Seja ou seje: qual é o certo?

 

Como dissemos, o vocábulo “seja” integra a conjugação dos modos Subjuntivo (primeira e terceira pessoas) e Imperativo (terceira pessoa) do verbo ser.

Aplicamos o Modo Subjuntivo para expressar um fato incerto, exprimir uma condição e ressaltar uma dúvida. O principal a saber é que esse modo verbal tem como característica relacionar-se a outro verbo. Por isso, é muito comum vê-lo em orações subordinadas.

Já o Modo Imperativo, indica ações como uma ordem, pedido, recomendação, orientação, alerta, aviso. Pode ser tanto afirmativo como negativo. Neste último caso, faz-se necessária uma palavra negativa antes do verbo.

Mesmo sendo um verbo tão corriqueiro em nossa língua — e um dos primeiros a aprendermos nos estudo de um novo idioma — é importante saber quais são as suas possibilidade de uso.

O verbo ser é um dos vocábulos da língua portuguesa com maior número de significados. Pode ser utilizado com o sentido de existir, ficar, permanecer, tornar-se, valer, constituir, entre muitos outros.

Vejamos, agora, a conjugação do verbo ser nos referidos modos.

Presente do subjuntivo

(Que eu) seja

(Que tu) sejas

(Que ele) seja

(Que nós) sejamos

(Que vós) sejais

(Que eles) sejam

Imperativo

(Eu) —

(Tu) sê

(Ele) seja

(Nós) sejamos

(Vós) sede

(Eles) sejam

Exemplos do uso de seja

  • É importante que sua empresa seja digital para acompanhar o mercado.
  • Seja bem-vindo à nossa cidade.
  • Desejo que você seja para mim meus mais doces sonhos.
  • Seje menas!? Nunca diga isso nem brincando! O correto é “seja menos”!

Gostou dessas explicações? Então, é hora de verificar como andam seus conhecimentos sobre verbos. Acesse o Stoodi e pratique com estes exercícios dos principais vestibulares do país!