimentar as aulas grátis do Stoodi! E você ainda pode praticar e testar seus conhecimentos com os exercícios de Filosofia!

Renata Celi

Cursando relações internacionais, ama viajar e tomar sol. A Renata faz parte do time de Marketing e Conteúdo do Stoodi e faz trabalho voluntário com crianças nas horas vagas. A Rê adora comida, conhecer gente nova, mas, principalmente, ver filmes repetidos. Conheça mais os textos da Renata!

Mais que um cursinho online: uma rotina de estudos perfeita para você

O caminho para a sua aprovação no ENEM E VESTIBULARES nas suas mãos!