O português é uma língua incrível, mas também uma arte de pegadinhas. À vista, avista ou a vista, três expressões com significados completamente diferentes e que estão corretas! Como assim? Continue a leitura deste post e não tenha mais dúvidas!

Significado de à vista

A expressão à vista ― repare no uso da crase  ― ressalta algo que está diante de nossos olhos, em local aparente ou na presença de alguém/alguma coisa; à mostra, visível. Além disso, quando o pagamento de algum produto ou serviço acontece sem parcelamento, ou seja, de uma vez só, diz-se que é à vista.

Exemplos do uso de à vista

  • A fatura do cartão de crédito será paga à vista.
  • Terra à vista.
  • À vista de todos, o presidente dirigiu-se ao gabinete.

Significado de a vista

Neste caso, vê-se a junção do artigo definido “a” com o substantivo feminino “vista”. A expressão a vista pode ser usada para falar de forma coloquial sobre os olhos ― muito usada por nossos avós ― ou ressaltar uma paisagem ou cenário especial.

Exemplos do uso de a vista

  • “Vou ao doutor porque me dói a vista”, reclamou a avó no jantar.
  • Esta é a vista mais linda da cidade.
  • A vista do nosso apartamento é deslumbrante.

Avista significado

Ao escrever avista tudo junto, estamos utilizando o verbo avistar em sua forma flexionada com duas possibilidades de conjugação. A primeira delas é o Presente do Indicativo, na terceira pessoa do singular. Já a segunda é o modo Imperativo, na segunda pessoa do singular.

Exemplos do uso de avista

  • O homem avista uma formação rochosa no topo da colina. (Presente do Indicativo)
  • Avista a terra o quanto antes, do contrário naufragaremos neste barco (Imperativo).

Com essas explicações, com certeza você entendeu como escrever corretamente essas expressões. Que tal testar seus conhecimentos sobre colocação das palavras, com estes exercícios dos maiores vestibulares do país?

Beatriz Abrantes

Cursando jornalismo, é apaixonada pela profissão e por inventar receitas em sua cozinha. Faz parte do time de Marketing e Conteúdo do Stoodi, focada em SEO. A Bia adora dançar, participa de ONG’S de proteção aos animais e ama passar tempo vendo filmes. Conheça mais os seus textos!

Mais que um cursinho online: uma rotina de estudos perfeita para você

O caminho para a sua aprovação no ENEM E VESTIBULARES nas suas mãos!