À disposição ou a disposição: tem crase?

 

Você fica em dúvida se a locução “a disposição” tem crase? Parece que fica faltando alguma coisa, não é? Quem se dispõe a escrever corretamente precisa saber quando usar o acento grave (indicativo de crase).

Continue a leitura e aprenda se o correto é à disposição ou a disposição!

Como se escreve “a disposição”: com ou sem crase?

Essa expressão, assim como tantas outras na nossa Língua Portuguesa, leva crase sim! A crase (do grego krásis) é a fusão que ocorre entre a preposição A e o artigo A (ou com os demonstrativos A, AQUELE, AQUELA e AQUILO) seguido ou não de S, formando À, ÀQUELE, ÀQUELA e ÀQUILO. Veja:

  • vamos a + a festa = à festa;
  • compareceu a + as reuniões = às reuniões.

Geralmente as locuções adverbiais (expressões que indicam tempo, modo, etc.) formadas com substantivo feminino levam o acento grave de crase: à noite, às pressas, à força e, é claro, à disposição.

Disposição: significado

Esse substantivo remete à ação de dispor, isto é, arranjar de determinada forma, distribuir. Pode, ainda, significar localização, ânimo, estado de humor, tendência. No caso dessa locução, estar à disposição significa colocar-se a serviço de alguém, estar de prontidão para ajudar.

Vamos aos exemplos?

Exemplos de “à disposição”

  • Estou à disposição dos trabalhadores.
  • Fico à disposição para viajar.

Algumas frases são usuais em linguagem comercial, como uma forma polida e delicada de demonstrar ao cliente que pode contar com você. Veja a seguir.

Qualquer dúvida, estou à disposição

No fim da comunicação, use essa frase e tenha certeza de que o cliente ficará mais confortável se precisar de alguma informação.

Coloco-me à disposição

Complemente com “caso surjam dúvidas”, “se houver algum problema”, se houver necessidade de complementar as informações”, entre outras.

Quer deixar um pouco mais pessoal? Use “coloco-me à sua disposição“, “fico à disposição da empresa“, etc. O importante é permanecer à disposição!

Atenção para os casos em que a preposição A não aparece e, por isso, a crase não acontece:

  • A disposição dos móveis atrapalha o deslocamento dos funcionários.
  • A disposição da empresa pode melhorar.

Percebeu como é fácil? Não erre mais! Continue aprendendo com as nossas videoaulas sobre crase e os exercícios que estão à disposição na plataforma! Cadastre-se gratuitamente: