Na prova de linguagens, assuntos como racismo, machismo e comunidade LGBT foram apresentadas em questões de interpretação de texto e linguagem.

           No primeiro domingo do Enem 2018, dia 4 de novembro, os candidatos puderam se deparar com temas como diversidade social, Direitos Humanos, questões de gênero e cultural. A proposta de tratar sobre esses temas, tinha como objetivo uma discussão sobre cidadania e identidade.  

          Na prova de Linguagens, as questões tiveram intuito de colocar em debate a realidade linguística brasileira e sua diversidade cultural e regional. Esse é um aspecto fundamental  para o combate ao preconceito linguístico presente em nossa sociedade.

           A questão do Dialeto Pajubá, isto é, um dialeto popular da língua portuguesa com diversas expressões da língua africana e usada também pela comunidade LGBT, tinha como propósito responder qual característica concede ao Pajubá o status de dialeto.  

Confira abaixo:

questão enem linguagens

Crédito: Veja

Esta questão entrou em debate por envolver diversas interpretações. No gabarito extraoficial do Stoodi a alternativa julgada como correta foi a ¨C¨.

        Após a prova, o Enem recebeu diversas críticas tanto por partes dos candidatos como por especialistas. O atual Ministro da Educação Rossieli Moraes se posicionou acerca do assunto dizendo que: ¨por questões políticas, não vejo a prova, mas reconheço que tem exageros¨. Além disso, ressaltou em entrevista que mudar a matriz do Enem de acordo com a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio seria mudar todo o processo, sendo este um aspecto importante para a educação brasileira. Contudo, especialistas destacaram a atual necessidade de abordar estas questões a fim de promover uma maior conscientização do tema e combater o preconceito que existe em nosso país.

       Outra questão tratada na prova foi sobre identidade de gênero, com a apresentação de um conto. A seguinte questão deveria ser interpretada e respondida de acordo com a tensão que o conto apresentava.

      Nesta segunda questão, o gabarito extraoficial do Stoodi assinalou como correta a alternativa ¨B¨.

questão do enem

Crédito: Veja

 

Fez a prova e quer ter uma prévia do seu resultado? Então acesse o gabarito extraoficial do Stoodi e confira seu desempenho! 

Renata Celi

Cursando relações internacionais, ama viajar e tomar sol. A Renata faz parte do time de Marketing e Conteúdo do Stoodi e faz trabalho voluntário com crianças nas horas vagas. A Rê adora comida, conhecer gente nova, mas, principalmente, ver filmes repetidos. Conheça mais os textos da Renata!